10 alimentos que ajudam a emagrecer (rápido e com saúde)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
fevereiro 2023

Os alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias, como a melancia, a aveia e a berinjela, por exemplo.

Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ao longo do dia, junto com uma alimentação saudável e variada, e a prática diária de atividades físicas, como caminhada, dança e musculação, por exemplo, para aumentar o gasto de calorias.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin alguns alimentos que ajudam a emagrecer:

1. Pera

A pera é rica em água e contém 71% de fibras insolúveis, garantindo maior sensação de saciedade e melhora do trânsito intestinal. Além disso, o açúcar natural da fruta tira a vontade por doces e aumenta gradualmente o açúcar do sangue, o que ajuda a reduzir a fome e a evitar o consumo de alimentos açucarados.

Como consumir: Para ajudar a emagrecer, ela deve ser consumida cerca de 20 minutos antes das refeições principais.

2. Canela

A canela é um condimento aromático que pode causar um efeito termogênico no organismo, podendo aumentar o metabolismo e aumentar o processo de queima de gordura corporal.

Além disso, a canela também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a resistência à insulina, o que também favorece a perda de peso. Outros alimentos que possuem propriedades termogênicas são o gengibre, a pimenta vermelha, o café e o chá de hibisco. Conheça mais sobre os alimentos termogênicos.

Como consumir: Pode-se adicionar a canela facilmente em diversas preparações, como frutas, sucos, batidos, café, chá, bolo e bolachas, por exemplo.

3. Berinjela

A berinjela, além de ser uma fruta baixa em calorias, já que 100 gramas possuem apenas 24 calorias, também é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, no combate ao mau colesterol e à má digestão, produzindo sensação de saciedade.

Além disso, ela é rica em água, vitaminas e minerais, e pobre em calorias, ajudando a combater a retenção de líquidos e a desinchar o corpo.

Como consumir: É possível preparar a água de berinjela e beber ao longo do dia em substituição à água. Também é possível adicionar a berinjela em saladas e prepará-la em forma de chips, por exemplo. Veja algumas receitas para emagrecer comendo berinjela.

4. Arroz integral

O arroz integral, diferentemente do arroz branco, é rico em fibras, ajudando a aumentar a saciedade e fazendo com que a quantidade de alimentos ingeridos seja menor. Também é rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio, que são nutrientes antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, a concentração e a memória.

Como consumir: É importante que a quantidade a ser consumida seja controlada, porque apesar de ser um alimento integral, quando se come em excesso passa a ter o efeito contrário. No caso de se desejar saber qual é a porção adequada, o ideal é procurar orientação de um nutricionista para que seja realizada uma avaliação e seja indicado um plano nutricional adaptado às necessidades da pessoa.

5. Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis e proteínas, que dão saciedade e regulam o intestino. Além disso, seu consumo também ajuda a regular a glicemia e controlar o colesterol alto, fazendo com que a fome demore mais tempo a chegar.

Como consumir: A aveia é bastante versátil, podendo ser consumida na forma de mingau ou acrescentada em frutas picadas, vitaminas, bolos e biscoitos.

6. Farelo de trigo

O farelo de trigo é muito rico em fibras, possuindo 12,5 gramas de fibras por cada 100 gramas do alimento, e tem poucas calorias, podendo ser utilizado para combater a prisão de ventre, ajudar no controle da glicemia e aumentar a saciedade.

Como consumir: Como ele praticamente não altera o sabor dos alimentos, pode ser adicionado em todas as preparações para diminuir a absorção de gordura no intestino. Saiba como utilizar o farelo de trigo.

7. Morango

O morango, além de possuir poucas calorias, é rico em fibras, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensação de saciedade, diminuindo as quantidades de calorias diárias ingeridas e promovendo a perda de peso. Também é rica em vitamina C, folato e outros compostos fenólicos que proporcionam efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Como consumir: Esta fruta pode ser consumida inteira ou em sucos, podendo inclusive ser utilizada na preparação de sucos detox para melhorar o metabolismo. Confira algumas receitas de suco detox.

8. Chá verde

O chá verde possui propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura. Isso acontece porque é rico em cafeína, um estimulante que ajuda a queimar gordura durante o exercício. Além disso, é rico em catequinas, que são potentes antioxidantes que ajudam a melhorar o metabolismo. Veja outros benefícios do chá verde.

Como consumir: O chá verde deve ser consumido sob orientação de um médico ou nutricionista e para prepará-lo deve-se adicionar 1 colher da erva em 1 xícara de água fervente, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Pode-se beber até 4 xícaras (de chá) do chá verde por dia.

9. Linhaça

A linhaça é rica em antioxidantes e ômega-3, um tipo de gordura boa que ajuda no controle do colesterol e que diminui a inflamação no organismo, facilitando o processo de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras que melhoram a digestão e aumentam a saciedade. Conheça mais sobre os benefícios da linhaça.

Como consumir: O ideal é consumir os grãos de linhaça triturados ou em forma de farinha, podendo ser adicionada 1 ou 2 colheres de sopa nos cereais, saladas, sucos e iogurtes. Também pode ser acrescentada na preparação de pães, tortas e bolos.

10. Leguminosas

As leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.

Como consumir: Consumir 4 colheres de sopa por dia é o suficiente para obter seus benefícios, especialmente quando é consumido juntamente com o arroz integral, pois a combinação forma uma proteína de elevada qualidade.

Assista ao vídeo a seguir e conheça outros alimentos que ajudam a emagrecer:

Esta informação foi útil?

Escrito por Manuel Reis - Enfermeiro. Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em fevereiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • GIAMPIERI Francesca et al. The strawberry: Composition, nutritional quality, and impact on human health. Nutrition. 28. 9-19, 2012
  • MASOOD SADIQ BUTT and M. TAUSEEF SULTAN;. Coffee and its Consumption: Benefits and Risks. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. 363–373 , 2011
Mostrar bibliografia completa
  • TURNER Tonya et al. Dietary Adherence and Satisfaction with a Bean-Based High-Fiber Weight Loss Diet: A Pilot Study. ISRN Obesity Journal. 1-5, 2013
  • SONI Rajju et al. Flaxseed – composition and its health benefits. Research in Environment and Life Sciences. 9. 3; 310-316, 2016
  • THENMOZHI P et al. Effectiveness of cinnamon tea in reducing weight among late obese adolescence. Asian Journal of Pharmaceutical and Clinical Research. 10. 4; 156-159, 2017
  • DREHER Mark. Role of fiber and healthy dietary patterns in body weight regulation and weight loss. Advances in Obesity Weight Management & Control. 3. 5; 244-255, 2015
  • REILAND Holly et al. Systematic Review of Pears and Health. Nutrition Today . 50. 6; 301-305, 2015
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • CALORIAS NEGATIVAS: como emagrecer comendo mais

    13:33 | 15396 visualizações
  • 5 PASSOS para EMAGRECER fácil, rápido e de vez

    13:28 | 58337 visualizações
  • 7 Alimentos para EMAGRECER mais rápido

    13:16 | 212060 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1470704 visualizações
  • Nutricionista ensina o melhor SUCO DETOX para emagrecer e desinchar

    10:54 | 824638 visualizações