Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Radioterapia - O que é e Efeitos Colaterais

A radioterapia é um tratamento que destrói ou impede o crescimento das células do tumor por meio da radiação, que muitas vezes é semelhante à utilizada nos exames de raio-X.

Esse tipo de tratamento pode ser usado sozinho ou juntamente com a quimioterapia ou cirurgia, mas normalmente não provoca queda de cabelo, pois os seus efeitos são sentidos apenas no local do tratamento e dependem do tipo e da quantidade de radiação utilizada no paciente.

Indicações

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

No entanto, quando este tipo de tratamento é usado apenas para aliviar os sintomas do tumor como dor ou sangramento, ele é chamado de radioterapia paliativa, usada especialmente em fases avançadas e de difícil cura do câncer.

Radioterapia - O que é e Efeitos Colaterais

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais dependem do tipo de tratamento utilizado, das doses de radiação, do tamanho e do local do tumor e da saúde geral do paciente, mas normalmente podem ocorrer:

  • Vermelhidão, ressecamento, bolhas, coceira ou descamação da pele;
  • Cansaço e falta de energia que não melhora mesmo com o repouso;
  • Boca seca e feridas na gengiva;
  • Problemas para engolir;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Inchaço;
  • Problemas urinários e na bexiga;
  • Queda de cabelo, especialmente quando aplicada na região da cabeça;
  • Ausência de menstruação, secura vaginal e infertilidade em mulheres, quando aplicada na região da pélvis;
  • Impotência sexual e infertilidade em homens, quando aplicada na região da pélvis.

Em geral, essas reações começam durante a 2ª ou 3ª semana de tratamento, podendo durar até várias semanas após a última aplicação. Além disso, os efeitos colaterais são mais graves quando a radioterapia é feita juntamente com a quimioterapia.

Veja quais são os efeitos colaterais da quimioterapia e como aliviar cada um deles clicando aqui.

Cuidados durante o tratamento

Para aliviar os sintomas e efeitos colaterais do tratamento, deve-se ter cuidados como evitar a exposição solar, usar produtos de pele à base de aloe vera ou camomila e manter o local limpo e sem cremes ou hidratantes durante as sessões de radiação.

Além disso, pode-se falar com o médico para usar medicamentos que combatem a dor, as náuseas, os vômitos e a diarreia, o que ajuda a aliviar o cansaço e facilitar a alimentação durante o tratamento.

Tipos de radioterapia

Existem 3 tipos de tratamento usando radiação e que são utilizados de acordo com o tipo e tamanho do tumor a ser tratado:

Radioterapia com feixe externo ou teleterapia

É o tipo de radiação mais comumente utilizada, emitida por um aparelho direcionado para o local a ser tratado. Em geral, as aplicações são feitas diariamente e duram de 10 a 40 minutos, e durante este período o paciente fica deitado e não sente nenhum incômodo.

Braquiterapia

A radiação é enviada ao corpo através de aplicadores especiais, como agulhas ou fios, que são colocados diretamente no local a ser tratado.

Esse tratamento é feito de 1 a 2 vezes por semana e pode precisar de uso de anestesia, sendo bastante utilizado para tumores na próstata ou no colo do útero.

Injeção de radioisótopos

Neste tipo de tratamento, um líquido radioativo é aplicado diretamente na corrente sanguínea do paciente, sendo normalmente usada em casos de câncer de tireoide.

Veja quais os alimentos que combatem o câncer e o que evitar durante o tratamento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...