Aneurisma: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento

Atualizado em março 2024

O aneurisma é uma condição provocada pelo enfraquecimento da parede de uma artéria, que pode dilatar ou romper, causando sintomas como dor no peito, falta de ar, confusão mental e sangramentos, em casos mais graves.

O aneurisma é mais comum em pessoas idosas, fumantes e pessoas com histórico familiar dessa doença. Além disso, algumas condições que aumentam o risco do aneurisma são aterosclerose, colesterol alto e pressão alta.

Assim, em caso de suspeita de aneurisma, é recomendado consultar o cardiologista, clínico geral ou angiologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver o seu monitoramento, mudança de estilo de vida e até a cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de aneurisma

Os principais sintomas de aneurisma são:

  • Sensação de barriga pulsando;
  • Dor na cabeça, peito, barriga ou costas;
  • Fadiga
  • Tosse;
  • Visão dupla ou embaçada;
  • Rouquidão.

Geralmente, os aneurismas pequenos causam nenhum ou poucos sintomas, demorando meses ou anos até serem descobertos. No entanto, os aneurismas podem aumentar de tamanho com o tempo, provocando sintomas e aumentando o risco de complicações como sangramento ou infecções respiratórias. Conheça mais sobre os sintomas de aneurisma.

A presença de tosse com sangue, suor excessivo, falta de ar, confusão mental, palidez da pele e desmaio, podem indicar complicações do aneurisma, sendo recomendado procurar atendimento médico de emergência, pois em casos extremos o rompimento do aneurisma pode causar hemorragia interna e alto risco de óbito.

Diferença entre aneurisma e AVC

O AVC é uma condição na qual uma obstrução ou rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro interrompe ou diminui o fornecimento de sangue e oxigênio para o cérebro.

Leia também: AVC: o que é, sintomas, causas, tipos, tratamento e sequelas tuasaude.com/avc

Já o aneurisma é causado por um enfraquecimento da parede de uma artéria, que leva à sua dilatação, podendo se romper.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de aneurisma é feito pelo cardiologista, clínico geral ou angiologista, através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, e do histórico de saúde familiar e da pessoa.

Se deseja confirmar o risco de aneurisma, marque uma consulta com o cardiologista na região mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita exames de imagem, como ecocardiografia, angiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassonografia, que são capazes de identificar a dilatação no vaso.

Tipos de aneurisma

De acordo com a sua localização, o aneurisma pode ser classificado em alguns tipos, sendo os principais:

1. Aneurisma cerebral

O aneurisma cerebral ocorre quando um aneurisma se forma em artérias no cérebro. Embora geralmente não provoque sintomas, quando o aneurisma se rompe, pode causar AVC hemorrágico.

Os principais sintomas que podem surgir no aneurisma cerebral são dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, rigidez ou dor no pescoço, visão embaçada ou dupla, sonolência e, em alguns casos, convulsões.

Leia também: Aneurisma cerebral: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/aneurisma-cerebral

2. Aneurisma da aorta abdominal

O aneurisma da aorta abdominal acontece quando o aneurisma surge na porção abdominal da artéria aorta e que, quando está grande, pode causar dor e a sensação de pulsação na barriga, dor forte nas costas, na região do glúteo, virilha e pernas, vômitos, e aumento da frequência cardíaca.

Além disso, quando se rompe, também pode causar sangramento intenso, provocando queda de pressão e choque hemorrágico, e colocando a vida da pessoa em risco. Confira os principais sintomas dos aneurismas na aorta.

3. Aneurisma da artéria pulmonar

O aneurisma da artéria pulmonar ocorre quando um aneurisma se desenvolve no tronco pulmonar, em uma das artérias pulmonares ou outras artérias que levam sangue aos pulmões, podendo causar sintomas como falta de ar ou tosse.

Além disso, também podem surgir outros sintomas como febre e calafrios quando o aneurisma é causado por infecções.

4. Aneurisma da aorta torácica

Quando o aneurisma acontece na porção torácica da artéria aorta, é chamado de aneurisma da aorta torácica.

Este tipo de aneurisma geralmente não causa sintomas, no entanto, o aneurisma pode complicar e cursar com um processo chamado de dissecção que pode provocar dor intensa no peito ou nas costas acompanhada de pressão baixa e simular um quadro de infarto.

Possíveis causas

O aneurisma normalmente é causado devido a uma fraqueza da parede do vaso, sendo mais comum de acontecer em pessoas idosas, fumantes e pessoas com histórico familiar de aneurisma.

Além disso, situações como pressão alta, aterosclerose, tumores, colesterol elevado, traumatismos e infecções, como sífilis e tuberculose, também aumentam o risco do desenvolvimento de aneurisma.

Como é feito o tratamento

O tratamento do aneurisma varia conforme a localização, o tamanho e a existência ou não de rompimentos, podendo ser feito somente com o acompanhamento médico, o uso de medicamentos ou a cirurgia.

1. Acompanhamento médico

O acompanhamento médico é feito através de consultas e exames de rotina, como ressonância magnética e ultrassonografia, sendo geralmente recomendado quando não existe rompimento da artéria.

2. Medicamentos

Em casos de complicação de um aneurisma cerebral, o tratamento geralmente é feito em uma unidade de terapia intensiva e inclui a administração de medicamentos como nimodipina, um bloqueador dos canais de cálcio que previne a isquemia cerebral.

O uso de medicamentos betabloqueadores, como bisoprolol ou metoprolol, pode ser indicado para o aneurisma da aorta abdominal e torácica, pois ajudam a diminuir a pressão arterial e a contração das artérias.

Para pessoas com pequenos aneurismas da aorta, o médico pode recomendar o uso de medicamentos anti-hipertensivos e hipolipemiantes, para equilibrar a pressão alta, o perfil lipídico e a aterosclerose, retardando a expansão da aorta e diminuindo o risco de complicações.

3. Cirurgia

A cirurgia pode ser indicada em casos de complicações do aneurisma, como sangramentos ou rompimento da artéria, podendo incluir procedimentos como clipping cirúrgico, embolização, reparo endovascular da aorta torácica, enrolamento endovascular e cirurgia aberta.

Leia também: Embolização: o que é, para que serve, como é feita (e cuidados) tuasaude.com/embolizacao

O aneurisma tem cura?

O aneurisma tem cura principalmente quando é feita uma cirurgia para a sua retirada. No entanto, quando o risco de sangramento é baixo, o aneurisma é controlado apenas com o monitoramento e o tratamento de outras doenças existentes.

Vídeos relacionados