Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 alimentos para fortalecer os ossos

3 excelentes alimentos para fortalecer os ossos são as folhas de caruru, a ameixa seca e o ovo porque estes alimentos são ricos em cálcio e vitamina D, essenciais para a manutenção de ossos fortes e saudáveis.

O consumo regular de alimentos ricos em cálcio e vitamina D é importante para o desenvolvimento das crianças, grávidas, mulheres na menopausa e idosos, estando particularmente indicado para prevenir e tratar a osteoporose.

Além destes alimentos, há também os clássicos como leite, iogurte ou queijo, e ainda os vegetais folhosos verde-escuro e peixes como o salmão.

1. Caruru

3 alimentos para fortalecer os ossos

A folhas de caruru são muito ricas em cálcio e, por isso, são um alimento indispensável para manter a estrutura óssea forte, evitando casos de osteoporose e fraturas frequentes. Esta erva aromática, de sabor apimentado, pode ser adicionada em diferentes pratos como saladas, pratos típicos, panquecas, bolos e pães. Veja todos os seus benefícios aqui.

2. Ameixa seca

3 alimentos para fortalecer os ossos

Esta fruta, além de ser muito rica em cálcio possui substâncias químicas que impedem a reabsorção natural do osso, evitando a perda de densidade do osso. Para obter estes benefícios deve-se comer 5 ou 6 frutos, sendo uma opção ideal para a sobremesa ou no café da manhã.

3. Ovo

3 alimentos para fortalecer os ossos

O ovo é outra peça fundamental para manter os ossos saudáveis, pois contém vitamina D que ajuda o cálcio dos alimentos a ser utilizado e absorvido pelos ossos. Dessa forma, o recomendado é comer ovo, pelo menos, 3 vezes por semana, preferencilamente cozido ou frito em água, para evitar aumentar a quantidade de gordura e colesterol.

Como preparar uma salada para fortalecer os ossos

Uma boa receita de salada para quem precisa fortalecer os ossos é a salada com folhas de caruru, ameixa e ovo cozido. Esta receita contém uma boa dose de cálcio, vitamina D e proteínas, sendo uma refeição equilibrada, ideal para os dias mais quentes do ano.

Ingredientes

  • Folhas de alface
  • Folhas de caruru ou folhas de espinafre
  • Brócolis (pouco cozido)
  • 1 ameixa seca picadinha
  • 2 ovos cozidos
  • Ervas aromáticas para temperar

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa saladeira e temperar com ervas aromáticas, como orégano, manjericão e tomilho, por exemplo, ou temperar com uma mistura de azeite de oliva e gotinhas de limão.

Assista ao vídeo e veja as frutas que você deve come para fortalecer os ossos:

Além do consumo regular dos alimentos ricos em cálcio é importante praticar alguma atividade física, como caminhar, porque o exercício é fundamental para fortalecer os ossos e mantê-los saudáveis. Outra boa estratégia para fortalecer os ossos é comprar alimentos enriquecidos com cálcio ou vitamina D, nestes casos pode-se observar facilmente na embalagem do alimento a informação de que se trata de um alimento enriquecido.

Veja mais exemplos de alimentos para fortalecer os ossos:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...