10 benefícios do açaí para saúde e como preparar

O açaí, também conhecido como juçara, assai ou açai-do-para, é um fruto que cresce nas palmeiras da região amazônica na América do Sul, atualmente sendo considerado um superalimento por ser uma fonte calórica, rica em antioxidantes e nutrientes com poder anti-inflamatório. Este fruto é parecido com a uva de cor roxa e o nome científico é Euterpe oleracea.

O açaí é rico em prolifenóis, principal,ente antocianinas, e alguns estudos indicam que apresenta maior quantidade destes antioxidantes do que nas amoras e mirtilos, por isso o consumo frequente do açaí em conjunto com uma dieta equilibrada pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imune.

Este fruto é utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes, podendo ser comprado em forma de fruto, polpa congelada ou suplemento nutricional em supermercados ou lojas de produtos naturais ou lojas online.

10 benefícios do açaí para saúde e como preparar

Os principais benefícios do açaí puro para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

Devido às suas propriedades antioxidantes e vitamina E, o açaí puro é capaz de proteger as células do corpo do dano causado pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a saúde do cabelo e da pele, prevenindo a formação de rugas.

2. Fortalece o sistema imune

Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ômega-9 e anticitocinas, o açaí consegue melhorar o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.

3. Melhora a saúde do coração

Por causa do efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas como o ômega-9, o açaí ajuda a equilibrar os níveis de colesterol circulantes, prevenindo a aterosclerose, por exemplo, além de evitar a formação de coágulos e promover o relaxamento dos vasos, melhorando a circulação e a pressão arterial. No entanto, neste aspecto são necessários mais estudos científicos que comprovem este benefício, já que os resultados não são tão conclusivos.

4. Melhora o funcionamento do intestino

O açaí é um fruto rico em fibras e, por isso, é capaz de promover o aumento do volume das fezes e estimula o intestino, sendo excelente para pessoas que sofrem prisão de ventre.

5. Protege contra alguns tipos de câncer

O açaí é rico em polifenois, que são compostos que protegem as células do corpo e evitam o estresse oxidativo, evitando a proliferação de células tumorais no caso da leucemia, adenocarcionoma de cólon e câncer de estômago. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar esse efeito do açaí.

6. Fornece energia para o corpo

O açaí é um fruto rico em gorduras, carboidratos e proteínas, dos quais são fontes de energia para o corpo e tornam este fruto um alimento calórico que ajuda a combater a fadiga e a exaustão muscular.

7. Reduz a inflamação e melhora o fígado gordo

Um estudo feito em animais sugeriu que o consumo de açaí poderia amenizar o desenvolvimento da esteatose hepática, pois é rico em antocianinas, que ajudam a regular o metabolismo de gorduras, porém são necessários mais estudos em pessoas que comprovem esse efeito.

8. Combate a anemia

Por ser rico em ferro, o açaí é capaz de combater e prevenir o desenvolvimento da anemia, já que o ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, que é um componente do sangue que normalmente está diminuído em caso de anemia.

9. Exerce efeito protetor contra o enfisema pulmonar

O açaí tem ação anti-inflamatória e antioxidante, exercendo efeito protetor contra o enfisema pulmonar, que é uma doença causada pela exposição crônica do cigarro.

10. Evita doenças neurodegenerativos

O açaí também é capaz de prevenir o desenvolvimento de doença neurodegenerativas, como o Alzheimer, devido ao seu conteúdo antioxidante, ajudando a atenuar os processos inflamatórios no cérebro. Alguns estudos em animais, também indicam que o uso do açaí pode ajudar a melhorar a memória e a aprendizagem.

Como preparar o açaí

Para preparar o açaí de forma saudável, pode-se bater no liquidificador 100 g de polpa de açaí natural, 1 copo de água e um pouco de mel. Em seguida, também pode-se adicionar granola, aveia, amêndoa torrada ou outras frutas.

O açaí em pó pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais e online, e pode ser usado para complementar uma vitamina de frutas, em mingaus ou para adicionar ao sorvete ou iogurte natural com mel, por exemplo.

O consumo do fruto do açaí diretamente da árvore deve ser evitado, pois há o risco de contrair doenças, como o mal de Chagas. O açaí tem um sabor muito amargo e a polpa pura é muito difícil de ser consumida, por isso muitas pessoas tendem a misturá-la com outros produtos como leite condensado, leite em pó, chocolate, groselha, entre outros, fazendo com que o açaí seja mais calórico e menos saudável.

Por este motivo, é importante ver a composição nutricional da polpa de açaí para verificar quais são os ingredientes, já que o ideal é que não contenha outros produtos misturados, como o xarope de guaraná ou outros açúcares, já que isto dobra as calorias do açaí. Veja qual é a composição nutricional do açaí.

Açaí engorda?

Não estão descritos os efeitos colaterais relacionados ao consumo de açaí, no entanto, como possui muitas calorias e gordura, o consumo excessivo de açaí pode engordar. Dessa forma, o açaí deve ser evitado por quem tem excesso de peso ou obesidade, sendo esta a única contra-indicação do consumo do fruto.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Outubro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Setembro de 2018.

Bibliografia

  • PALA Daniela, OLIVEIRA Priscila et al. Açai (Euterpe oleracea Mart.) dietary intake affects plasma lipids, apolipoproteins, cholesteryl ester transfer to high-density lipoprotein and redox metabolism: A prospective study in women. Clinical Nutrition. 37. 2; 618-623, 2018
  • MEDEIROS Mayara, LÉLIS Larissa et al. Açai improves non-alcoholic fatty liver disease (NAFLD) induced by fructose. Nutrición Hospitalaria. 35. 2; 318-325, 2018
  • YUP Ju, NAYOUNG Kim et al. Anti-inflammatory and Anti-tumorigenic Effects of Açai Berry in Helicobacter felis-infected mice.. Journal of Cancer Prevention. 21. 1; 48-54, 2016
  • CAREY A, MILLER M et al. Dietary supplementation with the polyphenol-rich açaí pulps (Euterpe oleracea Mart. and Euterpe precatoria Mart.) improves cognition in aged rats and attenuates inflammatory signaling in BV-2 microglial cells.. Nutritional Neuroscience Journal. 20. 4; 238-245, 2017
  • OLIVEIRA Heitor. Effect of Açaí (Euterpe Oleracea) Intake on Vascular Function and Lipid Profile: What is the Recommendation?. International Journal of Cardiovascular Sciences. 32. 2; 190-192, 2019
  • POULOSE M, BIELINSKI D et al. Modulation of oxidative stress, inflammation, autophagy and expression of Nrf2 in hippocampus and frontal cortex of rats fed with açaí-enriched diets. Nutritional Neuroscience Journal. 20. 5; 305-315, 2017
  • PINTO João. Nutracêuticos e alimentos funcionais. 1º. Portugal: LIDEL, 2014. 23-26.
  • COSTA Eronita. Nutrição & Frutoterapia. 1º. Brasil: Vozes, 2011. 28-29.
  • CAVALCANTE Paula, MARINHO Elenita et al. Propriedades antioxidantes do açaí (Euterpe oleracea) na síndrome metabólica. Brazilian Journal of Food Technology. 21. 1-7, 2018
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 21 Fev 2020
  • SCHAUSS Alexander. The Effect of Acai (Euterpe spp.) Fruit Pulp on Brain Health and Performance. Bioactive Nutraceuticals and Dietary Supplements in Neurological and Brain Disease. 179-186, 2015
Mais sobre este assunto: