Trastuzumabe: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Trastuzumabe é um anticorpo monoclonal indicado para o câncer de mama que possui uma proteína na sua membrana chamada HER2, pois age bloqueando essa proteína, levando a morte das células tumorais.

Além disso, o trastuzumabe pode ser indicado para o câncer de estômago em estágio avançado ou câncer de pulmão, que sejam HER-2 positivos.

Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonais

Esse remédio pode ser encontrado como trastuzumabe, trastuzumabe entansina ou trastuzumabe deruxtecana, para aplicação sob a pele ou diretamente na veia, no hospital ou clínicas oncológicas, de acordo com a orientação do oncologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O trastuzumabe é indicado para:

  • Câncer de mama inicial HER2-positivo;
  • Câncer de mama metastático que superexpressa a proteína HER-2 ou HER2 de baixa expressão;
  • Câncer de estômago em estágio avançado ou metastático HER2-positivo;
  • Câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) não operável ou metastático, com mutações HER2 (ERBB2).

Para o câncer de mama, o trastuzumabe pode ser indicado após a cirurgia, quimioterapia ou radioterapia ou em combinação com quimioterapia com doxorrubicina + ciclofosfamida, paclitaxel, docetaxel ou carboplatina, por exemplo.

Leia também: Câncer de mama: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-de-mama

Já no caso do câncer de estômago, o trastuzumabe pode ser usado junto com a capecitabina na forma de comprimidos ou 5-fluorouracil (5-FU) aplicado na veia.

Como o trastuzumabe age?

O trastuzumabe age se bloqueando especificamente a proteína HER-2 na célula tumoral, evitando que o tumor cresça ou se espalhe, formando metástases.

Leia também: Metástase: o que é, sintomas, como acontece e tratamento tuasaude.com/metastase

Como usar

O trastuzumabe deve ser usado através da aplicação sob a pele ou diretamente na veia, pelo enfermeiro, sob supervisão do oncologista.

1. Trastuzumabe 150 mg e 440 mg

O trastuzumabe 150 mg e 440 mg (Herceptin, Zedora ou Bio-Manguinhos Trastuzumabe) deve ser usado através da aplicação intravenosa (IV) diretamente na veia, pelo enfermeiro, através do cateter periférico ou cateter venoso central. 

A posologia recomendada do trastuzumabe é:

Indicação Posologia do trastuzumabe (intravenoso - IV)
Câncer de mama
  • Uso semanal: a dose de inicial é de 4 mg/Kg de peso corporal, seguida de 2 mg/kg de peso corporal, 1 vez por semana;
  • Uso a cada 21 dias: a dose inicial é de 8 mg/kg de peso corporal, seguida por 6 mg/kg 3 semanas depois e, então, 6 mg/kg, a cada 3 semanas (21 dias).
Câncer de estômago
  • Uso a cada 21 dias: a dose inicial é de 8 mg/kg de peso corporal, seguida por 6 mg/kg 3 semanas depois e, então, 6 mg/kg, a cada 3 semanas (21 dias).

As doses do trastuzumabe devem sempre ser calculadas e indicadas pelo oncologista pois varia de acordo com o tipo de câncer a ser tratado, peso corporal e associação ou não com a quimioterapia.

2. Trastuzumabe 600 mg/5 mL

O trastuzumabe 600 mg/5 mL (Herceptin SC) deve ser usado através da aplicação subcutânea (SC), ou seja, sob a pele da coxa.

Para o tratamento do câncer de mama metastático ou câncer de mama inicial, a dose recomendada é de 600 mg de trastuzumabe sob a pele, a cada 3 semanas (21 dias).

o trastuzumabe subcutâneo deve ser aplicado por cerca de 2a 5 minutos, alternando o local da aplicação, entre a coxa esquerda e direita.

3. Trastuzumabe deruxtecana 100 mg

O trastuzumabe deruxtecana 100 mg (Enhertu) deve ser aplicado através de injeção na veia (intravenosa - IV).

A posologia recomendada do trastuzumabe deruxtecana é:

Indicação Posologia trastuzumabe deruxtecana (intravenosa - IV)
Câncer de mama metastático ou câncer de pulmão não pequenas células (CPNPC) não operável ou metastático A dose é de 5,4 mg/kg de peso corporal, 1 vez a cada três semanas (21 dias) até o câncer progredir ou ou a pessoa apresentar toxicidade inaceitável ao tratamento.
Câncer de estômago localmente avançado ou metastático A dose é de 6,4 mg/kg de peso corporal, 1 vez a cada três semanas (21 dias) até o câncer progredir ou ou a pessoa apresentar toxicidade inaceitável ao tratamento.

O trastuzumabe deruxtecana não deve ser substituído pelo trastuzumabe ou trastuzumabe entansina,e a primeira aplicação deve ser em 90 minutos.

Caso seja bem tolerada, as próximas doses podem ser feitas em 30 minutos.

Leia também: 7 opções de tratamento do câncer de pulmão tuasaude.com/cancer-de-pulmao

4. Trastuzumabe entansina 100 mg / 160 mg

O trastuzumabe entansina (Kadcyla), contém imunoterápico trastuzumabe ligado a um quimioterápico DM1, o que permite que o quimioterápico seja liberado diretamente dentro da célula tumoral que tem a proteína HER-2 positiva.

Esse anticorpo-medicamento é indicado apenas para o câncer de mama inicial ou câncer de mama metastático, sendo que a dose recomendada é de 3,6 mg/kg de peso corporal, a cada 3 semanas (ciclo de 21 dias).

O trastuzumabe entansina deve ser aplicado na veia pelo enfermeiro e sob supervisão do oncologista.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do trastuzumabe são diarreia, náusea, infecções, perda do apetite, tontura, dor de cabeça ou alterações cardíacas.

Além disso, o trastuzumabe pode reduzir a quantidade de células sanguíneas, e causar anemia, trombocitopenia ou neutropenia febril. Entenda o que é e sintomas de neutropenia febril.

O trastuzumabe também pode causar reações alérgicas ou choque anafilático, que são imediatamente tratadas pelo oncologista e equipe de enfermagem.

Trastuzumabe cai o cabelo?

O trastuzumabe não causa queda de cabelo, pois age diretamente nas células tumorais.

No entanto, quando seu uso é feito junto com a quimioterapia com doxorrubicina, paclitaxel ou docetaxel, por exemplo, o cabelo pode cair, não por causa do trastuzumabe, mas pelo uso dos quimioterápicos.

Leia também: 12 dicas para o cabelo crescer rápido depois da quimioterapia tuasaude.com/como-fazer-o-cabelo-crescer-mais-rapido-depois-da-quimioterapia

Quem não deve usar

O trastuzumabe não deve ser usado durante a gravidez suspeita ou confirmada, sendo recomendado usar métodos contraceptivos eficazes durante o tratamento.

Além disso, esse anticorpo não deve ser usado por menores de 18 anos ou por pessoas que tenham alergia ao trastuzumabe ou qualquer outro componente da fórmula.

O trastuzumabe deve ser usado com cautela em pessoas com problemas cardíacos, como pressão alta, doença arterial coronariana ou insuficiência cardíaca congestiva.

Vídeos relacionados

CÂNCER DE MAMA: como surge, fatores de risco e mitos

13:30 | 2.875 visualizações

Primeiros sintomas de CÂNCER DE PULMÃO (como identificar)

05:50 | 26.505 visualizações

TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

14:07 | 89.301 visualizações