Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o exame GGT - Gama glutamil transferase

O exame de gama glutamil transferase, também conhecido como GGT ou Gama GT, normalmente é feito para identificar se existem lesões no fígado, pois, quando esse valor está aumentado geralmente é sinal de que o fígado não está funcionando corretamente. No entanto, não é possível identificar qual o problema específico apenas com este exame, sendo necessário fazer outros exames, como ALT, ALP, AST ou bilirrubina, por exemplo.

Além disso, o exame de GGT também pode ser pedido quando o exame de ALP apresenta resultados elevados, pois, embora ambos possam estar alterados em situações de problemas no fígado, apenas o valor de ALP está aumentado em casos de doenças nos ossos. Assim, se o GGT estiver normal, é mais provável que seja um problema nos ossos.

Saiba mais sobre os exames de AST e ALT, que podem ser usados para identificar problemas no fígado.

Para que serve o exame GGT - Gama glutamil transferase

Valores de referência

Os valores de referência para o exame de GGT podem variar de acordo com o laboratório selecionado, no entanto, de forma geral o valor deve estar entre 10 e 49 UI/L.

O que significa o valor alterado

Os valores deste exame de sangue devem ser sempre avaliados por um hepatologista ou clínico geral, no entanto, algumas alterações são:

GGT elevado

Esta situação normalmente indica a presença de um problema no fígado, como:

  • Hepatite viral crônica;
  • Diminuição da circulação sanguínea para o fígado;
  • Tumor hepático;
  • Cirrose;
  • Consumo excessivo de álcool ou drogas.

Porém, não é possível saber qual o problema específico, sendo necessário fazer outros exames como tomografia computadorizado ou ultrassonografia, por exemplo. No entanto, quanto mais elevado estiver o valor, maior será a gravidade ou o grau de desenvolvimento.

Em alguns casos mais raros, estes valores também podem estar alterados devido a doenças não relacionadas com o fígado, como insuficiência cardíaca, diabetes ou pancreatite.

GGT baixo

O valor de GGT baixo é semelhante ao valor normal e indica que não existe qualquer alteração no fígado ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por exemplo.

No entanto, se o valor de GGT estiver baixo, mas o valor de ALP estiver alto, pode significar que existe uma doenças nos ossos, como deficiência de vitamina D ou doença de Paget, sendo importante fazer mais testes para avaliar essa possibilidade.

Como deve ser feito o preparo para o exame

Para realizar o exame de GGT geralmente é necessário ficar de jejum 8 horas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou cigarro até 24 horas antes, pois podem alterar os valores, mesmo que em baixa quantidade.

Além disso, pessoas que usam medicamentos para o fígado ou que alteram o funcionamento do órgão também podem ser orientadas pelo médico para deixar de tomar o medicamento no dia anterior ao exame, por exemplo.

Quando fazer o exame

Este tipo de exame é feito quando existe suspeita de lesões no fígado, especialmente quando existem sintomas como:

  • Diminuição acentuada do apetite;
  • Vômitos e náuseas;
  • Falta de energia;
  • Dor abdominal;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Fezes claras, como massa de vidraceiro;
  • Coceira na pele.

Em alguns casos, este exame pode também ser pedido para avaliar pessoas que estão seguindo uma terapia de abandono de álcool, pois, caso tenham ingerido bebidas alcoólicas nos últimos dias, os valores estarão alterados.

Entenda que outros sinais podem indicar o surgimento de doenças no fígado.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...