Farelo de trigo: para que serve e como usar (com receitas)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2022

O farelo de trigo, também conhecido como fibra de trigo, é a casca do grão do trigo, sendo um alimento rico em fibras, como lignina, celulose e galactanos, que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.

Por conter fibras que ajudam a prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia, o farelo de trigo também é um ótimo alimento para ajudar no processo de emagrecimento. Veja outros alimentos ricos em fibra que também ajudam a emagrecer.

O farelo de trigo é geralmente comercializado em lojas de produtos naturais e supermercados, e tem um sabor neutro, podendo ser adicionado em sucos, leites, frutas e iogurtes. Além disso, o farelo de trigo também pode ser usado em receitas como pães, bolos e biscoitos.

Por possuir propriedade hipoglicemiante, antioxidante, laxativa e sacietogênica, o farelo de trigo promove os seguintes benefícios para saúde:

  1. Combate a prisão de ventre, por ser rico em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino;
  2. Ajuda no controle da diabetes, pois as fibras ajudam a diminuir a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue;
  3. Fortalece o sistema imunológico, porque contém antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, que fortalecem as células do sistema imunológico;
  4. Favorece o emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia;
  5. Evita o surgimento de câncer, como cólon, próstata e mama, por conter fibras e antioxidantes que protegem as células saudáveis contra os radicais livres;
  6. Previne hemorroidas, por conter fibras que facilitam a eliminação das fezes;
  7. Diminui o colesterol "ruim”, porque é rico em fibras que diminuem a absorção de gorduras no intestino;
  8. Previne doenças cardiovasculares, por ser rico em magnésio e potássio, minerais que ajudam a eliminar o excesso de sódio pela urina e favorecem a circulação de sangue.

Além disso, o farelo de trigo também é rico em vitamina B6, um nutriente que aumenta a produção de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g, o equivalente a 10 colheres de sopa de farelo de trigo:

Componentes

Farelo de trigo (100g)

Energia

293 calorias

Proteína

16,2 g

Gordura

5,3 g

Carboidrato

24,9 g

Fibra

40,2 g

Betacaroteno

6 mcg

Vitamina B3

29,6g

Vitamina B6

1,4 g

Ácido fólico

140 mcg

Potássio 

1340 mg

Fósforo

1060 mg

Magnésio

480 mg

Cálcio

75 mg

Zinco

7,3 mg

Selênio

77, 6 mg

Para se obter os benefícios com o consumo do farelo de trigo, é fundamental também manter uma alimentação equilibrada e saudável, e praticar exercícios físicos regularmente.

Como usar

O farelo de trigo pode ser adicionado a frutas, sucos, vitaminas, leites e iogurtes, ou pode ser usado em receitas como bolos, pães, biscoitos e tortas.

Para se obter os benefícios do farelo de trigo, pode-se consumir 10 g, o que corresponde a 1 colher de sopa cheia, de farelo de trigo por dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O farelo de trigo não é indicado para pessoas com alergia e intolerância ao glúten, e com doença celíaca.

Além disso, o farelo de trigo contém frutanos, um tipo de fibra que fermenta no intestino, podendo causar diarreia, dor na barriga e aumentar a produção de gases e, por isso, esse alimento também não é recomendado para pessoas com síndrome do intestino irritável.

A ingestão de mais de 3 colheres de sopa de farelo de trigo por dia pode causar aumento na produção de gases, má digestão, inchaço na barriga e dor no estômago.

Receitas saudáveis com farelo de trigo

Algumas receitas saudáveis com farelo de trigo incluem pão, bolo e biscoito de trigo.

1. Pão de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 4 colheres de manteiga;
  • 3 ovos;
  • ½ xícara de água morna;
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico;
  • 2 xícaras de farelo de trigo.

Modo de preparo:

Em uma tigela, misturar bem os ovos, a manteiga e o farelo de trigo, com uma colher, até ficar uma massa uniforme. Em outro recipiente, misturar o fermento com a água morna e adicionar à mistura feita com os ovos, a manteiga e o farelo de trigo. Misturar bem com uma colher ou espátula e transferir a massa para uma forma de pão untada. Levar a massa ao forno preaquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos, até que a massa fique levemente dourada.

2. Biscoito de farelo de trigo e cacau

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida;
  • 3 colheres de sopa de farelo de trigo;
  • 3 colheres de sopa de sementes de linhaça;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 1 pitada de canela;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • Raspas de limão à gosto.

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 180 ºC. Misturar todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem com as pontas dos dedos até formar uma massa sem grudar nas mãos. Esticar a massa e fazer biscoitos no formato e altura que desejar. Colocar as massas cortadas em um tabuleiro e levar para assar no forno até  os biscoitos ficarem bem dourados.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • ELMADBOULY, A, E, Mohammad. Effect of Wheat Bran on Anthropometric Measures, Serum Glucose and Lipid Profile in Type 2 Diabetes Patients. Pakistan Journal of Biological Sciences. Vol.24. 3.ed; 345-349, 2021
  • A, Aleixandre; M, Miguel. Dietary fiber and blood pressure control. Food and function. Vol.7. 4.ed; 1864-1871, 2016
Mostrar bibliografia completa
  • JUNEJO, A, Shahid et al. Anti-hyperlipidemic and hepatoprotective properties of wheat bran with different particle sizes. Journal of the Science of Food and Agriculture. Vol.99. 4.ed; 1990-1996, 2019
  • PORTFIR. Tabela de Composição dos Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/>. Acesso em 31 jan 2022
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Food Data Central. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/ndb/search/list>. Acesso em 31 jan 2022
  • ONIPE, O, O, Oluwatoyin; JIDEAMI, I, O, Afam; BESWA, Daniso. Composition and functionality of wheat bran and its application in some cereal food products. International Journal of Food Science and Technology. Vol.50. 2509–2518, 2015
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • O PÃO MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO

    14:08 | 304758 visualizações
  • ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

    05:15 | 142009 visualizações