Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é câncer, como surge e diagnóstico

Todo câncer é uma doença maligna que pode afetar qualquer órgão ou tecido do corpo. Ele surge a partir de um erro que ocorre na divisão das células do corpo, que dá origem a células anormais, mas pode ser tratado com boas chances de cura, especialmente quando é descoberto na sua fase inicial, através da cirurgia, imunoterapia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do tipo de tumor que a pessoa apresenta. 

Geralmente, as células saudáveis do organismo do homem, vivem, dividem-se e morrem, porém, as células cancerosas, que são aquelas que estão alteradas e que provocam o câncer, dividem-se de forma descontrolada, dando origem a uma neoplasia, que normalmente é chamada de tumor que é sempre maligno.

Processo de formação do câncer
Processo de formação do câncer

Como se forma o câncer

Em um organismo saudável, as células multiplicam-se, sendo que, normalmente as células "filhas" devem ser sempre exatamente iguais às células "mães", não tendo alterações. No entanto, quando uma célula "filha" torna-se diferente da célula "mãe", significa que ocorreu uma mutação genética, o que indica o surgimento do câncer.

Estas células malignas, multiplicam-se descontroladamente, levando à formação de tumores malignos, que podem se espalhar e alcançar outras áreas do corpo, uma situação chamada de metástase.

O câncer se forma lentamente e passa por diferentes fases:

  1. Estágio de iniciação: é a primeira fase do câncer, onde as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos, provocando modificações em alguns de seus genes, porém, ainda não é possível identificar as células malignas;
  2. Estágio de promoção: as células transformam-se em célula malignas gradualmente através do contato constante com o agente causador, formando um tumor que começa a aumentar de tamanho;
  3. Estágio de progressão: é a fase em que se dá a multiplicação descontrolada das células alteradas, até o surgimento dos sintomas. Confira uma lista completa dos Sintomas que podem indicar câncer.

Os fatores que podem provocar o câncer são aqueles que provocam alterações nas células saudáveis e, quando a exposição é prolongada há maior chance de desenvolver câncer. No entanto, na maioria das vezes não é possível identificar o que deu origem a 1ª mutação celular que deu origem ao câncer na pessoa.

O que é câncer, como surge e diagnóstico

Como é feito o diagnóstico do câncer 

O médico pode desconfiar que a pessoa tem câncer mediante os sintomas que ela apresenta, e dependendo do resultado de exames de sangue e de imagem, como ultrassom e ressonância. No entanto, só é possível saber se um nódulo é realmente maligno através do exame de biopsia, onde são retirados pedacinhos do tecido nodular, que ao serem observados no laboratório evidenciam alterações celulares que sejam malignas.

Nem todo nódulo ou cisto é câncer, porque algumas formações são benignas, por isso é importante fazer biópsia em caso de suspeita. Quem faz o diagnóstico do câncer é o médico com base nos exames, mas algumas palavras que podem estar no resultado de exames, e que podem indicar que é câncer são: 

  • Nódulo maligno;
  • Tumor maligno;
  • Carcinoma;
  • Neoplasma maligno;
  • Neoplasia maligna;
  • Adenocarcinoma;
  • Cancro;
  • Sarcoma. 

Algumas palavras que podem estar presentes no laudo do laboratório e que não indicam câncer são: Alterações benignas e Hiperplasia nodular, por exemplo. 

Possíveis causas do câncer

As mutações genéticas podem ser causadas por motivos internos, como doenças, ou por motivos externos, como o ambiente. Assim, o câncer pode surgir devido a:

  • Radiação intensa: através da exposição solar, aparelhos para ressonância magnética ou solário, por exemplo, que pode originar o câncer de pele;
  • Inflamação crônica: pode ocorrer a inflamação de algum órgão, como intestino, havendo maior chance de desenvolver câncer;
  • Fumo: o cigarro, por exemplo é uma fonte que potencia o câncer de pulmão;
  • Vírus: como hepatite B ou C ou o papiloma humano, são em alguns casos, responsáveis pelo câncer de útero ou de fígado, por exemplo. 

Em muitos casos, a causa do câncer ainda é desconhecida e, a doença pode-se desenvolver em qualquer tecido ou órgão espalhando-se para outras regiões do corpo através do sangue. Assim, cada tipo de câncer recebe o nome do local onde ele se encontra. 

O câncer também pode se desenvolver em crianças e, até mesmo em bebês, sendo uma alteração nos genes que começa ainda durante o desenvolvimento do corpo, e nas crianças ele tende a ser mais grave porque nessa fase da vida as células se proliferam mais rápido, de forma intensa e constante, o que leva ao aumento rápido de células malignas. Leia mais em: Câncer infantil.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...