Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 formas de combater a Dor do Nervo Ciático na gravidez

A dor do nervo ciático é comum durante a gravidez, pois o peso da barriga aumenta a carga sobre a coluna e o disco intervertebral, o que pode comprimir o nervo e causar dor nas costas ou glúteos, e pode piorar ao se movimentar ou irradiar para a coxa, joelho ou pés.

O tratamento para a dor ciática na gravidez é orientado pelo ortopedista e fisioterapeuta, e consiste em realização de técnicas para alongar e relaxar os músculos das costas e glúteos.

Deve-se recorrer ao uso de analgésicos, como paracetamol, somente quando a dor estiver muito forte, mas os anti-inflamatórios e analgésicos potentes, como tramadol, codeína e morfina não devem ser utilizados, exceto sob orientação médica, devido ao risco de malformação para o bebê.

5 formas de combater a Dor do Nervo Ciático na gravidez

Assim, para aliviar a dor ciática na gravidez é recomendado:

  1. Fazer fisioterapia: sessões de fisioterapia, com a utilização de aparelhos, técnicas manuais e aplicação de calor, ajudam a reduzir a dor e a inflamação do nervo ciático, pois melhoram a circulação de sangue no local e o estiramento do músculo. Além disso, em períodos fora da crise, podem ser feitos exercícios para fortalecimento e relaxamento dos músculos. Também podem ser aplicadas fitas específicas para segurar melhor a barriga, reduzindo a dor lombar;
  2. Massagear as costas e pernas: uma massagem relaxante, com o auxílio de óleos essenciais ou de amêndoas ajuda a diminuir a tensão do músculo das costas e glúteos, que podem estar piorando a compressão do nervo ciático;
  3. Aplicar compressa morna: esta técnica na região afetada ajuda a aliviar a dor, pois relaxa os músculos do local e pode aumentar a circulação;
  4. Tratamentos alternativos: tratamentos feitos com acupuntura e reflexologia podem ajudar a aliviar os sintomas da dor ciática, principalmente quando em conjunto com outros tipos de tratamento, relaxam os músculos e podem diminuir o desconforto causado pela dor.
  5. Fazer alongamentos: devem ser feitos, de preferência 2 vezes ao dia, e ajudam a alongar os músculos das costas, nádegas e pernas, podendo diminuir a compressão do nervo. Veja os exercícios de alongamentos que também podem ser feitos durante a gravidez no minuto 2:16 desse vídeo:

Estas orientações podem ser feitas mesmo quando a dor estiver controlada, para evitar novas crises. 

Apesar disto, é necessário realizar o acompanhamento com o ortopedista, para que sejam feitas orientações de acordo com o grau de inflamação do nervo de cada pessoa. Deve-se procurar o pronto-atendimento em caso de dor que somente piora, que é muito intensa ou que está acompanhada de formigamentos, fraqueza ou perda da sensibilidade nas pernas.

Como evitar a dor ciática na gravidez  

Para evitar a inflamação e dor do nervo ciático neste período, é importante praticar atividade física, sob orientação médica e de um profissional de educação física, para fortalecer os músculos das costas e diminuir a compressão da coluna.

Evitar não ganhar muito peso também é importante, pois quanto mais peso se ganha, maior é a chance de haver compressão e inflamação do nervo ciático. Além disto, existem cintas de sustentação para grávidas, que também podem ajudar a melhorar a postura e evitar a sobrecarga na coluna. 

Manter a coluna ereta ao sentar, caminhar, ficar de pé, e, principalmente, ao levantar pesos, é importante para evitar a piora da sobrecarga na coluna. Durante o sono, é recomendado utilizar uma almofada entre as pernas, quando deitar de lado, ou abaixo dos joelho, quando deitar de barriga para cima. Aprenda qual a melhor posição para dormir durante a gravidez

Mais sobre este assunto:
Carregando
...