A hepatite A tem cura porque o vírus que causa esta doença pode ser eliminado pelo corpo sem a necessidade de medicamentos. Este vírus, que é contagioso e transmitido por água e/ ou alimentos contaminados com fezes, causa uma inflamação no fígado que dura alguns dias ou semanas e é eliminado do organismo através da ação do sistema imune.
A inflamação do fígado causada pelo vírus A, normalmente não é grave e, na maioria das vezes, nem chega a causar sintomas. Quando sintomática, observa-se dores no corpo, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados. Estes sintomas podem aparecer algumas semanas após o contato com o vírus A e curam em cerca de 10 dias, mas podem durar até 3 ou 4 semanas.
Em raras vezes, a hepatite A pode ser mais grave, comprometendo o fígado em poucos dias. Neste caso, ela será classificada como falência hepática fulminante (FHF) e o seu tratamento pode ser o transplante do fígado. Saiba mais sobre a falência hepática fulminante.

O que fazer para curar mais rápido
As orientações e tratamento da hepatite pelo vírus A devem ser recomendados pelo médico, que irá avaliar o caso e a gravidade de cada pessoa. No entanto, algumas dicas podem ser seguidas em casa para melhorar a recuperação como:
- Não deixar de se alimentar: apesar da indisposição e enjoos, deve-se manter uma boa alimentação para que haja energia e nutrientes necessários para a eliminação do vírus.
- Ter uma dieta saudável: uma dieta a base de muita água, além de frutas, legumes e verduras para facilitar a eliminação de toxinas pelo corpo.
- Descansar bem: o repouso pode ser necessário para evitar que o corpo gaste energia desnecessária com outras atividades, permitindo a eliminação do vírus A.
- Evitar misturar remédios: muitos medicamentos passam pelo fígado para fazer efeito, portanto, é importante não sobrecarregá-lo com remédios de metabolização hepática, como o Paracetamol.
- Não consumir bebidas alcoólicas: o álcool aumenta o trabalho hepático, podendo contribuir para a piora da inflamação do fígado causado pelo vírus A.
Como tem duração mais curta e limitada, a hepatite A não se torna crônica, como nas hepatites B e C, e após sua cura, a pessoa adquire imunidade. A vacina é uma forma eficaz de evitar a doença, sendo recomendada em crianças entre 1 e 2 anos e adultos que nunca tiveram a doença.
Veja que outros cuidados mais específicos e medicamentos para o tratamento da hepatite A.
Assista o vídeo seguinte e veja também como prevenir a infecção pelo vírus: