Check-up médico: quando fazer e exames de rotina

Revisão médica: Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
maio 2022

O check-up médico corresponde à realização periódica de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas, por exemplo.

A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo clínico geral ou médico que acompanha o paciente e varia de acordo com o estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças na família. Assim, normalmente é indicado que a realização dos exames seja feita na seguinte frequência:

  • Adultos saudáveis: a cada 2 anos;
  • Pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes ou câncer: a cada 6 meses;
  • Pessoas com fatores de risco para alguma doença, como pessoas obesas, fumantes, sedentárias ou com colesterol elevado: 1 vez por ano.

É importante também que pessoas que tem risco de problemas cardíacos devem ter atenção especial à saúde, sempre estando atentos a alterações no organismo, com cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo. Além disso, é indicado também que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos. Veja quando ir ao cardiologista.

Exames mais comuns

Os exames solicitados no check-up permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, como rins, fígado e coração, por exemplo, além de serem úteis na identificação de infecções e alterações no sangue, como anemia e leucemia, por exemplo. Os principais exames são:

Além desses exames, outros exames podem ser solicitados de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, como transferrina, ferritina, marcadores tumorais e hormônios sexuais. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados pelo médico a realização de ultrassonografia abdominal, raio-X de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos. 

No caso de pacientes diabéticos, também pode ser solicitado o exame de hemoglobina glicada, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses. Veja para que serve a hemoglobina glicada.

1. Check-up para mulheres

No caso das mulheres, é importante que seja realizado de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo. Saiba quais são os exames ginecológicos normalmente solicitados.

2. Check-up para homens

É recomendado que os homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA. Veja como entender o exame PSA.

3. Check-up para fumantes

No caso dos fumantes, por exemplo, além dos exames normalmente solicitados, é recomendada a dosagem de alguns marcadores tumorais, como alfafetoproteína, CEA e CA 19.9, espirometria com avaliação de função respiratória, eletrocardiograma com prova de esforço e análise de expectoração com pesquisa de células cancerígenas. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão médica por Drª. Ana Luiza Lima - Cardiologista, em novembro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Ana Luiza Lima
Cardiologista
Médica Cardiologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional nº CRM/PE – 16886.