As frutas que o diabético pode comer são principalmente as frescas, principalmente as que podem se comer a casca ou o bagaço e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço. A fibra das frutas reduz a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvida no organismo, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue equilibrados.
Já as frutas ricas em carboidratos, como as frutas secas, frutas em calda e os sucos de fruta, podem ser consumidas, mas com moderação por quem tem diabetes, porque estas frutas têm muito açúcar e pouca fibra, aumentando muito os níveis de glicose no sangue.
Apesar de as frutas frescas serem saudáveis, elas contêm grandes quantidades de carboidratos. Por isso, é importante que o diabético coma pequenas porções de frutas que devem ser fracionadas ao longo do dia. Saiba quais são as frutas mais recomendadas para diabetes e como comer para evitar o pico de glicemia no vídeo a seguir:
13 frutas que diabéticos podem comer
As frutas com menor quantidade de carboidratos e que podem ser consumidas por diabéticos são:
- Banana prata;
- Tangerina;
- Pera;
- Laranja pera;
- Maçã;
- Melão;
- Morango;
- Ameixa;
- Uva;
- Goiaba vermelha;
- Abacate;
- Kiwi;
- Manga.
No entanto, todas as frutas frescas e inteiras são permitidas na diabetes, desde que consumidas com moderação, geralmente entre 2 a 4 unidades por dia e, sempre que possível, com casca e/ou bagaço. As frutas inteiras são fontes de fibras, um nutriente importante que ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. Para saber a quantidade de fruta permitida por dia, o ideal é consultar um nutricionista.
É importante lembrar que o suco de frutas contém mais açúcar e menos fibras do que a fruta inteira. Por isso, o suco não deve ser a forma preferencial para consumir fruta, já que contribui para que a fome volte mais rápido, além de aumentar os níveis de açúcar no sangue rapidamente.
Qual a melhor hora para comer frutas?
É importante que o diabético prefira comer frutas sempre com outros alimentos, durante ou após o almoço e jantar, pois os nutrientes das refeições, como gordura e proteína, ajudam a diminuir a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvido no sangue.
É possível também comer frutas ricas em fibra, como kiwi ou laranja com bagaço no café da manhã ou nos lanches, acompanhando 1 pote de iogurte natural, sem açúcar, com 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou 1 colher de sopa de chia, por exemplo. Veja uma lista com mais frutas ricas em fibras.
Frutas que o diabético deve evitar
Algumas frutas devem ser evitadas pelos diabéticos, por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são:
- Ameixa em calda enlatada;
- Frutas secas;
- Banana;
- Jaca;
- Pinha;
- Caqui;
- Tamarindo.
Além disso, as frutas que devem ser consumidas com moderação são:
- Jaca;
- Figo;
- Uva passa;
- Caqui;
- Ameixa seca;
- Pêssego em caldas;
- Suco de uva.
Uma boa forma de evitar o aumento rápido do açúcar no sangue é consumir esses tipos de frutas juntamente com alimentos ricos em fibras, proteínas, como carnes, ovos ou frango, e gorduras boas, como castanhas, queijo no almoço, jantar ou nas pequenas refeições.
Diabético pode comer frutas secas e oleaginosas?
As frutas secas, como uva passa, damasco e ameixa seca devem ser consumidas em pequenas quantidades, pois apesar de serem menores, têm a mesma quantidade de açúcar que a fruta fresca. Além disso, deve-se observar no rótulo dos alimentos se a fruta tem açúcar natural ou se foi adicionado açúcar durante a desidratação.
Já as oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, têm menos carboidratos que as outras frutas, tem boas quantidades de proteínas e são fontes de gorduras boas, que melhoram os níveis de colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças, como aterosclerose e infarto. No entanto, também devem ser consumidas em pequenas quantidades, pois o excesso de gordura também é prejudicial. Veja uma lista com alguns frutos secos e seus benefícios para a saúde.