Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

8 incríveis benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Os frutos vermelhos como morango, mirtilos, framboesa, goiaba, melancia, uva, acerola e amora são ricas em vitamina C, flavonoides, antocianinas, licopeno e resveratrol, que são substâncias antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres circulantes e que poderiam causar danos às células e, por isso, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.

Além disso, os frutos vermelhos são ricos em fibras, podendo ajudar não só a melhorar o funcionamento e a microbiota do intestino mas também ajudar na perda de peso. Para obter os benefícios dos frutos vermelhos, é importante que sejam incluídos em uma alimentação saudável e equilibrada e podem ser consumidos na sua forma fresca ou em sucos e vitaminas.

8 incríveis benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Os principais benefícios dos frutos vermelhos são:

  1. Previne doenças como Alzheimer e câncer, por serem ricas em antioxidantes, o que evita os danos causados às células pelos radicais livres;
  2. Previne o envelhecimento precoce, pois os antioxidantes mantém a saúde das células da pele;
  3. Melhora o funcionamento e a microbiota intestinal, por serem ricas em fibras, principalmente a pectina, que possui benefícios para as bactérias presentes no intestino;
  4. Previne doenças cardiovasculares, pois ajudam a controlar o colesterol e a prevenir aterosclerose devido à sua propriedade antioxidante;
  5. Ajuda a controlar a pressão arterial, já que são ricos em água e sais minerais;
  6. Ajuda a emagrecer, por terem poucas calorias e serem ricas em fibras, que aumentam a saciedade;
  7. Reduz a inflamação no organismo causada por doenças como artrite e problemas de circulação;
  8. Fortalece o sistema imunológico, uma vez que os antioxidantes presentes em sua composição melhoram o funcionamento das células responsáveis pela resposta imunológica.

Para obter todos os benefícios dos frutos vermelhos, é importante que esses frutos façam parte de uma alimentação saudável e equilibrada indicada por um nutricionista, de preferência, além de também ser importante praticar atividade física de forma regular para garantir os benefícios.

Como consumir

Para obter o máximo de benefícios, o ideal é que essas frutas sejam consumidas na sua forma fresca ou na forma de suco e vitaminas, os quais não devem ser coados nem adicionados de açúcar. As frutas orgânicas trarão maiores benefícios para a saúde, pois são livres de agrotóxicos e conservantes artificiais.

As frutas vermelhas vendidas congeladas nos supermercados também são boas opções para consumo, pois o congelamento mantém todos os seus nutrientes e aumenta a validade do produto, facilitando sua utilização.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional com os principais nutrientes para 100 g de 4 frutos vermelhos:

NutrientesMorangoUvaMelanciaAcerola
Energia30 kcal52,8 kcal32 kcal33 kcal
Carboidrato6,8 g13,5 g8 g8 g
Proteínas0,9 g0,7 g0,9 g0,9 g
Gordura0,3 g0,2 g0 g0,2 g
Fibras1,7 g0,9 g0,1 g1,5 g
Vitamina C63,6 mg3,2 mg6,1 mg941 mg
Potássio185 mg162 mg104 mg165 mg
Magnésio9,6 mg5 mg9,6 mg13 mg
Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem