Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento da Depressão

O tratamento da depressão geralmente é feito com remédios antidepressivos prescritos pelo psiquiatra, como Fluoxetina ou Paroxetina, por exemplo, assim como, sessões de psicoterapia com um psicólogo.

Além disso, é importante que o paciente faça atividades de lazer e ocupação dos tempos livres como passear ao ar livre, ler ou fazer pilates, com o objetivo de aumentar o bem-estar e a sensação de prazer, contribuindo para o sucesso do tratamento da depressão.

Tratamento para depressão leve

O tratamento para a depressão leve é feito com o uso de antidepressivos prescritos pelo médico como Paroxetina, por exemplo, tomados uma vez por dia, durante pelo menos 6 meses.

Além dos remédios, é importante que o paciente realize atividades que o ajudem a distrair-se da depressão, como trabalhar, cozinhar ou limpar a casa e atividades que ajudem a relaxar como ioga ou pilates, por exemplo.

Tratamento para depressão profunda

O tratamento para a depressão profunda, também conhecida por depressão grave ou major, geralmente é feito com remédios antidepressivos mais fortes, como Amitriptilina e remédios para acalmar e para dormir como Velariana ou Zolpidem, por exemplo, durante pelo menos um ano.

Nos casos graves de depressão profunda, pode ser necessário que o paciente fique internado para receber os remédios pela veia e para o seu humor ser melhor controlado.

Tratamento natural para depressão

O tratamento natural para depressão ajuda a complementar o tratamento médico, mas não o substitui, incluindo:

  • Comer alimentos ricos em ômega 3: como salmão, atum, sardinha, sementes de chia ou nozes, pois o ômega 3 atua no cérebro, ajudando a combater a depressão;
  • Comer alimentos ricos em vitamina B e D: como frango, peru ou ovo, pois ajudam a eliminar o cansaço físico e mental;
  • Beber chá de erva de São João ou chá de salgueiro branco ao longo do dia: ajudam a acalmar, aumentando a sensação de bem-estar;
  • Beber o suco de uva, maça e maracujá: ajuda a acalmar, a combater o cansaço físico e mental e a depressão. Veja como fazer este suco em: Solução natural para depressão.

Além destas dicas, é importante que o paciente faça atividade física regular como caminhadas, ioga ou natação, e mantenha uma atividade de lazer como ler ou pintar, para aliviar o estresse e a ansiedade.

Tratamento para depressão pós-parto

O tratamento para depressão pós-parto, geralmente, é feito com remédios antidepressivos prescritos pelo psiquiatra, como Paroxetina, por exemplo. Porém, nos casos em que a mulher quer amamentar, o médico pode receitar remédios com doses baixas para não prejudicar a saúde do bebê.

Tratamento gratuito para depressão

O tratamento gratuito para depressão pode ser feito em Centros de Atenção Psicossocial ou em algumas clínicas privadas e consiste no acompanhamento individual por um psiquiatra e psicólogo ou sessões de terapia de grupo.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da depressão surgem normalmente, cerca de 1 mês após o inicio do tratamento e incluem menos vontade de chorar, maior otimismo e maior vontade de realizar as atividades do dia a dia, por exemplo. No entanto, o paciente não deve deixar de tomar os remédios até indicação do médico, caso se sinta melhor, pois a depressão pode piorar.

Sinais de piora

Os sinais de piora da depressão surgem, geralmente quando o paciente deixa de tomar os remédios sem indicação do médico porque já se sente melhor e incluem o aumento da vontade de chorar, a tristeza e a falta de interesse pela vida, por exemplo.

Saiba mais sobre a depressão em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...