Água de berinjela: para que serve e como fazer (com receitas)

Atualizado em dezembro 2023

A água de berinjela é uma bebida popularmente usada para ajudar a emagrecer, baixar o colesterol sanguíneo, combater a prisão de ventre e prevenir o envelhecimento precoce.

Isso porque a berinjela é um legume que contém boas quantidades de fibras, flavonoides, nasunina e vitamina C, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades laxantes, antioxidantes e sacietogênicas. Confira todos os benefícios da berinjela.

No entanto, ainda não existem estudos científicos suficientes que comprovem os benefícios da água de berinjela para a saúde. Por isso, ao decidir fazer uma dieta para emagrecer ou baixar o colesterol, por exemplo, é aconselhado consultar um nutricionista, que vai fazer uma avaliação completa e planejar uma alimentação de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Os possíveis benefícios da água de berinjela para a saúde são:

1. Ajudar a emagrecer

A água de berinjela poderia ajudar a emagrecer, pois esse legume contém ótimas quantidades de fibras que prolongam a sensação de saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia.

No entanto, deixar a berinjela de molho na água não faz com que o líquido absorva as fibras presentes nesse legume. Além disso, ainda não existem estudos que comprovem os benefícios da água de berinjela no emagrecimento.

2. Baixar o colesterol

Acredita-se que água de berinjela pode baixar o colesterol sanguíneo, pois esse legume é rico em antioxidantes, como nasunina e antocianinas, e fibras, que diminuem a absorção da gordura a nível intestinal e impedem a oxidação das células de gordura, ajudando a baixar o colesterol.

Entretanto, não existem evidências científicas que comprovem que, ao colocar a berinjela de molho na água, as fibras e antioxidantes presentes nesse legume sejam absorvidos pela água.

3. Combater a prisão de ventre

A água de berinjela pode ajudar a combater a prisão de ventre, pois a água hidrata o bolo fecal, evitando o ressecamento das fezes e facilitando a sua eliminação. Conheça todos os benefícios da água para a saúde.

Além disso, acredita-se que a água de berinjela pode ajudar a combater a prisão de ventre, já que esse legume é rico em fibras. No entanto, as fibras presentes na berinjela não são absorvidas pela água.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A água de berinjela pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, porque a água ajuda a eliminar as toxinas do organismo, além de participar da absorção e transporte de vitamina A, vitamina C, colágeno e outros nutrientes importantes para manter a elasticidade e hidratação da pele, evitando o surgimento de flacidez, rugas e celulite.

A água de berinjela pode fornecer antioxidantes que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres. Entretanto, os compostos antioxidantes da berinjela não são liberados quando esse legume é apenas deixado de molho na água.

Como fazer

Para fazer a água de berinjela, basta adicionar 1 berinjela grande com casca, lavada e cortada em cubos numa jarra com 1 litro de água filtrada ou fervida. Em seguida, deixar a bebida descansar na geladeira durante a noite. Pode-se beber a água de berinjela todos os dias, em qualquer horário do dia.

Receitas de água de berinjela

Algumas receitas saudáveis e saborosas de água de berinjela são:

1. Água de berinjela com limão

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada ou fervida;
  • 1 berinjela grande com casca;
  • Suco de 1 limão.

Modo de preparo:

Lavar bem a berinjela e cortar em cubos pequenos. Colocar o suco de limão, a berinjela e a água num jarro, misturar bem, tampar e guardar na geladeira. Essa água pode ser consumida ao longo do dia e em qualquer horário.

2. Água de berinjela com chia

Ingredientes:

  • 500 ml de água;
  • 1/2 berinjela com casca;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de chia.

Modo de preparo:

Lavar bem a berinjela e cortar em cubos pequenos. Numa jarra, colocar a berinjela, as sementes de chia e a água, misturar bem e deixar descansar na geladeira por 1 a 2 horas. Pode-se beber essa água ao longo do dia.