Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exame TSH: Para que serve e Valores de Referência

O exame TSH serve para avaliar a função da tireoide e normalmente é pedido pelo clínico geral ou endocrinologista, para avaliar se esta glândula está funcionando corretamente, e em caso de hipotireoidismo, hipertireoidismo, ou no seguimento em caso de câncer diferenciado de tireoide, como o folicular ou papilífero, por exemplo.

O hormônio tireoestimulante (TSH) é produzido pela hipófise e tem como finalidade estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4. Quando os valores de TSH se encontra aumentado no sangue, significa que a concentração de T3 e T4 no sangue está baixa. Já quando se encontra em baixas concentrações, T3 e T4 estão presentes em altas concentrações no sangue. Veja quais são os exames essenciais para avaliar a tireoide.

Exame TSH: Para que serve e Valores de Referência

Valores de referência

Os valores de referência do TSH variam de acordo com a idade da pessoa e com o laboratório em que o exame é realizado, sendo normalmente:

IdadeValores
1ª semana de vida15 (μUI/mL)
2ª semana até 11 meses0,8 – 6,3 (μUI/mL)
1 a 6 anos0,9 – 6,5 (μUI/mL)
7 a 17 anos0,3 – 4,2 (μUI/mL)
+ 18 anos0,3 – 4,0 (μUI/mL)
Na gravidez 
1º trimestre0,1–2,5 mUI/L (μUI/mL)
2º trimestre0,2–3,0 mUI/L (μUI/mL)
3º trimestre0,3–3,0 mUI/L (μUI/mL)

Como é feito o exame do TSH 

O exame de TSH é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, que deve ser coletada em jejum de pelo menos 4 horas. O sangue coletado é enviado para laboratório para análise.

O melhor horário para fazer esse exame é pela manhã, já que a concentração de TSH no sangue varia ao longo do dia. Antes de realizar o exame é importante indicar o uso de algum remédio, especialmente os remédios para tireoide, como a Levotiroxina, já que pode interferir no resultado do exame.

O que é TSH ultra sensível

O exame TSH ultra sensível é um método de diagnóstico mais avançado que consegue detectar quantidades mínimas de TSH no sangue, que o exame normal não seria capaz de identificar. O método de diagnostico utilizado nos laboratórios é bastante sensível e específico, sendo o exame de TSH ultra sensível normalmente utilizado na rotina.

Exame TSH: Para que serve e Valores de Referência

Quando é pedido o exame TSH 

O exame do TSH pode ser pedido em caso de pessoas saudáveis, somente para avaliar a função da tireoide, e também em caso de hipertiroidismo, hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto, aumento da tireoide, presença de nódulo na tireoide benigno ou maligno, durante a gravidez, e também para monitorar a dosagem dos medicamentos substitutos da tireoide, em caso de retirada dessa glândula. 

Normalmente esse exame é pedido para todas as pessoas à partir dos 40 anos de idade, mesmo que não haja casos de doenças tireoidianas na família.

O que pode significar os resultados

TSH alto

  • Hipotireoidismo: Na maioria das vezes o TSH alto indica que a tireoide não está produzindo hormônio suficiente, e por isso a hipófise, tenta compensar isso aumentando os níveis de TSH no sangue para que a tireoide exerça sua função de forma adequada. Uma das características do hipotireoidismo é o TSH alto e o T4 baixo, e pode indicar hipotireoidismo subclínico quando o TSH está alto, mas o T4 está dentro do normal. Saiba o que é o T4.
  • Remédios: O uso de baixas doses de medicamentos contra o hipotireoidismo ou outros remédios, como por exemplo Propranolol, Furosemida, Lítio e medicamentos com iodo, podem aumentar a concentração de TSH no sangue.
  • Tumor na hipófise também pode causar o aumento do TSH. 

Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face, dificuldade de concentração, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças. Saiba mais sobre o hipotireoidismo.

TSH baixo 

  • Hipertireoidismo: O TSH baixo normalmente indica que a tireoide está produzindo T3 e T4 de forma excessiva, aumentado estes valores, e por isso a hipófise diminui a liberação do TSH para tentar regular a função da tireoide. Entenda o que é o T3.
  • Uso de medicamentos: Quando a dose do medicamento contra hipotireoidismo está alta demais, os valores do TSH ficam abaixo do ideal. Outros remédios que podem causar TSH baixo são: AAS, corticoides, agonistas dopaminérgicos, fenclofenaco, heparina, metformina, nifedipina ou piridoxina, por exemplo. 
  • Tumor na hipófise também pode levar ao TSH baixo.

Os sintomas relacionados ao TSH baixo são os típicos do hipertireoidismo, como agitação, palpitação cardíaca, insônia, perda de peso, nervosismo, tremores e diminuição da massa muscular. Nesse caso é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico. TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame. Saiba mais sobre o tratamento do hipertireoidismo

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...