Acerola: 10 benefícios e como consumir (com receitas)

A acerola é uma fruta rica em vitamina C, um nutriente com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem os radicais livres, ajudando a evitar o surgimento de situações, como envelhecimento precoce, câncer e pressão alta.

Além disso, a acerola contém fibras que aumentam o tempo de digestão, controlando a fome ao longo do dia, além de ter baixo teor de calorias, sendo uma opção interessante para incluir em dietas de emagrecimento. Veja outras frutas com poucas calorias para emagrecer.

A acerola possui uma fina casca vermelha, polpa alaranjada e um sabor levemente ácido, podendo ser consumida ao natural ou usada em receitas, como sucos, bolos, geleias e mousse. Já as folhas da acerola também podem ser usadas para o preparo de chás.

Os principais benefícios do consumo da acerola para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

A acerola ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque é rica em vitamina C, uma vitamina que protege a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, prevenindo, assim, o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, a vitamina C presente na acerola também participa da produção de colágeno, uma proteína que promove a maciez e sustentação da pele, evitando a flacidez. Conheça outros alimentos que evitam a flacidez.

2. Facilita o emagrecimento

Por conter fibras, a acerola ajuda a prolongar o tempo de digestão, diminuindo a fome e o consumo de alimentos ao longo do dia, facilitando, assim, o emagrecimento.

Além disso, a acerola tem baixo teor de carboidratos e calorias, sendo uma ótima opção de fruta para incluir em dietas de perda de peso. Saiba como fazer uma dieta para perder peso.

3. Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C, presente em grandes quantidades na acerola, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções, como gripe, rinite, sinusite e resfriado.

4. Previne a pressão arterial

A acerola possui ótimas quantidades de vitamina C, um nutriente com ação antioxidante que promove o aumento dos níveis de óxido nítrico no organismo, uma substância que relaxa os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e, prevenindo, assim, a pressão alta.

5. Melhora o humor

Por ser rica em vitamina C, a acerola melhora o humor, já que essa vitamina participa da produção de dopamina, um neurotransmissor que promove a sensação de prazer. Veja uma lista de alimentos que aumentam a dopamina.

6. Ajuda no combate à anemia

A acerola ajuda no combate à anemia por ser rica em vitamina C, um nutriente essencial para a absorção de ferro presente nos alimentos, favorecendo a formação da hemoglobina, que é o componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

7. Previne o surgimento do câncer

A acerola contém flavonoides e carotenóides, compostos bioquímicos com propriedades antioxidantes que combatem o excesso de radicais livres do organismo, evitando o surgimento do câncer.

8. Evita a prisão de ventre

Por conter fibras, a acerola aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, ajudando a evitar a prisão de ventre. Veja uma lista com outras frutas que contêm fibras.

9. Mantém a saúde dos olhos

A acerola tem boas quantidades de carotenoides, compostos que participam da formação da vitamina A, uma vitamina importante para a manutenção da saúde dos olhos, evitando o surgimento de xeroftalmia, uma doença pode provocar secura, dificuldade de enxergar em ambientes escuros e cegueira.

10. Diminui o colesterol “ruim”, LDL

Por possuir propriedades antioxidantes, a acerola protege as células de gordura contra a oxidação causada pelos radicais livres, diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue e evitando o surgimento de doenças, como aterosclerose, derrame e infarto.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o equivalente a 9 unidades, de acerola: 

Componentes

100 g (9 unidades) de acerola

Energia

33 calorias

Proteínas

0,9 g

Gorduras

0,2 g

Carboidratos

8,0 g

Fibras

1,5 g

Vitamina C

941,4 mg

Cálcio

13,0 mg

Magnésio

13 mg

Potássio

165 mg

Carotenóides

25 mcg

É importante lembrar que para se obter os benefícios da acerola, é fundamental manter uma alimentação saudável e variada e praticar exercícios físicos regularmente.

Como consumir a acerola

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de acerola, a recomendação diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.

A acerola pode ser consumida ao natural ou ainda pode ser usada em receitas, como sucos, bolos, geleias e mousse. Além disso, as folhas da acerola também podem ser usadas para o preparo de chás.

Receitas saudáveis com acerola

Algumas receitas saudáveis com a acerola são o suco, o chá e a geleia:

1. Suco de Acerola

Ingredientes:

  • 2 copos de acerolas frescas;
  • 1 litro de água fervida ou filtrada;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem as acerolas e colocar, junto com a água no liquidificador. Bater bem, adoçar com mel e servir em seguida, de preferência sem coar.

2. Chá de acerola

Ingredientes:

  • 10 folhas de acerola;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de acerola e partir ao meio. Ferver a água em uma panela, ou chaleira, e apagar o fogo. Adicionar as folhas de acerola na água, tampar a panela, ou chaleira, e deixar repousando por 5 a 10 minutos. Coar e servir em seguida.

3. Geleia de acerola

Ingredientes:

  • 1 Kg de acerola fresca;
  • 2 xícaras de adoçante para forno e fogão;
  • 1 pacote de gelatina incolor;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Lavar bem as acerolas. Colocar a água e as acerolas no liquidificador, batendo bem. Coar o suco e transferir para uma panela. Adicionar o adoçante e mexer até dissolver. Cozinhar essa mistura em fogo baixo, mexendo sempre, até formar uma calda grossa.

Apagar o fogo, dissolver a gelatina em 3 colheres de sopa de água filtrada, ou fervida, e adicionar à panela, mexendo delicadamente. Deixar a geleia esfriar e transferir para um pote com tampa, armazenando na geladeira.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em junho de 2022.

Bibliografia

  • RUFINO, S, Maria do Socorro et al. Bioactive compounds and antioxidant capacities of 18 non-traditional tropical fruits from Brazil. Food Chemistry. Vol.121. 4.ed; 996-1002, 2010
  • COSTA, N, Alana. Análise físico-química da acerola (Malpighia glabra.) proveniente do município de Ariquemes- RO. Tese de conclusão de curso, 2013. Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
Mostrar bibliografia completa
  • ATENA EDITORA. Ciências biológicas campo promissor em pesquisa: os benefícios do uso das folhas de M. Emarginata (aceroleira) para a saúde orgânica. 2019. Disponível em: <https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/24945>. Acesso em 14 jun 2022
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE - CONSELHO FEDERAL DE NUTRIÇÃO - UNICAMP - NEPA. Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos. 2011. Disponível em: <https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 14 jun 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 57958 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1408329 visualizações