15 dicas para emagrecer rápido (e perder barriga)

Atualizado em dezembro 2023

Algumas dicas para emagrecer mais rápido e perder barriga incluem praticar exercícios físicos regularmente, fazer déficit calórico e comer devagar, porque ajudam a acelerar o metabolismo e controlar a fome ao longo do dia, promovendo a perda de peso.

Além disso, é importante também priorizar os alimentos ricos em fibras, como leguminosas, frutas, legumes e verduras. Isso porque esses alimentos levam mais tempo para serem digeridos no estômago, controlando a fome ao longo do dia.

Para emagrecer e perder barriga de forma saudável, é aconselhado consultar um nutricionista, para fazer uma avaliação nutricional completa e planejar um plano alimentar adaptado às necessidades nutricionais de cada pessoa.

Imagem ilustrativa número 1

15 dicas para emagrecer rápido com saúde

Algumas dicas que ajudam a emagrecer e perder a barriga de forma saudável são:

1. Mastigar devagar

Mastigar e bem os alimentos ajuda a emagrecer e perder barriga, porque aumenta o tempo de duração das refeições, fazendo com que o estômago sinalize para o cérebro que o corpo não precisa de mais comida, aumentando a saciedade e reduzindo a quantidade de comida das refeições.

Para isso, é aconselhado sempre fazer as refeições à mesa e evitar distrações, como ver televisão, celular ou tablet, por exemplo. Além disso, pousar os talheres no prato entre uma garfada e outra também ajuda a desacelerar a mastigação.

2. Fazer o déficit calórico

Para emagrecer mais rápido, é aconselhado fazer o déficit calórico, que é quando a quantidade de calorias consumidas em uma dieta é menor do que as calorias que se gasta por dia. Isso faz com que o organismo use as reservas de gordura como fonte de energia, favorecendo a perda de peso.

Para fazer o déficit calórico, deve-se diminuir as calorias da dieta e priorizar os alimentos naturais e saudáveis, como frutas, legumes, cereais integrais, proteínas com pouca gordura e leguminosas, por exemplo. Veja como fazer o déficit calórico.

3. Beber bastante água

Beber bastante água durante o dia ajuda a emagrecer e perder barriga, porque essa bebida ocupa um volume no estômago, prolongando a saciedade e diminuindo a vontade de comer.

A quantidade de água recomendada por dia é entre 1,5 e 3 litros por dia, variando de acordo com fatores como peso, idade e prática de atividade física, por exemplo. Conheça a quantidade de água indicada para cada pessoa.

Para pessoas com dificuldade de beber água pura, pode-se beber chás sem açúcar ou águas aromatizadas com gengibre, hortelã ou limão, por exemplo. Veja algumas receitas de água saborizada.

4. Praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos entre 150 e 200 minutos, pelo menos 3 vezes na semana, é fundamental para emagrecer e perder barriga. Isto porque os exercícios físicos aceleram o metabolismo, estimulando a quebra de gordura corporal.

Os exercícios físicos devem ser de moderada a alta intensidade e devem incluir atividades aeróbicas, como dança, corrida, natação e bicicleta, e de resistência, como musculação, calistenia e GAP. Veja alguns exercícios que ajudam a emagrecer.

5. Comer proteínas magras

Comer proteínas magras em todas as refeições, como tofu, ovo, feijão e frango, ajuda a emagrecer mais rápido e perder barriga, porque esses alimentos aumentam a liberação de do hormônio peptídeo, que promove a saciedade, diminuindo a fome e facilitando a perda de peso. Conheça outros alimentos fonte de proteínas.

Assim, pode-se incluir às refeições 2 ovos, 1 filé de frango pequeno, 1 concha pequena de feijão ou 1 posta média de peixe no almoço ou jantar, e 1 iogurte natural sem açúcar no café da manhã ou nos lanches, por exemplo.

