Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Triglicerídeo: o que é e valores normais

O triglicerídeo é a menor partícula de gordura circulante no sangue e possui função de armazenamento e suprimento de energia em caso de jejum prolongado ou alimentação inadequada, por exemplo, sendo considerado um bom indicador do metabolismo das gorduras. 

Os triglicerídeos podem ser produzidos no fígado ou adquiridos através de alimentos como pães, bolos, leites e queijos.

Para avaliar a quantidade de triglicerídeo circulante no corpo, é coletada uma amostra de sangue para análise laboratorial. Os valores de referência para triglicerídeos são:

Desejável

Menor que 150 mg/dL

No limiteEntre 150 - 199 mg/dL
AltoEntre 200 - 499 mg/dL
Muito altoAcima ou igual a 500 mg/dL

O aumento ou diminuição na concentração de triglicerídeos pode ser notado através do acúmulo de gordura na barriga ou em outras regiões do corpo, formação de pequenas bolsas de cor pálida na pele, desnutrição e problemas hormonais.

Triglicerídeo: o que é e valores normais

O que pode significar triglicerídeo alto

O triglicerídeo alto pode indicar risco aumentado de doença no fígado, aterosclerose, pancreatite, diabetes descompensada, hipotiroidismo, infarto do miocárdio, ingestão alta de açúcares e ou de gorduras. Saiba mais sobre os sinais e sintomas de triglicerídeos altos.

O aumento do triglicerídeo no sangue acontece em função do consumo excessivo de gorduras ou de carboidratos, assim como devido à falta de atividade física. Sendo assim, o acompanhamento médico é importante nesses casos para que seja adotada uma estratégia que tenha como objetivo reduzir os níveis de triglicerídeos e evitar o surgimento de doenças, o que normalmente é feito através de uma dieta balanceada, com baixa quantidade de açúcar, e prática de exercícios físicos. Além disso, caso seja necessário, o médico pode prescrever algum medicamento. Veja como reduzir os triglicerídeos e alguns remédios caseiros para triglicerídeos.

O que pode significar triglicerídeo baixo

O triglicerídeo baixo normalmente é indicativo de problemas hormonais e acontece, na maioria das vezes, em caso de desnutrição, síndrome da má absorção, hipertireoidismo ou doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Possuir triglicerídeo baixo não é recomendado, pois isso significa que há baixa quantidade de energia armazenada no corpo e disponível para permitir o funcionamento normal do organismo. Dessa forma, é necessário ter acompanhamento médico com o objetivo de aumentar a concentração de triglicerídeo sanguíneo de forma saudável, o que normalmente é feito através de uma alimentação balanceada. Saiba mais sobre os triglicerídeos baixos.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar