Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Peso ideal do menino para cada idade

O peso ideal do menino varia com a idade e altura, devendo ser verificado mensalmente por um pediatra durante o primeiro ano de vida, já que um peso muito baixo ou muito alto pode prejudicar o seu desenvolvimento e crescimento. Geralmente, o aumento do peso é mais rápido nos 12 primeiros meses, sendo considerado normal, e à medida que o menino cresce, a tendência é o aumento de peso ser mais lento, já que a criança fica mais ativa, começa a caminhar e a gastar mais calorias, diminuindo a velocidade de ganho de peso.

Além disso, o desenvolvimento não é igual para todas as crianças, podendo haver um momento em que a seu filho não aumente tanto quanto as outras crianças da mesma idade. Por isso, é importante analisar cada caso específico e não fazer comparação com outras crianças.

Peso ideal do menino para cada idade

Tabela de peso do menino para a idade

Esta tabela apresenta os valores de peso adequados para a idade do menino de acordo com a Organização Mundial de Saúde. O peso do menino é indicado como uma faixa de peso adequada, com valores mínimos e máximos, e pode ser influenciado pela alimentação diária, prática de atividade física e genética.

IdadePesoIdade PesoIdadePeso
1 mês3,8  - 5 Kg7 meses7,4 - 9,2 Kg1 ano e meio9,8 -12, 2 Kg
2 meses4,8 - 6,4 Kg8 meses7,6 - 9,6 Kg2 anos10,8 - 13,6 Kg
3 meses5,6 - 7,2 Kg9 meses8  - 10 Kg3 anos12,8 - 16,2 Kg
4 meses6,2 - 7,8 Kg10 meses8,2 - 10,2 Kg4 anos14,4 - 18,8 Kg
5 meses6,6 - 8,4 Kg11 meses8,4 - 10,6 Kg5 anos16 - 21,2 Kg
6 meses7 - 8,8 Kg1 ano8,6 - 10,8 Kg+ 5 anos> 16 Kg

É importante que o aumento de peso aconteça de forma regular, pois aumentos muito rápidos ou perda muito rápida podem estar relacionados com problemas de saúde, como diabetes ou hipertireoidismo, por exemplo.

Caso o peso do menino se encontre acima ou abaixo dos valores indicados pela Organização Mundial de Saúde, é recomendado levá-lo ao pediatra ou ao nutricionista, que irão realizar uma avaliação mais detalhada para verificar se é necessário fazer alguma alteração na alimentação.

Curva de crescimento dos meninos

As curvas de crescimento correspondem a um gráfico que são utilizados tanto pelos pediatras quanto pelos nutricionistas para verificar a evolução do peso do menino à medida que cresce.

Até os 2 anos de idade, os profissionais utilizam a curva de peso para a idade, para verificar que o aumento do peso varia de acordo com a idade que se possui. Após os 2 anos, a idade não é considerada uma referência, sendo agora levado em consideração a relação entre o peso e a altura do menino para que se saiba a faixa de peso desejada.

Para descobrir a relação entre o peso e a altura do menino a partir dos 2 anos de idade, use a calculadora a seguir:

Erro
help
anos
Erro
help
m
Erro
help
kg
Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Atenção: Esta calculadora não é adequada para calcular o peso de um menino com menos de 2 anos, sendo mais adequado seguir a tabela indicada anteriormente e ir mensalmente a consultas com o pediatra para avaliação.

Além disso, para conhecer o peso ideal do menino após os 5 anos devem ser consultadas outras tabelas ou curvas de crescimento, já que além da idade, a altura da criança também deve ser levado em consideração.

Bibliografia >

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Curvas de crecimiento de la OMS. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/es/>. Acesso em 15 Fev 2019
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Valores de referência. 2014. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/img/documentos/valores_referencia.pdf>. Acesso em 14 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf>. Acesso em 14 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem