O câncer no pâncreas é um tipo de câncer grave que se desenvolve no pâncreas e provoca sintomas como fraqueza, dor no abdome, icterícia ou perda de peso e, normalmente, é identificado quando a doença já está avançada.
Embora a causa do câncer de pâncreas não seja conhecida, este tumor é mais frequente em homens com mais de 55 anos, fumantes e em caso de doenças como diabetes e pancreatite crônica.
Em caso de suspeita de câncer de pâncreas é importante consultar um gastroenterologista ou clínico geral. O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e/ou cirurgia, sendo importante ser iniciado o mais cedo possível para aumentar as chances de cura.

Principais sintomas
Os principais sintomas do câncer de pâncreas são:
- Pele e olhos amarelados;
- Dor no abdome;
- Fraqueza;
- Falta de apetite;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Coceira no corpo;
- Fezes claras;
- Urina escura.
No entanto, quando o câncer de pâncreas está no início, é comum provocar nenhum ou poucos sintomas e, em algumas pessoas, pode ser inicialmente identificado pelo desenvolvimento ou piora da diabetes. Conheça mais sintomas do câncer de pâncreas.
Possíveis causas
Ainda não se conhece o que causa o câncer no pâncreas. No entanto, este tumor é mais comum em homens com mais de 55 anos de idade, fumantes e com histórico familiar de câncer de pâncreas.
Além disso, o risco de desenvolver câncer de pâncreas tende a ser maior em caso de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, alimentos ricos em gordura ou carnes vermelhas e algumas doenças, como diabetes, obesidade e pancreatite crônica.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral por meio de exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética, e a biópsia do pâncreas, que pode identificar as células cancerígenas.
Além disso, o médico também pode indicar outros exames, como a dosagem de CA19-9 no sangue, uma proteína que pode estar alterada em caso de câncer de pâncreas, para confirmar o diagnóstico. Entenda o que é o exame CA19-9 e o resultado.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer de pâncreas normalmente é feito por meio da cirurgia para remover a parte do pâncreas afetada, podendo também ser indicada a quimioterapia e/ou radioterapia, especialmente quando o tumor não pode ser operado inicialmente.
A quimioterapia e radioterapia antes da cirurgia podem diminuir o tamanho do tumor, facilitando a sua remoção, e eliminar possíveis células cancerígenas no corpo. Além disso, após a cirurgia, a quimioterapia também pode eliminar as células cancerígenas restantes, diminuindo o risco do câncer se desenvolver novamente.
Quando o câncer de pâncreas é identificado em fases avançadas, o médico pode indicar o tratamento paliativo, com o objetivo de diminuir a dor e tratar possíveis complicações, como a obstrução do fluxo de bile. Neste caso, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos analgésicos e até cirurgia.
Cirurgia para câncer no pâncreas
Os principais tipos de cirurgia para câncer de pâncreas são:
- Pancreatectomia total, que é a remoção completa do pâncreas;
- Pancreatectomia distal com esplenectomia, em que parte do pâncreas e o baço são removidos;
- Pancreatoduodenectomia, também conhecida como cirurgia de Whipple, em que é removida parte do pâncreas, duodeno, vesícula biliar e ductos biliares.
A cirurgia é a única forma de tratamento que realmente é capaz de curar o câncer de pâncreas, sendo especialmente indicada nos casos em que o câncer é identificado ainda no início.
Câncer de pâncreas tem cura?
O câncer de pâncreas pode ser curado em alguns casos, especialmente quando é identificado na fase inicial. No entanto, é comum este tipo de câncer ser descoberto apenas quando a doença já se espalhou.
Mesmo quando a chance de cura do câncer de pâncreas é baixa, tanto a cirurgia quanto a quimioterapia algumas vezes podem ser indicadas para aliviar os sintomas e aumentar o tempo de vida da pessoa. Saiba qual o tempo de vida para o câncer de pâncreas.