Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que pode deixar as fezes escuras e o que fazer

As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes, por exemplo.

No entanto, as fezes escuras, ou negras, também podem surgir em outras situações menos preocupantes, como quando se faz uma dieta rica em ferro, quando se está tomando suplementos de ferro ou quando se faz uso de alguns tipos específicos de remédios.

Ainda assim, sempre que as fezes permanecerem escuras por mais de 2 dias é importante consultar um gastroenterologista para fazer exames de fezes ou uma colonoscopia, por exemplo, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Conheça outras alterações da cor do cocô e suas causas comuns.

O que pode deixar as fezes escuras e o que fazer

As causas mais comuns para o aparecimento de fezes escuras incluem:

1. Ingestão de alimentos ricos em ferro

Fazer uma alimentação muito rica em alimentos como feijão, carne vermelha ou beterraba aumenta os níveis de ferro no organismo, fazendo que o intestino não absorva todo o ferro disponível nos alimentos, sendo eliminado na fezes e provocando uma coloração escura.

No entanto, as fezes escuras que surgem devido à ingestão excessiva normalmente não apresentam um cheiro fétido, como as fezes que se encontram escurecidas devido à presença de sangue, por exemplo.

O que fazer: deve-se evitar a ingestão exagerada de alimentos ricos em ferro e observar se as fezes voltam a apresentar uma coloração mais clara. Veja quais os alimentos a evitar em: Alimentos ricos em ferro.

2. Consumo de alimentos vermelhos ou pretos

Além dos alimentos ricos em ferro, aqueles que possuem uma coloração vermelha muito intensa ou que têm cor preta, também podem alterar a cor das fezes, deixando-as mais escuras. Alguns exemplos de alimentos incluem:

  • Alcaçuz;
  • Mirtilos;
  • Chocolate negro;
  • Gelatina com corante vermelho;
  • Beterraba.

Caso se desconfie que esta possa ser a causa é recomendado ter atenção à alimentação durante 2 ou 3 dias, evitando esse tipo de alimento, e observar se as fezes acabam por clarear. Se ainda assim as fezes continuarem muito escuras é possível que seja outra causa e é importante consultar um gastroenterologista.

3. Uso de suplementos e remédios

O uso de alguns suplementos, especialmente os de ferro e chumbo, assim com o uso de alguns remédios, como anti-coagulantes ou anti-inflamatórios, podem levar ao escurecimento das fezes cerca de 1 a 2 dias após o início do tratamento.

O que fazer: caso a alteração na coloração das fezes surja pouco tempo após iniciar o tratamento com um remédio ou suplemento, é recomendado consultar o médico que o prescreveu para trocar o remédio, caso seja possível.

4. Problemas no sistema digestivo

As fezes escuras também podem ser sinal de presença de sangue e, por isso, nesse caso são chamadas de melena, apresentando-se como fezes pretas, pastosas e com cheiro forte.

Neste caso, o sangramento geralmente pode ser provocado pela presença de úlceras no estômago ou varizes esofágicas, por exemplo, mas também pode ser sinal de problemas mais graves como câncer no estômago ou intestino.

O que fazer: para se desconfiar a presença de sangue nas fezes, além das características do cocô, uma boa técnica é colocar água oxigenada no vaso sanitário e, caso surja espuma é sinal de que pode conter sangue. No entanto, a única forma de confirmar esse diagnóstico é indo numa consulta com um gastroenterologista e fazer exames, como exame de fezes, colonoscopia ou endoscopia.

O que deixa as fezes escuras no bebê

O que pode deixar as fezes escuras e o que fazer

As fezes escuras no bebê são normais quando acontecem logo após o parto, sendo chamadas de mecônio. O mecônio é uma substância de cor verde escuro produzida pelo feto durante a gestação, que é expelido nas primeiras horas de vida. Até o sexto dia de vida pode ser normal fezes em tom marrom ou verde bastante escuro. Veja outras causas de fezes verdes.

Porém, com o passar de algumas semanas e meses, as fezes vão mudando de cor e textura, especialmente após a introdução de novos alimentos, como mingaus, frutas, legumes, carnes e ovos, por exemplo.

Em alguns casos, nos bebês, pode aparecer uma pequena quantidade de sangue nas fezes, tornando-a mais escura, mas geralmente não é grave, pois são causadas por gripes ou alergia ao leite. No entanto, se isso ocorrer é importante informar o pediatra para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento.

Saiba mais em: Porque as fezes do bebê podem ficar escuras.

Quando ir ao médico

Sempre que existe suspeita de que as fezes escuras estão sendo causadas pela presença de sangue digerido é muito importante consultar um gastroenterologista. No entanto, também é importante consultar o médico se existirem sinais e sintomas como:

  • Presença de cheiro fétido;
  • Dor abdominal intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Presença de sangue vermelho vivo nas fezes ou vômito;
  • Perda de peso;
  • Alterações do apetite.

Nestes casos, é normal que, além de avaliar os sintomas e o histórico clínico da pessoa, o médico também peça a realização de alguns exames, principalmente exame de fezes e endoscopia.

Bibliografia >

  • GOLDMAN, Lee; SCHAFER, Andrew I.. Goldman-Cecil Medicina. 25.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 892-898.
  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Blood in Stool. Disponível em: <http://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/stool-or-urine-changes/blood-in-stool.html>. Acesso em 07 Fev 2020
  • NHS. Bleeding from the bottom (rectal bleeding). Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/bleeding-from-the-bottom-rectal-bleeding/>. Acesso em 07 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem