Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para baixar o Colesterol

O tratamento para baixar o colesterol elevado pode ser realizado com diferentes tipos de medicamentos, que devem ser receitados pelo médico. Geralmente, os medicamentos de primeira linha são as estatinas, sendo que, os sequestradores dos ácidos biliares ou o ácido nicotínico são considerados em alguns casos, como naqueles em que a pessoa não tolera as estatinas, por exemplo.

Existem situações em que o médico também pode aconselhar a associação de dois medicamentos em simultâneo, para otimizar os resultados, nomeadamente em casos em que os níveis de LDL sejam muito altos ou quando existe um alto risco cardiovascular.

Alguns dos remédios mais usados para baixar o colesterol, são:

MedicamentosExemplos de medicamentosMecanismo de açãoPossíveis efeitos colaterais
EstatinasPravastatina, sinvastatina, fluvastatina, atorvastatina, rosuvastatina.Inibem a produção de colesterol no fígado.Alterações gastrointestinais e dores de cabeça.
Sequestradores dos ácidos biliaresColestiramina, colestipol, colesevelam.Diminuem a reabsorção intestinal dos ácido biliares (produzidos no fígado a partir do colesterol), levando à estimulação da conversão do colesterol em mais ácidos biliares para compensar essa diminuição.Prisão de ventre, excesso de gases intestinais, enfartamento e náuseas.
EzetimibaEzetimiba.Inibem a absorção de colesterol no intestino.Infecções respiratórias, dor de cabeça, dor de costas e dores musculares.
FibratosFenofibrato, genfibrozila, bezafibrato, ciprofibrato e clofibrato.Alteram a transcrição de genes envolvidos no metabolismo das lipoproteínas.Alterações gastrointestinais, aumento das enzimas hepáticas e do risco de formação de cálculos biliares.
Ácido nicotínicoÁcido nicotínico.Inibe a síntese de triglicerídeos no fígado, levando a um aumento da degradação de apolipoproteínas, reduzindo a secreção de VLDL e LDL.Vermelhidão da pele.

Como complemento aos remédios para baixar o colesterol alto, deve ser adotado um estilo de vida saudável, como a realização de uma alimentação saudável, a prática regular de exercício físico, perda de peso e a redução do uso do cigarro e da ingestão de álcool, que contribuem para o aumento do colesterol HDL e diminuição do colesterol LDL.

Remédios naturais para baixar o colesterol

Os remédios naturais também podem ser indicados para controlar os níveis de colesterol no sangue, mas também devem ser utilizados sob orientação médica e respeitando as orientações de cada bula ou rótulo do medicamento.

Remédios para baixar o Colesterol

Alguns alimentos, plantas ou suplementos naturais que podem ser usados para baixar o colesterol incluem:

  • Fibras solúveis, como a aveia, pectina presente em diversas frutas ou sementes de linhaça, porque contribuem para a redução da absorção do colesterol e da reabsorção dos sais biliares a nível intestinal;
  • Chá verde, que contribui para a redução do colesterol LDL devido à redução da absorção do colesterol e redução da produção de colesterol no fígado;
  • Levedura de arroz vermelho, a monacolina K, que tem um mecanismo de ação semelhante às estatinas e, por isso, inibe a produção de colesterol no fígado;
  • Fitosteróis, que estão presentes em alimentos, como frutas, legumes e óleos vegetais ou em suplementos como a Collestra ou o Gerovital, por exemplo. Os fitosteróis também inibem a produção de colesterol no fígado;
  • Lectina de soja, que contribui para o aumento do metabolismo e transporte das gorduras, ajudando a reduzir o colesterol. A lectina de soja também está disponível em suplementos alimentares, como é o caso da marca Stem ou Sundown, por exemplo;
  • Ômega 3, 6 e 9, que contribuem para a redução do colesterol LDL e aumento do colesterol HDL. Os ômegas estão presentes em diversas marcas de suplementos alimentares ou alimentos como peixes, azeite, abacate, frutos secos e sementes de linhaça, por exemplo;
  • Quitosana, que é uma fibra natural de origem animal, que contribui para a redução da absorção de colesterol a nível intestinal.

Além dos remédios ou suplementos para baixar o colesterol, é também importante fazer uma alimentação equilibrada pobre em alimentos gordurosos e frituras.

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre o que comer para manter níveis saudáveis de colesterol:

COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

81 mil visualizações


Bibliografia

  • GUEDES, Vânia Patrícia Oliveira. Farmacologia clínica dos antidislipidémicos. Mestrado Integrado em Medicina, 2012. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • TEIXEIRA, Jorge Manuel Rodrigues Maldonado. “Suplementos Alimentares Utilizados em Hipercolesterolémia em Alternativa à Medicação Convenciona. Monografia - Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas , 2017. Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
  • APLICAÇÕES NUTRICIONAIS DA QUITOSANA: UMA BREVE REVISÃO. Link: <revistaconexao.aems.edu.br>. Acesso em 16 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem