Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Coração grande (cardiomegalia): o que é, sintomas, causas e tratamento

A cardiomegalia, popularmente conhecida como coração grande, é uma condição grave e de difícil tratamento que acontece com mais frequência em idosos, porém também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos.

Devido ao crescimento do coração, o bombeamento de sangue para todo o corpo fica comprometido, o que provoca cansaço intenso e falta de ar, por exemplo. Apesar de ser uma doença grave e que pode levar à morte, a cardiomegalia pode ser tratada e tem cura principalmente quando identificada no início.

Coração grande (cardiomegalia): o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas de Cardiomegalia

O aumento do coração faz com que o sangue fique acumulado em seu interior, nas veias e nos pulmões, levando ao surgimento de sintomas, sendo os principais:

  • Falta de ar, que piora ao longo do tempo;
  • Fraqueza e cansaço ao realizar pequenos esforços;
  • Tonturas e desmaios;
  • Palpitações cardíacas;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Diminuição da quantidade de urina produzida por dia.

É importante procurar o médico logo que esses sintomas apareçam, pois quando não tratada a cardiomegalia pode causar insuficiência cardíaca, infarto e morte súbita.

Como é o tratamento

O tratamento para a cardiomegalia deve ser feito de acordo com a indicação do cardiologista, podendo ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos diuréticos e que controlam a pressão arterial e os batimentos cardíacos, melhorando o funcionamento do coração. Os remédios normalmente utilizados para tratar a cardiomegalia são Carvedilol, Metoprolol, Bisoprolol, Enalapril, Captopril, Ramipril, Espironolactona e Furosemida.

No entanto, se o uso de remédios não for suficiente, pode ser necessário fazer cirurgia para refazer a estrutura do coração ou transplante cardíaco. Entenda como é feito o transplante cardíaco.

Causas e diagnóstico da Cardiomegalia

O coração grande normalmente é consequência de algumas doenças, como Doença de Chagas, hipertensão arterial sistêmica, alteração das válvulas cardíacas, insuficiência cardíaca e má circulação, além de também poder acontecer devido ao alcoolismo e a problemas na estrutura das células do coração.

O diagnóstico da cardiomegalia é feito com base na história clínica da pessoa e através de exames como raio-x e do eletrocardiograma, que identifica o grau de insuficiência cardíaca apresentado pelo coração. Além disso, podem ser solicitados exames laboratoriais para avaliar o funcionamento do coração. Dessa forma, é importante identificar or primeiros sinais de problemas no coração para que o tratamento adequado seja logo iniciado e possam ser evitadas complicações.

Saiba reconhecer os primeiros sinais de problemas no coração.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem