7 melhores alimentos para curar a anemia

A anemia é uma doença causada pela falta de sangue ou pela diminuição dos glóbulos vermelhos e hemoglobina, que são responsáveis pelo transporte do oxigênio para diversos órgãos e tecidos do organismo.

Assim, como há diminuição da quantidade de oxigênio circulante, podem ser notados diversos sintomas, como fadiga, cansaço, fraqueza, palidez e náuseas, podendo ser tratada com alimentos e ajustes na dieta.

Os alimentos que curam a anemia são os ricos em ferro, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é o componente responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo. Dessa forma é importante consumir alimentos fontes desse mineral, como fígado, carne vermelha ou feijão, além de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango na mesma refeição, pois assim é possível melhorar a absorção de ferro a nível intestinal.

7 melhores alimentos para curar a anemia

1. Carnes

As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia. As carnes brancas também contêm ferro, porém em menor quantidade, e, por isso, pode-se alternar entre um dia de carne vermelha e outro de carne branca como frango ou peru.

2. Rins, fígado ou coração de galinha

Algumas partes específicas da carnes, como os rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12 e devem ser consumidos de uma forma saudável, grelhados ou cozidos, mas não todos os dias.

3. Pão de cevada ou integral

O pão de cevada e o integral contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

4. Vegetais escuros 

Vegetais como salsa, espinafre ou rúcula além de serem ricos em ferro, são também uma fonte de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, uma boa forma de os utilizar é adicionando-os a saladas ou sopas.

5. Beterraba

Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente. Veja como fazer suco de beterraba.

6. Feijão preto

O feijão preto é rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo, porque estas frutas são ricas em vitamina C que melhora a absorção do ferro.

7. Frutas com vitamina C

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C. Veja um exemplo de cardápio em Como fazer uma alimentação rica em ferro para curar a anemia.

Estas modificações na dieta vão garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue. Mas, saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento.

Saiba o que se deve comer para curar a anemia mais rápido no vídeo:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 645-669.
  • SANTOYO A; APONTE J et al. Dietary recommendations in patients with deficiency anaemia. Revista Médica del Hospital General de México. 78. 3; 144-150 , 2015
  • BORTOLINI, Gisele A.; FISBERG, Mauro. Orientação nutricional do paciente com deficiência de ferro. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. vol.32(2) . 105-113,
Mais sobre este assunto: