Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

10 benefícios da amora (e como fazer o chá)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
  1. Benefícios
  2. Tabela de informação nutricional
  3. Como consumir
  4. Receitas

A amora é uma fruta rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, que pode ajudar no tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, infarto, aterosclerose e pressão alta.

Além disso, a folha da amora também contém compostos antioxidantes e antimicrobianos, sendo indicada para ajudar no tratamento de gengivite, dor de garganta e aftas, por exemplo.

A amora geralmente é encontrada em feiras, supermercados ou lojas de produtos naturais, e pode ser consumida ao natural ou adicionada no preparo de mousses, geleias e sucos. Já as folhas, raízes e caules são encontrados em lojas de produtos naturais ou feiras, e podem ser usadas no preparo de chás ou cataplasmas.

Imagem ilustrativa número 4

Benefícios para a saúde

Alguns dos benefícios da amora para a saúde são:

1. Facilitar a perda de peso

A amora é uma fruta de baixo índice glicêmico, pois tem ótimas quantidades de fibras, ajudando a prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer entre as refeições, o que facilita na perda de peso. Veja outras frutas que ajudam na perda de peso.

2. Evitar doenças cardiovasculares

Tanto a fruta quanto a folha da amora são ricas em ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedade anti-inflamatória que ajudam a manter a saúde das artérias, evitando doenças, como infarto, pressão alta.

A amora também possui antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo a aterosclerose e o derrame.

3. Prevenir a diabetes

Por ser uma fruta com ótimas quantidades de fibras, a amora possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Conheça mais frutas ricas em fibras para evitar a diabetes.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A amora é rica em flavonoides, antocianinas e ácidos fenólicos, compostos bioativos com ação antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelos danos na pele, prevenindo a flacidez e as rugas.

5. Ajudar no tratamento da diarreia

A amora, especialmente as folhas dessa fruta, contém flavonoides, taninos, saponinas e glicosídeos, compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, que aliviam a inflamação do intestino, ajudando no tratamento da diarreia.

6. Combater a prisão de ventre

A amora é uma fruta rica em fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o volume das fezes e melhoram os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.

7. Prevenir o câncer

O fruto da amora e suas folhas ajudam a prevenir o surgimento do câncer, pois contêm antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam as células saudáveis do corpo, evitando o desenvolvimento e a multiplicação de células cancerígenas.

Além disso, a amora ajuda a fortalecer a imunidade, reduzindo o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como de esôfago, de útero e de mama.

8. Ajudar no tratamento de infecções

A amora contém alto teor de compostos com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, como antocianinas, taninos e carotenoides, que fortalecem o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e no tratamento de infecções, como dor de garganta, aftas e gengivites.

9. Manter a saúde dos olhos

A amora mantém a saúde dos olhos, porque contém luteína e zeaxantina, carotenóides que protegem os olhos contra os raios ultravioleta do sol e contra a luz azul de dispositivos, como celular e computador, evitando a degeneração macular, uma doença que diminui a capacidade da visão com o avançar da idade.

10. Prevenir a osteoporose

A amora ajuda a prevenir a osteoporose, por ter boas quantidades de vitamina K, uma vitamina necessária para a fixação de cálcio nos ossos, sendo fundamental para manter a saúde óssea na idade adulta. Veja uma lista de alimentos ricos em vitamina K.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100g, o que corresponde a 25 unidades pequenas, de amora:

Componentes

25 unidades pequenas (100g) de amora

Energia

43 calorias

Carboidrato

4,5 g

Proteínas

1,4 g

Gorduras

0,5 g 

Fibra

4,6 g

Vitamina A (retinol)

11 mcg

Luteína e zeaxantina118 mcg

Betacaroteno

128 mcg

Vitamina C

21 mg

Vitamina K

19,8 mcg

Ácido fólico

25 mcg

Cálcio

29 mg

Fósforo

22 mg

Potássio

162 mg

Para se obter todos os benefícios da amora, é importante também praticar atividades físicas regularmente e manter uma dieta saudável e variada.

Como consumir

A amora pode ser consumida ao natural, adicionada ao iogurte, mingau ou usada no preparo de mousses, molhos, geleias e sucos.

Já as folhas, as raízes e a casca da amoreira podem ser usadas no preparo de chás, para auxiliar no tratamento de diarreia, ou como cataplasma, para auxiliar na cicatrização de feridas.

  • Chá de folha de amora: colocar 1 colher de chá de folhas da amoreira em 1 xícara de água fervente. Tampar o chá e deixar repousar por 10 minutos. Ao amornar, coar e beber até 3 xícaras do chá por dia;
  • Cataplasma de folha de amora: colocar 6 folhas frescas de amora em uma panela com 2 colheres de sopa de água. Deixar a mistura aquecer em fogo baixo até a água evaporar. Esmagar as folhas na panela e adicionar um pouco em uma gaze. Pousar a gaze, não muito quente, sobre a ferida. Assim que o cataplasma esfriar, repetir o procedimento, trocando a gaze, por mais 2 vezes.

Além do chá de folha de amora, é possível também fazer uma decocção com a raiz da amoreira para aliviar dor de dente, gengivite ou aftas. Para isto, basta colocar em uma panela 40g da raiz da amoreira e 500 ml de água. Ferver a mistura por 15 minutos. Aguardar amornar, coar e fazer bochechos.

Receitas saudáveis com amora

Imagem ilustrativa número 1

Algumas receitas saborosas e saudáveis com a amora são:

1. Frozen de frutas vermelhas

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de amora congelada;
  • ½ xícara de chá de morango congelado;
  • 1 banana prata pequena congelada;
  • 1 pote (170g) de iogurte natural líquido.

Modo de preparo:

Picar a banana e colocar todos os ingredientes no liquidificador. Bater até ficar com a consistência desejada e servir.

2. Suco de amora

Ingredientes:

  • 100 g de amora fresca;
  • 1 xícara de água;
  • Pedras de gelo (opcional).

Modo de preparo:

Lavar bem as amoras e colocar no liquidificador. Adicionar a água, as pedras de gelo e bater por 3 minutos. Transferir para um copo e servir.

3. Geleia de amora e framboesa

Ingredientes:

  • 500g de amora fresca;
  • 500g de framboesa fresca;
  • 500g de açúcar de coco.

Modo de preparo:

Lavar e secar bem as amoras e as framboesas. Em uma panela, colocar todos os ingredientes, cozinhando em fogo baixo e mexendo até que o açúcar derreta. Ao começar a ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 1 hora, mexendo de vez em quando. Quando a mistura estiver no ponto de geleia, desligar o fogo. Após esfriar, transferir para um pote com tampa e armazenar na geladeira.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

A amora deve ser consumida de forma controlada, uma vez que grandes quantidades podem causar diarreia.

Já o chá de folhas, raízes ou caules de amora não devem ser consumidos por crianças e também deve ser evitado durante a gravidez ou amamentação.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • GOWD, Vemana et al. Antioxidant potential and phenolic profile of blackberry anthocyanin extract followed by human gut microbiota fermentation. Food Research International . 523-533, 2019
  • ANTIOXIDANTS (BASEL). . Berry Leaves: An Alternative Source of Bioactive Natural Products of Nutritional and Medicinal Value. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4931538/>. Acesso em 09 set 2020
Mostrar bibliografia completa
  • J PHARM BIOMED ANAL . A novel strategy for rapid screening of the complex triterpene saponin mixture present in the methanolic extract of blackberry leaves (Rubus cv. Loch Ness) by UHPLC/QTOF-MS. 2019. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30343243/>. Acesso em 09 set 2020
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE AGRICULTURAL RESEARCH SERVICE . USDA Food Composition Database. Disponível em: <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list?home=true>. Acesso em 25 nov 2021
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS. Plantas medicinais - Amoreira. Disponível em: <https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/p12.html>. Acesso em 25 nov 2021
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 8 Melhores frutas para DIABETES

    16:43 | 412333 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1450309 visualizações