Creatinina: o que é, valores de referência e quando o exame é indicado

agosto 2022
  1. Quando fazer o exame
  2. Valores de referência
  3. Quando ir ao médico
  4. Creatinina alta
  5. Creatinina baixa

A creatinina é uma substância presente no sangue que é produzida pelos músculos e eliminada pelos rins. Dessa forma, a análise dos níveis de creatinina no sangue pode ser útil para investigar a presença de alguma alteração nos rins, já que nessa situação a concentração dessa proteína estaria mais elevada no sangue.

Assim, o exame de creatinina é indicado pelo clínico geral ou urologista como exame de rotina ou quando existem sinais e sintomas que possam ser sugestivos de alteração renal, como cansaço excessivo, aumento do volume de urina, inchaço e dor na região lombar, por exemplo.

Além de poder ser solicitado o exame de creatinina no sangue, em algumas situações, o médico pode recomendar a avaliação da quantidade de creatinina liberada na urina durante o dia através do exame de urina de 24 horas.

Quando é indicado

O exame de creatinina pode ser recomendado pelo clínico geral ou urologista com o objetivo de avaliar o funcionamento dos rins ou para investigar a presença de alguma alteração nesses órgãos quando existem sintomas como cansaço excessivo, perda de apetite, inchaço, dor na região lombar, alteração da frequência urinária e volume da urina. Confira outros sinais e sintomas de problemas nos rins.

Na maioria dos casos, o médico indica a realização da dosagem de creatinina no sangue, já que na presença de alterações no funcionamento dos rins, há aumento da quantidade dessa proteína no sangue. Nesse caso, é importante que seja indicado o uso de alguns medicamentos, assim como é recomendado suspender o uso de cimetidina, aspirina, ibuprofeno ou cefalosporinas, de acordo com a orientação médica.

Em alguns casos, principalmente quando existem sinais indicativos de alterações renais, o médico pode indicar a dosagem de creatinina na urina, o que está incluído no exame de urina de 24 horas, em que toda a urina produzida no dia é coletada e analisada no laboratório. Veja mais detalhes do exame de urina de 24 horas.

Valores de referência do exame

Os valores normais de referência para os níveis de creatinina no sangue podem variar de acordo com o laboratório, dependendo do método laboratorial utilizado para a análise. Uma vez que a creatinina é produzida nos músculos, a sua concentração pode alterar à medida que a criança se desenvolve, de forma que os valores de referência podem também variar de acordo com a idade:

  • Recém nascidos: 0,60 a 1,30 mg/dL;
  • Bebês entre 1 e 6 meses: 0,40 a 0,60 mg/dL;
  • Crianças e adolescentes (1 a 18 anos): 0,4 0 a 0,90 mg/dL.

Além disso, os níveis de creatinina podem variar de acordo com o gênero:

  • Mulheres: 0,60 a 1,2 mg/dL;
  • Homens: 0,70 a 1,3 mg/dL.

Como a creatinina é uma substância que é produzida no organismo de acordo com o nível de massa muscular, é normal os homens terem maiores níveis de creatinina no sangue, já que geralmente têm músculos mais desenvolvidos em comparação às mulheres.

Quando ir ao médico

É aconselhado marcar consulta com um nefrologista quando os valores de creatinina estão aumentados, especialmente se existirem sintomas associados como cansaço, inchaço ou alterações na urina. No caso de o nefrologista não estar disponível, também se pode consultar um clínico geral, que poderá pedir outros exames para identificar a causa.

O que pode causar creatinina alta

O aumento dos níveis de creatinina no sangue podem ser indicativos de lesão nos vasos sanguíneos dos rins, infecção renal ou redução do fluxo de sangue para os rins, por exemplo, o que pode ser consequência do uso de medicamentos, alimentação hiperproteica, presença de pedra nos rins ou doenças crônicas, como a hipertensão arterial e a diabetes descompensada, por exemplo.

Além disso, atletas e fisiculturistas também podem ter a creatinina alta devido à realização de atividade física intensa, não estando esse aumento necessariamente relacionado com alterações renais. Confira as principais causas de creatinina alta.

Quando existe suspeita de problemas nos rins, o médico também pode pedir o exame de clearance de creatinina, no qual compara a quantidade de creatinina obtidos no sangue e na urina. Dessa forma, se o problema estiver nos rins, a quantidade de creatinina no sangue deverá ser superior à quantidade na urina, já que os rins não estão eliminando a substância. Saiba mais sobre o exame de clearance de creatinina.

Como saber o clearance de creatinina

Para saber o clearance de creatinina e, assim, avaliar o risco de problema nos rins, insira o resultado do seu exame de creatinina na calculadora a seguir:

mg/dL
Erro
anos
Erro
Erro
Erro
* De acordo com a fórmula CKD-EPI , e para obter o resultado com menor margem de erro possível, o valor obtido por indivíduos de raça negra deve ser ajustado em 1.159

O que pode causar creatinina baixa

Os valores de creatinina baixa no sangue não são motivo de preocupação e são mais frequentes em grávidas e em pacientes com doenças hepáticas, já que o fígado também é responsável pela produção de creatinina.

No entanto, em algumas pessoas também pode indicar doenças nos músculos, como distrofia muscular, por exemplo, que provoca outros sintomas como fraqueza, dor muscular ou dificuldade para movimentar os braços ou pernas.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Biomarcadores na Nefrologia. Disponível em: <https://arquivos.sbn.org.br/pdf/biomarcadores.pdf>. Acesso em 28 nov 2019
  • SZWARCWALD, Célia L. et al. Valores de referência para exames laboratoriais de colesterol, hemoglobina glicosilada e creatinina da população adulta brasileira. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol 22. 2 ed; 2019
Mostrar bibliografia completa
  • MALTA, Deborah C. et al. Avaliação da função renal na população adulta brasileira, segundo critérios laboratoriais da Pesquisa Nacional de Saúde. Revista Brasileira de Epidemiologia. Vol 22. 2 ed; 2019
  • Referente a: "Calculadora de creatinina":

  • LEVEY, Andrew S. et al. A New Equation to Estimate Glomerular Filtration Rate. Ann Intern Med. Vol 150. 9 ed; 604-612, 2009
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA. Calculadoras Nefrológicas. Disponível em: <https://www.sbn.org.br/profissional/utilidades/calculadoras-nefrologicas/>. Acesso em 08 ago 2022
Revisão clínica:
Marcela Lemos
Biomédica
Mestre em Microbiologia Aplicada, com habilitação em Análises Clínicas e formada pela UFPE em 2017 com registro profissional no CRBM/ PE 08598.