Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de câncer de pulmão

Os sintomas de câncer de pulmão são semelhantes tanto em fumantes como em não fumantes, sendo a tosse o sintoma mais comum. Por isso, o diagnóstico é tardio, pois a tosse é um sintoma pouco específico e não leva o indivíduo a procurar um médico.

Sintomas de câncer de pulmão inicial

Os sintomas de câncer de pulmão inicial são normalmente os seguintes:

  • Tosse seca persistente;
  • Falta de ar, dificuldade para respirar;
  • Catarro;
  • Dor no tórax;
  • Dor nas costas;
  • Rouquidão;
  • Cansaço extremo.

Em alguns casos, o câncer de pulmão pode não manifestar sintomas, no entanto, pacientes fumantes com mais de 40 anos, ou que sofram de doença pulmonar obstrutiva crônica, e que apresentam estes sintomas devem ir numa consulta com o médico pneumologista.

Sintomas de câncer de pulmão avançado

Os sintomas de câncer de pulmão avançado estão relacionados com a evolução da doença, mas, geralmente, se iniciam com catarro com sangue, dificuldade em engolir, rouquidão ou infecção pulmonar.

Com o desenvolvimento do câncer poderá surgir um tumor, denominado de Tumor de Pancoast, que é bastante comum nestes casos. Ele poderá provocar sintomas como a diminuição do tamanho da pupila dos olhos, dor no braço e ombro, redução da força muscular e aumento da temperatura da pele na região do tórax.

Outras situações clínicas, como as metástases, poderão aparecer em poucos meses, e, dependendo do seu local, originar diferentes sintomas. Por exemplo, a metástase pulmonar pode provocar ​dor no tórax não relacionada com a respiração ou derrame pleural. Já a ​metástase cerebral pode levar a dor de cabeça, náuseas, vômitos e, até, déficits neurológicos. No caso de metástase óssea pode ocorrer dor nos ossos e fraturas recorrentes. Quando existe metástase hepática é comum o aumento do tamanho do fígado, ligeira perda de peso e dor no lado superior direito da barriga. O síndrome de veia cava superior surge quando o tumor cresce e provoca compressão desta veia, causando inchaço dos braços, abdômen, tórax e pescoço, sonolência e vertigens.

Nos casos de câncer de pulmão em fase terminal, o principal sintoma é a perda de mais de 10% do peso corporal.

Tratamento com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia pode ser utilizado para curar o câncer de pulmão, ou ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...