Umbu: 5 benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em janeiro 2024

O umbu, também conhecido como embu ou ambu, é uma fruta que pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce e regular o funcionamento do intestino.

Os benefícios do Umbu são devido ao fato dessa fruta ser fonte de fibras, vitamina C e compostos bioativos, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e laxativas.

Sendo obtido de uma árvore chamada de umbuzeiro (Spondias tuberosa), o umbu tem um sabor adocicado e levemente azedo, podendo ser consumido ao natural ou usado no preparo de sucos, sorvetes, geleias, mousses e outros doces.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do umbu são:

1. Fortalece o sistema imunológico

O umbu é uma boa fonte de vitamina C, que é um nutriente importante para manter um bom funcionamento das células de defesa. Por isso, o consumo do umbu pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico. Veja outros benefícios da vitamina C.

2. Complementa o tratamento de diarreia

A fruta umbu, assim como a casca e raízes da árvore, é usada na medicina popular para complementar o tratamento da diarreia. Este efeito pode estar relacionado com a presença de compostos bioativos, como ácidos fenólicos e flavonoides, que têm propriedades antimicrobianas.

3. Contribui para a hidratação do organismo

O umbu e as raízes da árvore apresentam bastante água na sua composição, sendo tradicionalmente utilizadas para aliviar a sede. Por isso, contribuem para manter o organismo hidratado. Saiba a quantidade de água recomendada para manter o organismo hidratado.

4. Ajuda prevenir o envelhecimento precoce

O consumo da fruta umbu pode favorecer a saúde da pele e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, devido à vitamina C e outros compostos com propriedades antioxidantes na sua composição, como fenóis e flavonoides. Confira os principais alimentos ricos em antioxidantes.

5. Regula o funcionamento do intestino

A fruta umbu é uma fonte de fibras e especialmente as suas sementes são conhecidas por combater a prisão de ventre e manter a flora intestinal saudável, podendo ajudar a regular o funcionamento do intestino. Veja mais frutas que podem ajudar a regular o intestino.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 gramas de umbu fresco:

Componente Umbu fresco (100g)
Energia 37 calorias
Carboidratos 9,44 g
Proteínas 0,84 g
Fibras 1,98 g
Cálcio 11,6 mg
Magnésio 11,3 mg
Fósforo 13,4 mg
Potássio 151 mg
Zinco 0,42 mg
Vitamina C 24,1 mg

Para se obter todos os benefícios do umbu, a fruta deve ser incluída em uma alimentação saudável e variada, além de se realizar atividades físicas regularmente.

Para saber como incluir o umbu na dieta, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

O umbu pode ser consumido fresco, no entanto o fruto maduro normalmente dura apenas 2 ou 3 dias. Por isso, é comum utilizar a polpa do umbu no preparo de receitas que variam desde sucos, sorvetes e geleias até doces como a tradicional umbuzada.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de umbu, é recomendado ingerir no mínimo 2 a 3 porções de frutas por dia, o que equivale entre 160 e 240g.

Receitas saudáveis com umbu

Algumas receitas saudáveis com umbu são o suco e o doce.

1. Suco de umbu

ingredientes:

  • 200g de polpa de umbu;
  • 1 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida;
  • 4 colheres (de sopa) de suco de limão;
  • Gelo a gosto;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura homogênea. Transferir para o copo e beber em seguida.

2. Doce de umbu

Ingredientes:

  • 500g de polpa de umbu;
  • 250 g de açúcar cristal ou 2 colheres (de sopa) de adoçante para forno e fogão.

Modo de preparo:

Descascar e cozinhar os frutos e, em seguida, coar para se obter a polpa separada dos caroços. Dissolver o açúcar na polpa e levar ao fogo, mexendo por 10 a 15 minutos até parar de borbulhar e o doce soltar do fundo da panela. Retirar da panela e deixar esfriar para que o doce fique em ponto de corte.  

A água de cozimento do umbu pode ser usada para se fazer a geleia. Basta misturar mais 500ml de água filtrada e 250g de açúcar e levar ao fogo. Adicionar suco de um limão quando começar a ferver e mexer até o ponto da geleia.