Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

A dor no tórax, também conhecida cientificamente como dor torácica, é um tipo de dor que surge na região do peito e que, na maior parte das vezes, é pouco localizada, podendo até se espalhar para as costas. Uma vez que o tórax é uma parte do corpo que contém vários órgãos, como o coração, o fígado, parte do estômago ou o pulmão, qualquer dor nesta região é pouco específica, devendo ser avaliada por um médico.

Na maioria dos casos, este tipo de dor está relacionada com o excesso de gases no intestino, que acaba fazendo pressão sobre os órgãos do tórax e produzindo a dor, mas também pode surgir de outras situações menos graves, como crises de ansiedade e estresse. Além disso, a dor também pode ser sinal de alguma alteração mais grave, como doenças cardíacas ou problemas gástricos, especialmente quando é uma dor muito forte, acompanhada de outros sintomas ou que dura mais de 3 dias.

Assim, o ideal é que sempre que se esteja sofrendo com uma dor torácica, se consulte um clínico geral, um médico de saúde familiar ou se vá no hospital, para que possa ser feita uma avaliação adequada e, caso necessário, seja indicado o tratamento ou até outro especialista.

1. Ansiedade e excesso de estresse

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

A ansiedade é um mecanismo normal do corpo, que acontece quando se está muito estressado ou quando se vive uma situação que consideramos ser perigosa de alguma forma. Quando isso ocorre, surgem várias alterações no funcionamento do organismo, como aumento dos batimentos cardíacos e aumento da frequência respiratória.

Devido a estas alterações, é comum que a pessoa sinta algum tipo de desconforto, especialmente na região do tórax, que está principalmente relacionado com o aumento dos batimentos cardíacos. Este tipo de situação, além da dor também costuma ser acompanhado de outros sintomas como palpitações, irritabilidade fácil, respiração superficial e rápida, sensação de calor, tontura e falta de ar.

O que fazer: o ideal é tentar acalmar, respirando fundo ou fazendo uma atividade divertida, que ajude a se distrair. Tomar um chá calmante, como passiflora, erva-cidreira ou valeriana também pode ajudar. No entanto, se após 1 hora, o desconforto ainda continuar, deve-se ir no hospital para confirmar que a dor não tem outra causa que precise de um tratamento mais específico. Confira ainda o que mais pode fazer para controlar a ansiedade.

2. Problemas intestinais

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

Após os casos de ansiedade ou estresse, os problemas intestinais são das principais causas de dor torácica, especialmente o excesso de gases intestinais. Isso acontece porque o aumento de volume no intestino faz com que aconteça um aumento da pressão sobre os órgãos da região do tórax, que acaba se traduzindo em dor. Essa dor normalmente é do tipo fisgada e surge em qualquer lado do tórax, sendo intensa durante alguns minutos, mas melhorando com o tempo.

Além do excesso de gases, a prisão de ventre também pode ter sintomas semelhantes, incluindo, além da dor ou desconforto no tórax, a sensação de barriga inchada, alterações no padrão intestinal e dor abdominal.

O que fazer: caso exista suspeita de que a dor pode, de fato, estar sendo causada pelo excesso de gases, ou caso a pessoa sofra constantemente com prisão de ventre deve-se fazer uma massagem abdominal para ajudar nos movimentos do intestino, além de aumentar a ingestão de água e de alimentos ricos em fibra, como ameixa seca ou linhaça, por exemplo. Veja mais opções para acabar com o excesso de gases ou para aliviar a prisão de ventre.

3. Doenças cardíacas

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

Outra causa comum de dor no tórax é a presença de doenças no coração, já que esse é um dos principais órgãos dessa região do corpo. Geralmente, a dor causada pelos problemas cardíacos surge do lado esquerdo ou na parte central do tórax e é semelhante a um aperto no peito, podendo também ser do tipo queimação.

Além da dor, outros sintomas que podem surgir no caso de doenças cardíacas incluem palidez, suor, náuseas, vômitos, sensação de falta de ar e cansaço fácil. Veja outros sinais que podem indicar problemas no coração.

