O que você precisa saber?

Remédios para baixar o Colesterol

Os remédios para baixar colesterol como as estatinas,  sendo as mais conhecidas a Rosuvastatina, a atorvastatina e a sinvastatina, devem ser usados quando indicados pelo cardiologista quando somente a dieta e a prática de exercícios não são suficientes para reduzir os níveis de colesterol LDL; VLDL e colesterol total na corrente sanguínea

O uso de medicamentos, nesses casos, é importante porque a taxa elevada de colesterol pode levar ao entupimento de artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como trombose, infarto e AVC.

Remédios para baixar o Colesterol

Alguns exemplos de remédios para o colesterol podem ser:

Sinvastatina Reducofen Lipdil Lovacor
Atorvastatina Mevacor Ezetrol Vytorin
Rosuvastatina  Vaslip Citalor Pravacol
Lovastatina Reducol Liptor Evolocumab

O médico deve decidir qual o medicamentos mais indicado para cada paciente, levando em consideração a sua taxa de colesterol e se existem outros fatores associados como tabagismo, excesso de peso ou diabetes, por exemplo.

Veja a bula do Evolocumab em: Repatha.

Principais efeitos colaterais dos remédios para o colesterol

Os efeitos colaterais mais comuns dos remédios para o colesterol que pertencem ao grupo das estatinas incluem dores abdominais, náuseas, prisão de ventre, gases, fraqueza, indigestão, cãibras, parestesias, que são sensações de formigamento. Também pode ocorrer elevação dos níveis de enzimas hepáticas e, se isso acontecer, o medicamento deverá ser suspenso.

Os remédios para o colesterol alto também ajudam a emagrecer porque facilitam a eliminação de gordura pelas fezes, no entanto, não devem ser utilizado com este objetivo.

Remédios naturais para baixar o colesterol

Os remédios naturais também podem ser indicados para controlar os níveis de colesterol no sangue, mas também devem ser utilizados sob orientação médica e respeitando as orientações de cada bula ou rótulo do medicamento. Alguns remédios ou suplementos naturais para baixar o colesterol incluem:

Lecitina da soja Óleo de alho
Fermento de arroz vermelho Óleo de peixe em cápsulas
Ômega 3,6 e 9 em cápsulas Goji Berry em bagas ou cápsulas
Quitosana Niacina

Além dos remédios ou suplementos para baixar o colesterol, é também importante fazer exercício físico e corrigir a dieta, passando a comer mais frutas e vegetais e diminuindo drasticamente o consumo de alimentos gordurosos e frituras porque os remédios não substituem a dieta e os exercícios, sendo somente um complemento.

Veja outras formas naturais de baixar o colesterol em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...