Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Açaí: como consumir e para que serve

O açaí é o fruto da açaizeira, uma palmeira que cresce na região amazônica do Brasil. Ele é um fruto semelhante a uma baga de cor violeta escuro ou negro. O açaí é considerado um superalimento e uma das fontes mais ricas de antioxidantes, sendo muito utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes. Veja outros superalimentos que turbinam o corpo e o cérebro.

O nome científico do açaí é Euterpe oleracea e pode ser comprado sob a forma de fruto, polpa ou suplemento alimentar em alguns supermercados e lojas de produtos naturais por todo o Brasil, sendo uma ótima fonte energética.

Açaí: como consumir e para que serve

Benefícios do açaí

O açaí possui propriedades antioxidantes, depurativas, estimulantes e anti-inflamatórias, possuindo, assim, diversos benefícios, como:

  1. Previne o envelhecimento: devido às suas propriedades antioxidantes, o açaí é capaz de eliminar os radicais livres evitando o envelhecimento precoce;
  2. Fortalece o sistema imune: por ser rico em vitamina C, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, fortalecer as células e suprimir a evolução do câncer e de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, por exemplo;
  3. Melhora o sistema cardiovascular: o açaí é capaz de diminuir e equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação de uma forma geral;
  4. Melhora o funcionamento do intestino: por ser um fruto rico em fibras, o açaí é capaz de melhorar o funcionamento do intestino, auxiliando também no processo de desintoxicação do organismo;
  5. Fornece energia: o açaí é um fruto muito energético, ou seja, é capaz de fornecer a energia necessária pro organismo realizar suas funções após um exercício físico extenuante, por exemplo, e ajudando, assim, a combater a fadiga e a exaustão muscular;
  6. Combate a anemia: o açaí é rico em ferro, podendo ser utilizado como uma das estratégias nutricionais para combater a anemia.

O açaí também pode ser utilizado para auxiliar o emagrecimento, já que é capaz de diminuir os efeitos negativos de uma dieta irregular ou muito restrita, por exemplo, no entanto, o emagrecimento só acontece com o consumo de açaí associado à prática regular de exercícios e dieta equilibrada. Veja qual é a composição nutricional do açaí.

Como consumir

O açaí geralmente é utilizado sob a forma de suco ou fruta, mas também pode ser usado para fazer doces, geléias e sorvetes. Veja 5 receitas saudáveis com o açaí.

Para combater a falta de energia, por exemplo, pode-se bater no liquidificador 100g de polpa de açaí, 1 copo de água e 50ml de xarope de guaraná. Em seguida, adoçar a gosto e consumir logo a seguir.

Efeitos colaterais

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...