Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar a costocondrite

A costocondrite é a inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno, que é um osso encontrado no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela. Essa inflamação é percebida por meio de dor no peito cuja intensidade varia de acordo com os movimentos que envolvem o tronco, como respiração profunda, estresse físico e pressão no peito, podendo até mesmo ser confundida com o infarto. Veja como reconhecer os sintomas do infarto.

A costocondrite é uma inflamação comum e pouco grave que surge geralmente em mulheres acima dos 35 anos e possui tratamento que varia de acordo com a causa e intensidade da dor, sendo normalmente indicado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

Como identificar e tratar a costocondrite

Possíveis causas

Apesar de não haver causa específica para a costocondrite, movimentos ou situações que envolvam o tronco podem favorecer essa inflamação, como:

  • Pressão no peito, como a causada pelo cinto de segurança em freada brusca, por exemplo;
  • Má postura;
  • Trauma ou lesão na região torácica; 
  • Atividade física extenuante;
  • Respiração profunda;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Artrite;
  • Fibromialgia.

Em casos mais graves a costocondrite pode estar associada a tumores do tórax, em que há dificuldade de respirar e engolir, perda de peso, fadiga, rouquidão e dor torácica.

Nas fases mais tardias da gravidez a mulher pode sentir algum desconforto torácico que pode piorar com esforços e resultar em falta de ar. Isso ocorre por causa da compressão dos pulmões pelo útero de tamanho aumentado.

Principais sintomas

O principal sintoma da costocondrite é a dor no peito, muitas vezes descrita como aguda, fina ou sentida como pressão, e que pode ter sua intensidade aumentada de acordo com os movimentos. A dor é geralmente limitada a uma região, mas pode irradiar para outros locais do corpo, como costas e abdômen. Outros sintomas da costocondrite são:

  • Dor ao tossir;
  • Dor ao respirar;
  • Falta de ar;
  • Sensibilidade da região à palpação.

Em condições normais, as cartilagens das costelas permitem os movimentos dos pulmões durante o processo respiratório, mas quando se encontram inflamadas o movimento se torna doloroso.

Como identificar e tratar a costocondrite

Como diferenciar da síndrome de Tietze

A costocondrite é muitas vezes confundida com a síndrome de Tietze, que é uma doença também caracterizada por dores na região do peito devido à inflamação das cartilagens torácicas. O que diferencia essas duas condições é, principalmente, o inchaço da articulação afetada que ocorre na síndrome de Tietze. Essa síndrome é menos comum que a costocondrite, aparece em igual frequência entre homens e mulheres, surge em adolescentes e adultos jovens e é caracterizada por lesão em um único lado acompanhada de inchaço da região. As possíveis causas, o diagnóstico e o tratamento da síndrome de Tietze são os mesmos que para a costocondrite.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da costocondrite é feito a partir dos sintomas e doenças anteriores do paciente, exame físico e exames radiológicos que descartam outras causas de dor no peito, como eletrocardiograma, raio X de tórax, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Confira outras causas de dores no peito.

Como é feito o tratamento

A costocondrite geralmente melhora após algumas semanas com a utilização ou não de medicamentos. Para alguns casos aplicação de compressa quente na região e cuidado ao realizar atividades físicas, como correr ou pegar peso.

Em outras situações, é indicado o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, como Naproxeno ou Ibuprofeno, sempre com orientação médica, para o alívio da dor. Em ocasiões mais graves, o médico pode indicar injeções para inibir o nervo causador da dor. Além disso, a depender do tipo, grau e recorrência da dor pode ser indicada fisioterapia.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar