Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 tratamentos caseiros para a dor muscular

A dor muscular, também conhecida por mialgia, é uma dor que afeta os músculos, podendo ocorrer em qualquer local do corpo como pescoço, costas ou peito.

Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem:

8 tratamentos caseiros para a dor muscular

1. Aplicar gelo 

A melhor forma de aliviar uma dor muscular aguda é utilizando gelo, que tem um efeito analgésico, ajuda a reduzir o inchaço e a alongar os músculos. O gelo deve ser aplicado envolvendo-o numa compressa, de forma a não ferir nem queimar a pele, durante 15 a 20 minutos. Saiba mais sobre quando e como usar corretamente o gelo para aliviar dores musculares.

2. Alternar frio com calor

Nas primeiras 48 horas após a lesão, é recomendado aplicar uma compressa de gelo, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, mas depois disso, deve-se alternar com a aplicação de compressas quentes, como mostrado no vídeo seguinte:

3. Colocar compressas de sal quente

Um excelente remédio caseiro para dor muscular é a compressa de sal quente, pois ajuda a diminuir a dor e estimula a circulação, acelerando o processo de recuperação muscular.

Ingredientes

  • 500 g de sal
  • Meia de tecido grosso

Modo de preparo: aquecer o sal em uma frigideira por aproximadamente 4 minutos e colocar em uma meia limpa, de tecido grosso, de forma a ficar mole. De seguida, aplicar a compressa sobre o músculo dolorido e deixar atuar por 30 minutos, 2 vezes ao dia.

8 tratamentos caseiros para a dor muscular

4. Massagear com óleos essenciais

As massagens regulares com óleos essenciais ajudam a reduzir a dor muscular. Os óleos essenciais de Alecrim e Hortelã-Pimenta estimulam a circulação, e o óleo essencial de Erva-de-São-João tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Ingredientes

  • 15 gotas de óleo essencial de Alecrim
  • 5 gotas de óleo essencial de Hortelão-pimenta
  • 5 gotas de óleo essencial de Erva-de-São-João
  • 1 colher de sopa de óleo de amêndoas

Modo de preparo: misturar os óleos num frasco de vidro escuro. Agitar bem e massagear o músculo com um pouco da mistura, todos os dias até melhorar. Saiba mais benefícios que a massagem tem para a saúde.

5. Descansar e alongar

Após uma lesão muscular, é muito importante deixar repousar a região afetada.

No entanto, quando a dor intensa inicial e o inchaço ficarem menores, deve-se alongar a zona afetada, suavemente, movimentando-a para evitar a rigidez progressiva. Os alongamentos ajudam a estimular a circulação e evitam cicatrizes. Veja quais os exercícios de alongamento ideais para dor nas costas.

8 tratamentos caseiros para a dor muscular

6. Tomar chá de ervas

Tomar chá de valeriana, gengibre, salgueiro-branco, filipêndula ou garra do diabo, ajuda também nas dores musculares devido às suas propriedades sedativas, anti-inflamatórias e antireumáticas. No caso do salgueiro-branco, ele contém na sua composição salicina, molécula muito parecida com o ácido acetilsalicilico, substância ativa da aspirina, que reduz a dor e a inflamação.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de extrato de valeriana 
  • 1 colher de sopa de extrato de casca de salgueiro-branco
  • 1 colher de sobremesa de extrato de gengibre

Modo de praparo: misturar os extratos e guardar num frasco de vidro escuro. Tomar meia a uma colher de chá, diluída em 60 ml de água morna, cerca de 4 vezes ao dia.

7. Passar arnica na pele

A arnica é uma planta que ajuda a controlar inchaços, contusões e inflamações e diminui os hematomas devido as suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Pode ser usada em creme, óleo ou mesmo em compressas que podem ser preparadas da seguinte forma:

Ingredientes

  • 1 colher de chá de flores de arnica
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo: adicionar as flores de arnica em uma xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. De seguida, coar e mergulhar a compressa no chá e de seguida aplicar na região afetada. Saiba mais sobre esta planta medicinal.

8 tratamentos caseiros para a dor muscular

8. Tomar açafrão

A inflamação do músculo pode ser atenuada com a ajuda do açafrão, que é uma planta medicinal com uma longa raiz cor de laranja, que pode ser transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia .

A dose recomendada é de 300 mg, duas vezes ao dia, mas também se pode usar o açafrão em pó e adicioná-lo à comida, como em pratos de caril, sopas e pratos à base de ovos, arroz e legumes. Veja mais benefícios do açafrão.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...