Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Goji berry: principais benefícios e como consumir

A Goji berry, também chamada bagas goji, é o fruto das plantas nativas da Ásia chamadas Lycium chinense e Lycium barbarum, sendo considerado atualmente um superalimento, pois possui diversos compostos bioativos que se distinguem pelo seu elevado poder antioxidante.

Além disso, é uma excelente fonte de fibras, gorduras monoinsaturadas, vitaminas B1, B2 e B3, assim como minerais como o cobre, magnésio, manganês e selênio. Esse fruto pode ser consumido fresco, desidratado ou em forma de cápsulas, podendo ser comprado em supermercados lojas de produtos naturais e lojas online.

Goji berry: principais benefícios e como consumir

Benefícios a Goji berry

As propriedades da Goji berry são fundamentais para diversas situações e os benefícios da introdução dessa frutinha na alimentação diária são muitos, já que é um fruto rico em nutrientes, vitaminas e minerais, servindo para:

Os benefícios da introdução dessa frutinha na alimentação diária são muitos, já que é um fruto rico em nutrientes, vitaminas e minerais, sendo os principais:

1. Proteger a visão e a pele

As bagas goji são ricas em carotenoides, principalmente a zeaxantina e betacarotenos, sendo esse último um precursor da vitamina A, que ajudam a manter a saúde ocular e a prevenir o surgimento de retinopatias, degeneração macular e cataratas. Além disso, também contém polissacarídeos e proteoglicanos que exercem um efeito neuroprotetor ocular.

Esse fruto também pode exercer um efeito protetor contra os raios UV, ajudando a cuidar da pele quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol.

2. Fortalecer o sistema imune

Devido ao fato de serem ricas em vitamina C e selênio, o consumo de bagas goji pode ajudar a aumentar as defesas e reduzir a inflamação no organismo, estimulando as células do sistema imune.

3. Diminuir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares

Devido ao seu efeito antioxidante e à quantidade de selênio, o consumo de bagas goji pode ajudar a diminuir o colesterol mau, o LDL, e aumentar o colesterol bom, o HDL, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo. Além disso, o seu conteúdo de fibras também ajuda a diminuir a absorção de colesterol a nível intestinal.

4. Favorecer a perda de peso

A Goji berry possui poucas calorias e ajuda a melhora a digestão, aumentando a sensação de saciedade devido às fibras que contém. Além disso, alguns estudos sugerem que também pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, beneficiando a perda de peso.

As bagas goji podem ser consumidas no lanche ou pode ser incorporada em iogurtes e sucos.

5. Prevenir o câncer

Alguns estudos demonstraram que os componentes bioativos da goji berry inibem o crescimento tumoral e evitam a proliferação das células cancerígenas. Além disso, também evitam o dano das células causados pelos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce e o surgimento de outras doenças crônicas.

6. Melhora o humor e reduz o estresse

Por conter vitamina B6, o consumo de bagas goji pode ajudar a aumentar a produção de serotonina, que é o hormônio do bem-estar, ajudando a reduzir os sintomas e melhorar o humor.

Composição nutricional de Goji Berry

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g da fruta desidratada:

ComponenteQuantidade por 100 gramas
Energia349 calorias
Proteínas14 g
Carboidratos77 g
Gordura0,4 g
Fibras13 g
Vitamina A28.833 UI
Vitamina C48 mg
Cálcio190 mg
Selênio17,8 mcg
Ferro6,8 mg

Como consumir

Para obter os benefícios, deve-se consumir 2 colheres de bagas de goji desidratas por dia, 120 mL de suco ou 2 a 3 cápsulas diariamente, a quantidade de cápsulas, porém, pode variar dependendo da concentração do suplemento, sendo importante ler o rótulo do fabricante antes de consumir.

As bagas de goji são perigosas?

A recomendação é que a Goji berry seja consumida com moderação, isso porque foi verificado que esse fruto pode causar alergia ou reação anafilática em pessoas sensíveis aos seus componentes. Por isso, caso a pessoa apresente qualquer sinal ou sintoma de alergia, deve deixar de consumir esse alimento. Além disso, as bagas goji podem interagir com alguns medicamentos, como os anticoagulantes e hipoglicemiantes.

Quando não comer Goji berry

A Goji berry não deve ser consumida por pessoas que encontram-se em tratamento com medicamentos para a diabetes, hipertensão ou que façam uso de anticoagulantes, como a varfarina e a aspirina. 

Além disso, foi verificado que essa fruta também pode interagir com antibióticos, antifúngicos, antidepressivos, antivirais, medicamentos contra o câncer, osteoporose, hipolipemiantes e medicamentos para controle hormonal.

Por isso, caso a pessoa sofra com a alguma dessas doenças ou faz uso de alguns dos medicamentos, deve consultar o médico antes de consumir a fruta, seja na forma de suplemento ou fresca.


Bibliografia

  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 18-20.
  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 30-47.
  • FEE Zheng et al. Goji Berries as a Potential Natural Antioxidant Medicine: An Insight into Their Molecular Mechanisms of Action. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. 1. 1-8, 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem