O que é Goji berry: 8 benefícios e como consumir

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
fevereiro 2022

A Goji berry, também chamada bagas goji, é o fruto das plantas nativas da Ásia chamadas Lycium chinense e Lycium barbarum, sendo considerado atualmente um superalimento, pois possui diversos compostos bioativos que se distinguem pelo seu elevado poder antioxidante, como por exemplo os carotenoides e a vitamina C.

Além disso, é uma excelente fonte de fibras, gorduras monoinsaturadas, vitaminas B1, B2 e B3, assim como minerais como o cobre, magnésio, manganês e selênio e, por isso, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, evitar o surgimento de doenças crônicas e prevenir o envelhecimento prematuro da pele.

Esse fruto pode ser consumido fresco, desidratado ou em forma de cápsulas, podendo ser comprado em supermercados lojas de produtos naturais e lojas online.

Os principais benefícios das bagas goji são:

1. Proteger a visão e a pele

As bagas goji são ricas em carotenoides, principalmente a zeaxantina e betacarotenos, sendo esse último um precursor da vitamina A, que ajudam a manter a saúde ocular e a prevenir o surgimento de retinopatias, degeneração macular e cataratas. Além disso, também contém polissacarídeos e proteoglicanos que exercem um efeito neuroprotetor ocular.

Esse fruto também pode exercer um efeito protetor contra os raios UV, ajudando a cuidar da pele quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol.

2. Fortalecer o sistema imune

Devido ao fato de serem ricas em vitamina C e selênio, o consumo de bagas goji pode ajudar a aumentar as defesas do corpo e reduzir a inflamação no organismo devido a sua propriedade antioxidante, estimulando as células do sistema imune e prevenindo o surgimento de doenças como gripe e resfriados.

3. Diminuir o colesterol

Devido ao seu efeito antioxidante e à quantidade de fibras e de selênio, o consumo de bagas goji pode ajudar a diminuir o colesterol mau, o LDL, e aumentar o colesterol bom, o HDL, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, infarto e AVC.

4. Favorecer a perda de peso

A goji berry possui poucas calorias e ajuda a melhora a digestão, aumentando a sensação de saciedade devido às fibras que contém. Além disso, também possuem vitaminas do complexo B, que são micronutrientes importantes para o bom funcionamento do metabolismo e para obter energia dos alimentos.

5. Prevenir o câncer

Alguns estudos demonstraram que os componentes bioativos da goji berry inibem o crescimento tumoral e evitam a proliferação das células cancerígenas. Além disso, também evitam o dano das células causados pelos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de outras doenças crônicas.

6. Melhora o humor e reduz o estresse

Por conter vitamina B6, o consumo de bagas goji pode ajudar a aumentar a produção de serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a sensação de estresse e ansiedade e melhorando o humor, pois esta vitamina atua como enzima na conversão do aminoácido triptofano em serotonina.

7. Prevenir o envelhecimento precoce

O consumo regular de goji berry ajuda a prevenir o envelhecimento prematuro da pele, pois é rico em vitamina C, um micronutriente que favorece a formação de colágeno e ajuda a dar firmeza e elasticidade à pele, evitando a formação de rugas e linhas de expressão.

Além disso, também possui betacarotenos, polifenóis e outros antioxidantes que produzem um efeito protetor na pele contra os raios ultravioletas (UV) do sol, evitando a formação de manchas.

8. Regular o açúcar no sangue

Alguns estudos indicam que a diabetes está relacionada com o estresse oxidativo, um processo que ocorre no organismo por um excesso de radicais livres que fazem com que as células oxidem e tenham suas funções afetadas.

Por isso, acredita-se que a atividade antioxidante das bagas goji poderia ajudar a regular o açúcar no sangue e prevenir a diabetes, pois inibe a atividade dos radicais livres e, por sua vez, diminui o estresse oxidativo.

Composição nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g da fruta desidratada:

ComponentesQuantidade em 100 gramas de bagas goji
Energia349 calorias
Proteínas14,3 g
Carboidratos77,1 g
Gorduras0,39 g
Fibras13 g
Vitamina A26.800 UI
Vitamina B10,013 mg
Vitamina B20,028 mg
Vitamina B30,55 mg
Vitamina B60,04 mg
Vitamina C48,4 mg
Vitamina E2,1 mg
Cálcio190 mg
Selênio17,8 mcg
Ferro 6,8 mg
Magnésio4 mg
Potássio49 mg

Como consumir

Para obter os benefícios, deve-se consumir 2 colheres de bagas de goji desidratas por dia, 120 mL de suco ou 2 a 3 cápsulas diariamente, a quantidade de cápsulas, porém, pode variar dependendo da concentração do suplemento, sendo importante ler o rótulo do fabricante antes de consumir.

Além disso, as bagas goji podem ser consumidas no lanche ou serem incorporadas em iogurtes, sucos, granolas, sopas e vitaminas.

As bagas de goji são perigosas?

A recomendação é que a goji berry seja consumida com moderação, isso porque foi verificado que esse fruto pode causar alergia ou reação anafilática em pessoas sensíveis aos seus componentes. Por isso, caso a pessoa apresente qualquer sinal ou sintoma de alergia, deve deixar de consumir esse alimento. Além disso, as bagas goji podem interagir com alguns medicamentos, como os anticoagulantes e hipoglicemiantes.

Quando não comer goji berry

A goji berry não deve ser consumida por pessoas que encontram-se em tratamento com medicamentos para a diabetes, hipertensão ou que façam uso de anticoagulantes, como a varfarina e a aspirina.

Além disso, foi verificado que essa fruta também pode interagir com antibióticos, antifúngicos, antidepressivos, antivirais, medicamentos contra o câncer, osteoporose, hipolipemiantes e medicamentos para controle hormonal.

Por isso, caso a pessoa sofra com a alguma dessas doenças ou faz uso de alguns dos medicamentos, deve consultar o médico antes de consumir a fruta, seja na forma de suplemento ou fresca.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • Kulczyński Bartosz; Gramza-Michałowska Anna. Goji Berry (Lycium barbarum): Composition andHealth Effects – aReview. Polish journal of Food and Nutrition Sciences . 66. 2; 2016
  • AUSTRALIAN FOOD COMPOSITION DATABASE. Goji berry, dried. Disponível em: <https://www.foodstandards.gov.au/science/monitoringnutrients/afcd/Pages/fooddetails.aspx?PFKID=F004244>. Acesso em 25 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • FOODDATA CENTRAL. Goji berries, dried. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/173032/nutrients>. Acesso em 25 jan 2022
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 18-20.
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 30-47.
  • FEE Zheng et al. Goji Berries as a Potential Natural Antioxidant Medicine: An Insight into Their Molecular Mechanisms of Action. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. 1. 1-8, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.