Bertalha: 10 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em junho 2023

A bertalha (Basella Alba L) é uma hortaliça que ajuda a prevenir situações como diabetes, pressão alta, envelhecimento precoce e anemia, por ser rica em nutrientes como vitamina A, ferro e ácido fólico.

A bertalha é uma planta alimentícia não convencional (PANC) que possui as folhas na cor verde. Mas também pode ser encontrada com as folhas na cor vermelha, ou roxa, que é uma variedade dessa hortaliça, conhecida cientificamente como Basella rubra L.

Conhecida também como espinafre-indiano ou espinafre-tropical, a bertalha é comercializada em feiras de rua e alguns supermercados. Essa hortaliça tem um sabor suave e pode ser usada crua, em saladas, ou cozida, em refogados, ensopados, omeletes, tortas ou sopas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios da bertalha para a saúde são:

1. Prevenir a anemia

A bertalha é uma hortaliça rica em ferro e ácido fólico, nutrientes que participam da formação das hemácias, células do sangue que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo, sendo fundamentais para prevenir a anemia.

2. Aumentar a imunidade

Por ter boas quantidades de vitamina C, vitamina A e manganês, nutrientes que estimulam a produção das células de defesa, a bertalha aumenta a imunidade, prevenindo situações como infecções, gripes e resfriados. Veja outros alimentos que aumentam a imunidade.

3. Fortalecer os ossos

A bertalha é rica em potássio e manganês, minerais que atuam na formação dos ossos e cartilagem e aumentam o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e fortalecendo os ossos. Confira outros alimentos que fortalecem os ossos.

4. Prevenir a diabetes

Sendo uma hortaliça rica em fibras, a bertalha ajuda a diminuir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

5. Facilitar a perda de peso

A bertalha facilita a perda de peso por ser rica em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, prolongando a saciedade e diminuindo a fome entre as refeições.

No entanto, para promover a perda de peso, a bertalha deve ser consumida junto com uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ter ótimas quantidades de catequinas, flavonoides, taninos, vitamina C e vitamina A, que são nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante, a bertalha combate os radicais livres, prevenindo a flacidez as rugas e o envelhecimento precoce.

7. Melhorar o humor

A bertalha ajuda a melhorar o humor, pois é rica em magnésio e manganês, minerais que regulam o funcionamento das células do cérebro e de serotonina, um neurotransmissor que regula a ansiedade, melhorando a felicidade e o bem-estar geral.

8. Combater a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a bertalha aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre. Conheça outros alimentos indicados para combater a prisão de ventre.

9. Evitar doenças cardiovasculares

A bertalha contém potássio, fibras e flavonoides, compostos bioativos e nutrientes que facilitam a circulação de sangue, regulam os níveis de colesterol no sangue e mantêm a saúde das artérias, evitando doenças cardiovasculares como pressão alta, infarto e aterosclerose.

10. Prevenir o surgimento do câncer

A bertalha contém flavonoides, que são compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que combatem os radicais livres e inibem a multiplicação de células cancerígenas, prevenindo o surgimento e o desenvolvimento do câncer.

Além disso, por ter ótimas quantidades de fibras, a bertalha também serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, que equilibram a microbiota intestinal e diminuem a inflamação, prevenindo o surgimento do câncer de intestino.

Diferença entre bertalha e espinafre

O espinafre tem as folhas de cor verde-escura e arredondadas, além de ter um sabor adocicado e levemente amargo. Descubra mais sobre o espinafre.

Enquanto a bertalha tem as folhas na cor verde-clara ou avermelhada e em formato de coração, além de terem um sabor suave e levemente ácido.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g de bertalha crua e cozida:

Componente

100g de bertalha crua

100g de bertalha cozida

Energia

15 calorias

23 calorias

Proteínas

2 g

3 g

Gorduras

0,2 g

0,8 g

Carboidratos

1,3 g

2,7 g

Fibras

2 g

2,1 g

Vitamina A

400 mcg

58 mcg

Vitamina C

139,5 mg

6 mg

Vitamina B9

140 mcg

114 mcg

Ferro

2,9 mg

1,5 mg

Potássio

304 mg

256 mg

Magnésio

165,7 mg

48 mg

Manganês

1 g

0,25 mg

Para se obter todos os benefícios da bertalha, é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e praticar exercícios físicos regularmente.

Como consumir bertalha

A bertalha, pode ser consumida na forma crua, em saladas, ou usada em preparações cozidas, como refogados, ensopados, sopas ou tortas.

A bertalha crua deve ser consumida com moderação pois essa hortaliça contém oxalato, uma substância que, quando consumida em excesso, dificulta a absorção de alguns nutrientes. Confira outros alimentos ricos em oxalato.

Além disso, o consumo excessivo de bertalha crua também pode favorecer a formação de pedras nos rins em pessoas que têm maiores chances de desenvolver esse problema, como nos casos de alteração na função dos rins, pouca ingestão de água ou consumo excessivo de sal.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de bertalha, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g e 240g por dia.

Receitas saudáveis com bertalha

Imagem ilustrativa número 1

Algumas receitas saudáveis e saborosas com essa hortaliça incluem a bertalha com ovos e a salada de bertalha.

1. Bertalha com ovos

Ingredientes:

  • 2 maços de bertalha;
  • 6 ovos;
  • 3 dentes de alho picados;
  • ½ cebola picada em cubos;
  • 1 colher (de sopa) de azeite;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Tirar as folhas de bertalha dos talos, lavá-las bem e deixar escorrer. Numa panela, colocar o azeite, o alho e a cebola, e levar ao fogo médio para refogar por 2 minutos. Adicionar as folhas de bertalha, o sal e a pimenta-do-reino, mexendo bem com uma colher.

Colocar um pouco de água e, quando as folhas estiverem quase cozidas, adicionar os ovos, um a um, sobre a bertalha, tampar a panela e deixar cozinhar por 5 minutos. Deixar amornar e servir em seguida.

2. Salada de bertalha com alface e tomate

Ingredientes:

  • 1/2 maço de bertalha;
  • ½ maço de alface;
  • 15 tomates-cerejas cortados ao meio;
  • 10 folhas de manjericão fresco;
  • Sal, vinagre e azeite a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as verduras, o manjericão e o tomate e deixar escorrer. Em uma travessa, picar as folhas de alface e de bertalha com as mãos. Adicionar os tomates, as folhas de manjericão e os temperos a gosto, mexendo bem e servir em seguida.