O câncer de mediastino é caracterizado pelo crescimento de um tumor no mediastino, que é o espaço entre os pulmões. Isso significa que este tipo de câncer pode acabar afetando a traqueia, o timo, o coração, o esôfago e parte do sistema linfático, causando sintomas como dificuldade para engolir ou respirar.
Geralmente, este tipo de câncer é mais frequente entre os 30 e os 50 anos, mas também pode surgir em crianças, sendo que nestes casos normalmente é benigno e o seu tratamento é fácil.
O câncer de mediastino tem cura quando é detetado precocemente, e o seu tratamento deve ser orientado por um oncologista, já que pode depender da sua causa.

Principais sintomas
Os principais sintomas do câncer de mediastino incluem:
- Tosse seca, que pode evoluir para produtiva;
- Dificuldade para engolir ou respirar;
- Cansaço excessivo;
- Febre superior a 38º;
- Perda de peso.
Os sintomas do câncer de mediastino variam de acordo com a região afetada e, em alguns casos, podem nem provocar qualquer tipo de sinal, sendo apenas identificados durante exames de rotina.
Como confirmar o diagnóstico
Caso surjam sintomas que indiquem suspeita de câncer de mediastino é importante fazer alguns exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para conformar o diagnóstico, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.
Possíveis causas
As causas do câncer de mediastino podem ser:
- Metástases de outro câncer;
- Tumor no timo;
- Bócio;
- Tumores neurogênicos;
- Cistos no coração.
As causas do câncer de mediastino dependem da região afetada, mas, na maior parte dos casos, estão relacionadas com metástases oe câncer de pulmão ou mama.
Como é feito o tratamento
O tratamento para câncer de mediastino deve ser orientado por um oncologista e, normalmente, pode ser feito no hospital com a utilização de quimioterapia ou radioterapia, até que o tumor desapareça.
Em alguns casos, a cirurgia também pode ser utilizada para retirar cistos, o órgão afetado ou fazer transplantes.