Vômito preto: o que pode ser (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

O vômito preto pode surgir devido a pequenos sangramentos ou hemorragia no trato gastrointestinal, podendo ser causados por condições como gastrite, doença de Crohn, febre amarela, varizes esofágicas ou ainda pelo uso de alguns medicamentos.

De acordo com a causa do vômito preto, outros sintomas que também podem estar presentes são dor de estômago, queimação, fraqueza, febre, fezes escurecidas e perda de peso sem motivo aparente.

Assim, na presença de vômito preto, acompanhado ou não de outros sintomas, é recomendado consultar o clínico geral ou gastroenterologista, para que seja feita uma avaliação completa e seja indicado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas do vômito preto são:

1. Gastrite

A gastrite é a inflamação do estômago que pode provocar danos na mucosa gástrica, levando ao surgimento de úlceras que podem sangrar e causar o vômito preto.

Além disso a gastrite também pode causar sintomas como dor de estômago, indigestão, arrotos frequentes e sensação de queimação. Conheça os principais sintomas de gastrite.

O que fazer: o tratamento é feito com o uso de remédios, como omeprazol, hidróxido de alumínio e pantoprazol, que devem ser prescritos pelo médico.

Além disso, é importante também manter a alimentação adequada, priorizando legumes, verduras e frutas cozidas e diminuindo o consumo de alimentos como café, chá preto, refrigerante, bebidas alcoólicas, molhos e alimentos gordurosos e condimentados. Confira mais detalhes do tratamento para gastrite.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que geralmente provoca sintomas como diarreia frequente, dor abdominal, sangue nas fezes e febre.

No entanto, em casos mais raros, a doença de Crohn também pode causar o surgimento de vômito preto, devido a presença de sangue. Saiba identificar os sintomas da doença de Crohn.

O que fazer: o tratamento é indicado pelo médico e inclui principalmente o uso de medicamentos como corticoides, imunossupressores e antibióticos; a realização de uma dieta balanceada, orientada por um nutricionista ou nutrólogo. Saiba o que comer na doença de Crohn.

3. Febre amarela

Em casos mais graves febre amarela pode causar sintomas mais sérios, incluindo o vômito preto, devido à presença de sangue, dor abdominal intensa, sangramento pelo nariz e olhos.

A febre amarela é uma doença infecciosa provocada por vírus transmitido por mosquitos, como o Aedes Aegypti e o Haemagogus sabethes, causando sintomas como dor de cabeça intensa, febre alta e dor muscular generalizada. Conheça melhor sobre a febre amarela.

O que fazer: o tratamento inclui repousar; beber bastante líquidos, que pode ser na forma de água, água de coco, sucos naturais ou chás, por exemplo; e usar remédios prescritos pelo médico, como paracetamol, dipirona, omeprazol, e metoclopramida.

4. Úlcera péptica

A úlcera péptica, conhecida também como úlcera gástrica, é uma ferida que pode provocar sangramento no estômago, causando vômito preto. Outros sintomas que também podem estar presentes na úlcera péptica são dor de estômago, que piora ao comer ou beber, barriga inchada e sangue nas fezes.

O que fazer: O tratamento deve ser feito pelo gastroenterologista e tem o objetivo de aliviar os sintomas e evitar o aumento da úlcera. Assim, o médico pode recomendar mudança nos hábitos alimentares e o uso de medicamentos antibióticos, como amoxicilina ou metronidazol, inibidores da bomba de prótons, como omeprazol e lansoprazol, analgésicos e antiácidos.

5. Varizes esofágicas

As varizes esofágicas são veias dilatadas no esôfago que podem sangrar causando sintomas como vômito preto, fezes escurecidas ou pretas, tontura e fraqueza, podendo colocar a vida da pessoa em risco nos casos mais graves.

O que fazer: o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, como propranolol, vasopressina ou somatostatina; a colocação de uma ligadura elástica em volta das varizes; ou através de uma cirurgia, chamada de shunt hepático, que é feita principalmente nos casos mais graves. Saiba como é o tratamento das varizes esofágicas.

6. Esofagite

A esofagite é uma inflamação do esôfago que pode causar danos na parede do esôfago, causando o sangramento e levando ao surgimento de sintomas como vômito preto, azia, gosto amargo na boca, dificuldade para engolir e dor de garganta, por exemplo. Entenda melhor sobre a esofagite.

O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo gastroenterologista, sendo geralmente indicado o uso de medicamentos inibidores da produção de ácido, como omeprazol ou esomeprazol, além de ser também recomendada a adoção de uma dieta balanceada e mudanças no estilo de vida, como evitar deitar após as refeições, por exemplo.

7. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, causando inflamação constante da parede do esôfago, e podendo causar vômito preto, devido à presença de sangue.

Além disso, o refluxo gastroesofágico também causa sintomas como queimação, azia, arrotos, tosse secas frequente e sensação de bolo na garganta.

O que fazer: o tratamento pode ser feito com medidas simples, como manter uma alimentação adequada ou usar remédios como antiácidos, domperidona ou omeprazol, que aceleram o esvaziamento gástrico, reduzem a quantidade de ácido no estômago ou neutralizam a acidez do estômago.

8. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida ou aspirina, podem provocar sangramento no estômago, levando ao surgimento do vômito preto.

O que fazer: é recomendado consultar o médico que prescreveu o uso desses medicamentos, para verificar a possibilidade de diminuição da dosagem ou substituição por outros remédios.

9. Câncer de estômago ou esôfago

O vômito preto pode surgir devido ao câncer de estômago ou esôfago, que são situações que podem causar o sangramento no trato gastrointestinal principalmente nos estágios mais avançados dessa doença.

Além do vômito preto, outros sintomas que também podem estar presentes são perda do apetite, dor na barriga frequente, perde de peso sem motivo aparente, cansaço excessivo, dificuldade ou dor para engolir e fezes escuras e com mau cheiro. Conheça melhor os sintomas do câncer de estômago e de esôfago.

O que fazer: o tratamento do câncer de estômago e esófago inclui a cirurgia para remoção do esôfago, a radioterapia, a quimioterapia, a imunoterapia, que devem ser indicados pelo médico conforme o tipo, o estadiamento o do câncer e o estado geral de saúde da pessoa.