Nos casos mais graves, a dor torácica também pode ser um sinal de infarto, que é uma situação de emergência, que causa uma dor muito intensa no tórax que não melhora e que irradia para o braço esquerdo ou pescoço e queixo, podendo evoluir para desmaio e,a té, parada cardíaca.

O que fazer: sempre que exista suspeita de um problema no coração é muito importante ter acompanhamento de um cardiologista, para fazer exames, como o eletrocardiograma, e confirmar o diagnóstico, iniciando o tratamento mais adequado. No caso de se suspeitar de infarto, deve-se ir imediatamente ao hospital ou chamar ajuda médica, ligando o 192.

4. Distúrbios gástricos e do fígado

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

No tórax é ainda possível encontrar uma pequena porção do sistema digestivo, nomeadamente o esôfago, o fígado, o pâncreas, a vesícula e até a boca do estômago. Dessa forma, a dor no tórax também pode estar relacionada com um problema do sistema digestivo, principalmente espasmos do esôfago, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato, úlcera ou pancreatite.

Nestes casos, a dor geralmente se encontra mais localizada na parte inferior do tórax, especialmente na região da boca do estômago, mas também pode irradiar para as costas e abdômen. Além da dor, outros sintomas de problemas gástricos incluem a sensação de queimação no centro do tórax e subindo para a garganta, dor no estômago, má digestão, enjoos e vômito.

O que fazer: se surgirem sintomas gástricos junto com a dor torácica é aconselhado consultar um clínico geral ou um médico de saúde familiar, para identificar se realmente pode ser um problema do sistema digestivo. Caso seja confirmado, o médico pode recomendar o tratamento mais adequado e até orientar a consulta com um gastroenterologista.

5. Problemas respiratórios

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

O pulmão é outro dos principais órgãos que estão contidos no tórax e, por isso, alterações neste sistema também podem resultar em dor torácica, especialmente quando afetam as vias respiratórias superiores, como laringe e faringe, ou quando surgem no diafragma ou pleura, que é a fina membrana que cobre os pulmões.

Quando é causada por problemas respiratórios, a dor geralmente é vaga e difícil de descrever, podendo também irradiar para as costas e piorar ao respirar. Além da dor, outros sintomas podem surgir, como falta de ar, sensação de nariz entupido, catarro, chiado no peito, dor de garganta, e cansaço excessivo. Confira as 10 doenças respiratórias mais comuns e como identificar.

O que fazer: é aconselhado consultar um clínico geral ou médico de saúde familiar para fazer uma avaliação médica e tentar entender qual a causa dos sintomas. Assim, caso se trate de uma alteração das vias respiratórias superiores, o médico pode indicar a consulta com um otorrino, enquanto nos outros casos pode encaminhar a um pneumologista, por exemplo.

6. Dor muscular

O que pode ser a dor no tórax e o que fazer

Embora esta também seja uma causa muito comum de dor no tórax, também costuma ser fácil de identificar, mesmo em casa, já que é uma dor que surge com o movimento, é localizada nos músculos da parte da frente do tórax e das costelas e surge após esforços físicos, especialmente após o treino de peitoral na academia, por exemplo.

No entanto, esta dor também pode surgir após um trauma, mas é uma dor que piora com o movimento do tronco e quando se respira profundamente, quando há compressão das costelas no pulmão, após um grande trauma por exemplo, ou a dor é descrita como uma sensação de dolorido, quando como em pequenas pancadas.

O que fazer: este tipo de dor normalmente melhora com o descanso, mas também pode ser aliviada com a aplicação de compressas mornas sobre os músculos ou o local dolorido. Caso a dor seja muito forte, ou se piorar ao longo do tempo, impedindo a realização das atividades diárias, é importante ir num clínico geral ou médico de saúde familiar para identificar se existe alguma causa que precise de um tratamento mais específico. Veja ainda 9 tratamentos caseiros para aliviar a dor muscular.

Bibliografia >

  • NETO, Onofre Alves et al.. Dor: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed, 2009. 764-774.
  • HEALTHLINE. Understanding Anxiety Chest Pain. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/anxiety/anxiety-chest-pain>. Acesso em 06 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem