Calculadora do peso ideal

dezembro 2021

O peso ideal é uma avaliação importante que, além de ajudar a pessoa a percebe se está acima ou abaixo do peso, também pode prevenir complicações como obesidade, diabetes ou até mesmo a desnutrição, que acontece quando a pessoa está muito abaixo do peso.

Para saber o intervalo de peso considerado ideal para um adulto, insira os dados na calculadora:

Erro
anos
Erro
cm
Erro

No caso das crianças, o peso deve ser avaliado de acordo com outros parâmetros além do IMC. Veja como calcular corretamente o peso ideal para meninos e o peso ideal para meninas.

Como é calculado o peso ideal no adulto?

O peso ideal do adulto é calculado com base no IMC (índice de massa corporal), que é calculado de através de duas variáveis: o peso e a altura. Assim, sabendo que um adulto saudável deve estar num intervalo de IMC entre 18,5 - 24,9, e sabendo a altura de cada pessoa, é possível descobrir o intervalo de peso considerado ideal.

Entenda melhor como calcular o IMC e para que serve.

A idade influencia o peso?

Embora a idade não seja um fator incluído no cálculo do IMC, é um valor que acaba influenciando a forma como o resultado é interpretado. Isso porque, pessoas idosas têm tendência a ter um resultado de IMC menor, devido à diminuição da densidade óssea e da massa muscular. Dessa forma, o intervalo de IMC considerado normal para um idoso deve ser inferior ao de um adulto mais jovem.

O intervalo de peso indicado é ideal para toda a gente?

Não. O intervalo de peso saudável indicado é uma média feita a partir do cálculo de IMC, que foi desenvolvido para avaliar todas as pessoas, sem levar em consideração fatores pessoais, como quantidade de massa muscular, alguns problemas de saúde ou densidade óssea.

Assim, embora o IMC ajude a calcular uma média de peso para uma grande parte da população, seu valor pode estar errado quando calculado para alguns casos específicos, especialmente em atletas ou grávidas, por exemplo. Nestes casos, o ideal é sempre fazer uma avaliação mais detalhada com um médico ou nutricionista, que poderá fazer outras avaliações para determinar a composição corporal, como bioimpedância ou medição das pregas cutâneas.

Entenda melhor o que é a bioimpedância:

Porque é importante saber o peso ideal?

Saber o intervalo de peso ideal é uma boa forma de avaliar o estado nutricional, pois quando o peso corporal está acima do ideal significa que a pessoa está comendo calorias em excesso, enquanto o peso inferior ao ideal pode significar que a pessoa está ingerindo menos calorias do que deveria.

Além disso, o valor de peso corporal e de IMC também está diretamente relacionado com a quantidade de gordura corporal e, por isso, quando maior o valor de IMC maior o acúmulo de gordura no corpo. Geralmente, pessoas com elevados índices de gordura têm maior risco de desenvolver uma doença cardiovascular, como pressão alta ou diabetes, especialmente quando a gordura se encontra acumulada na região da cintura.

Pessoas acima do peso ideal, ou com IMC superior ao recomendado, devem também fazer o cálculo da "relação cintura-quadril" que avalia o risco de problemas cardiovasculares de acordo com a circunferência da cintura. Veja como calcular a relação cintura-quadril.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2021.

Bibliografia

  • ESCOTT Sylvia. Nutrição relacionada ao diagnóstico e tratamento. 6ª. Brasil: Manole, 2011. 587-617.
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 165-168.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • BIOIMPEDÂNCIA: o que é e como funciona

    03:57 | 380649 visualizações