Barriga tremendo: o que pode ser (e o que fazer)

A barriga tremendo é um sintoma que pode estar presente em situações comuns, como gravidez, gases intestinais e menstruação. Além disso, esse sintoma também pode estar presente em situações mais sérias, como aneurisma da aorta e síndrome do intestino irritável.

De acordo com a causa dessa condição, a barriga tremendo também pode ser acompanhada de outros sintomas, como cólicas, excesso de gases e dor forte nas costas, glúteos, virilha e pernas. 

Assim, quando a barriga tremendo é frequente ou acompanhada de outros sintomas, é aconselhado consultar o clínico geral, para que seja feita uma avaliação completa e, se for necessário, indicado o tratamento adequado, que inclui psicoterapia, uso de medicamentos e cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Causas de barriga tremendo

As principais causas da barriga tremendo são:

1. Gravidez

A barriga tremendo do lado direito ou esquerdo é normal e acontece devido ao afrouxamento do músculo do útero no início da gravidez, para acomodar o bebê. Além disso, os movimentos do bebê dentro do útero também podem causar tremores na barriga, o que pode acontecer por volta do terceiro ou quarto mês de gestação.

O que fazer: Quando a barriga tremendo não é acompanhada de outros sintomas, pode-se repousar, fazer uma massagem suave na barriga e praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou ioga leve.

No entanto, quando a barriga tremendo é acompanhada de dor e/ou outros sintomas, deve-se consultar o médico imediatamente, para que seja feita uma avaliação completa e, se for necessário, indicar o tratamento adequado.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Gases intestinais

Os gases intestinais podem provocar espasmos nos músculos do intestino, que tentam eliminar o excesso de gases, deixando a barriga tremendo. Outros sintomas que geralmente estão presentes com os gases intestinais são dor abdominal, barriga inchada e cólicas. Saiba reconhecer todos os sintomas de gases.

O que fazer: Para eliminar os gases intestinais, pode tomar alguns chás com ação antiespasmódica, como erva-cidreira, funcho e camomila. Além disso, é recomendado fazer massagens na barriga e beber mais água. Confira outras formas para eliminar os gases.

3. Menstruação

As contrações naturais do útero para estimular a saída do sangue durante a menstruação, podem favorecer o surgimento de sintomas como cólicas e, em alguns casos, barriga tremendo.

O que fazer: Algumas dicas que ajudam a aliviar as contrações e cólicas na menstruação são: aplicar compressas de água morna na barriga, massagear barriga e tomar chás naturais, como camomila, gengibre e lavanda.

Leia também: 12 remédios caseiros para cólica menstrual (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-colica-menstrual

4. Aneurisma da aorta

O aneurisma da aorta é a dilatação das paredes da aorta, a artéria que inicia no coração, passa pelo tórax e termina no abdômen, e que geralmente não causa sintomas.

No entanto, o seu rompimento pode causar hemorragia interna grave, provocando sintomas como barriga tremendo ou pulsando, dor na barriga e dor forte nas costas, glúteos, virilha e pernas.

O que fazer: O tratamento do aneurisma da aorta é feito conforme a presença ou não de sintomas, incluindo apenas o acompanhamento médico ou o uso de medicamentos anti-hipertensivos e cirurgia.

5. Síndrome do intestino irritável

A barriga tremendo é um dos possíveis sintomas da síndrome do intestino irritável, pois nessa condição o intestino tem contrações e relaxamentos involuntários, que podem piorar com o consumo de alguns alimentos e bebidas, como 

Outros sintomas que também estão presentes na síndrome do intestino irritável são pontadas na barriga pelo menos uma vez por semana, excesso de gases, diarreia e prisão de ventre.

O que fazer: O tratamento inclui mudanças na alimentação, evitando-se o consumo de alimentos estimulantes, como o café e alimentos apimentados, alimentos ricos em gordura e açúcar. Além disso, o médico também pode recomendar a psicoterapia e o uso de medicamentos analgésicos, laxantes e antidepressivos.

Leia também: Tratamento para intestino irritável: dieta, remédios e outras terapias tuasaude.com/tratamento-para-sindrome-do-intestino-irritavel

6. Ansiedade

A ansiedade estimula o sistema nervoso, liberando uma grande quantidade de hormônios estimulantes no sangue, como a adrenalina, que provocam a contração de todos os músculos e o surgimento de sensações, como barriga tremendo, dor, tremores generalizados e cãibras.

O que fazer: Para tratar a ansiedade, é aconselhado fazer exercícios de respiração e meditação. Além disso, para tratar essa condição o médico também pode indicar a realização de sessões de psicoterapia e uso de medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Conheça outros tratamentos para ansiedade.

Quando ir ao médico

Geralmente a barriga tremendo desaparece sozinha e não é motivo de preocupação. No entanto, é indicado ir ao médico quando a barriga tremendo é recorrente ou quando a pessoa também apresenta outros sintomas, como:

  • Febre;
  • Barriga pulsando, parecido com os batimentos do coração;
  • Fezes com sangue;
  • Dor forte na barriga;

Além disso, quando a mulher grávida também apresenta cólicas e/ou sangramentos, é recomendado consultar o médico imediatamente.

Vídeos relacionados