6. Evitar alimentos ultraprocessados

Para emagrecer e perder barriga deve-se evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Isso porque esses alimentos geralmente são ricos em, açúcar e/ou gordura, nutrientes que estimulam a vontade de comer e aumentam as calorias da dieta, dificultando a perda de peso.

Alguns alimentos ultraprocessados que devem ser evitados são salgadinhos de pacote, sorvete, cereais matinais, refrigerante e pizza. Confira outros alimentos ultraprocessados.

7. Comer alimentos ricos em fibras

Comer alimentos ricos em fibras em todas as refeições, como arroz integral, pão integral, maçã, alface, abóbora e tomate ajudam a emagrecer e perder barriga. Conheça outros alimentos ricos em fibra que ajudam a emagrecer.

Isto acontece porque as fibras formam um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e diminuindo, assim, a ingestão de alimentos.

8. Fazer a dieta low carb

A dieta low carb ajuda a emagrecer rápido e perder barriga, por ser um estilo de alimentação onde se diminui a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão e tapioca, e se aumenta o consumo de proteínas, fibras e gorduras saudáveis, nutrientes que controlam a fome e melhoram o funcionamento do intestino. Saiba como fazer a dieta low carb.

9. Evitar ficar com muita fome

Ficar muito tempo com fome pode atrapalhar o emagrecimento, porque muitas pessoas tendem a comer maior quantidade de alimentos do que realmente precisariam na refeição seguinte.

Além disso, ao ficar muito tempo com fome, é comum aumentar também a vontade de comer alimentos ricos em calorias, como sorvetes, salgadinhos, refrigerantes e frituras, atrapalhando o emagrecimento e a perda da barriga.

10. Dormir de 7 a 9 horas

Dormir entre 7 a 9 horas por noite ajuda a emagrecer e perder barriga, porque é durante o sono que o GH é produzido, um hormônio que é importante para a queima de gordura corporal. Saiba quantas horas de sono são indicadas para cada pessoa.

Além disso, é durante o sono que acontece a produção de grelina e leptina, que são hormônios que regulam a fome e a saciedade. Por isso, dormir é uma forma natural para equilibrar o apetite e facilitar o emagrecimento.

11. Evitar bebidas alcoólicas

Para emagrecer e perder barriga, é recomendado evitar as bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja, whisky e espumante, porque essas bebidas são ricas em calorias que dificultam a perda de peso.

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas geralmente é acompanhado de petiscos, como queijos gordos, salame, geleias e batata frita, por exemplo, que são alimentos ricos em calorias e que, por isso, também atrapalham o emagrecimento.

12. Fazer um diário alimentar

Fazer um diário alimentar, anotando-se tudo o que se come ao longo do dia é uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga, porque melhora a percepção do que e como se come, ajudando a identificar o que deve ser mantido e o que pode ser substituído na dieta.

No diário alimentar é importante anotar a hora das refeições, os tipos e as quantidades dos alimentos. Além disso, é importante também anotar o local e o motivo da refeição, como se comeu porque estava com ansiedade ou com fome, por exemplo. Veja como fazer o diário alimentar.

13. Tomar suco de limão

O suco de limão ajuda a emagrecer, porque essa bebida limpa as papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces, que podem engordar ou prejudicar a dieta.

Para isso, pode-se beber o suco de limão, sem açúcar ou adoçante, em qualquer horário do dia, puro, ou adicionado aos chás e águas aromatizadas, por exemplo.

14.  Diminuir a porção dos alimentos

Uma porção muito grande dos alimentos favorece o aumento de peso e, por isso, é recomendado consumir 5 porções de frutas 3 verduras ao dia, menos de 30% de gorduras e menos de 10% de açúcar, levando em consideração a ingestão calórica diária.

15. Consultar o nutricionista

Se não conseguir emagrecer e perder barriga com as dicas anteriores, é aconselhado consultar um nutricionista para fazer uma avaliação completa e estabelecer as melhores estratégias para uma dieta saudável e um emagrecimento sustentável.

Se deseja uma dieta saudável para emagrecer, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Vídeos relacionados