Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Gastrite

O tratamento para gastrite pode ser feito com o uso de remédios como o Omeprazol e dieta, mas existem plantas medicinais como a espinheira-santa que podem auxiliar no combate aos sintomas de gastrite, como dor na boca do estômago ou azia, sendo útil para alcançar a cura.

O tratamento da gastrite deve ser direcionado por um gastroenterologista, que geralmente solicita uma endoscopia para verificar a gravidade das lesões nas paredes do estômago. Esse exame pode ser feito antes de iniciar o tratamento e após 2 a 3 meses do tratamento para verificar se está dando certo.

Remédios para gastrite

Os remédios para gastrite como o Omeprazol, por exemplo, diminuem a acidez do estômago, reduzindo assim o desconforto que esta doença provoca. No entanto, seu uso deve ser feito sob orientação médica, pois o uso prolongado deste medicamento está relacionado ao aumento de tumores no estômago.

Quando a bactéria H. Pylori estiver presente é importante erradicá-la com antibióticos específicos por 7, 10 ou 14 dias. Durante este tempo é normal que os sintomas da gastrite pareçam ter aumentado, mas é muito importante levar o tratamento até ao fim. Ao final destes dias, deve-se realizar uma outra endoscopia digestiva com biópsia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada e, caso contrário, reiniciar o uso do antibiótico.

Saiba qual o medicamento mais indicado para o seu caso em: Remédios para gastrite.

O que comer em caso de gastrite

Na dieta para gastrite, recomenda-se que o paciente:

  • Coma pequenas porções de cada vez, sempre de 3 em 3 horas;
  • Só beba líquidos entre as refeições;
  • Prefira alimentos cozidos e grelhados;
  • Evite condimentos, molhos e intensificadores de sabor como sazon e outros;
  • Evite todo e qualquer tipo de bebida alcoólica, gaseificada ou industrializada, incluindo os sucos industrializados;
  • Evite alimentos crus e de difícil digestão como carne vermelha;
  • Evite café, chocolate, chá preto, assim como frutas ácidas como limão, laranja ou abacaxi.

Quem já sofreu com a gastrite possui maiores chances de voltar a sofrer com a doença e, portanto, deve-se adotar este novo estilo alimentar por toda a vida. Assista:

Tratamento caseiro para gastrite

Um ótimo tratamento natural para gastrite é tomar o suco da batata crua em jejum todos os dias. A batata possui propriedades antiácidas que ajudam a diminuir a concentração de ácido gástrico no estômago e assim ajuda no tratamento da doença. Quem sofre com a H. Pylori pode eliminá-la tomando suco de arando todos os dias.

Outra opção de tratamento natural para gastrite é tomar o chá de espinheira santa cerca de meia hora antes do almoço e do jantar, diariamente.

Tratamento para gastrite nervosa

O tratamento para gastrite nervosa é exatamente o mesmo que citamos acima, mas, neste caso, é importante manter-se calmo, evitando as situações que favorecem o estresse e a ansiedade.

Tomar um chá calmante, como o de Valeriana, durante o dia ou alguns instantes antes dos potenciais momentos de estresse pode trazer grandes benefícios, diminuindo a incidência da doença. A prática de exercícios também pode ajudar a aliviar o estresse e assim diminuir a incidência de gastrite nervosa. Saiba mais em: Tratamento para gastrite nervosa.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da gastrite podem ser notados durante o tratamento e incluem a diminuição da dor e a maior facilidade para fazer a digestão dos alimentos. Geralmente, a gastrite nervosa também melhora quando o paciente fica mais calmo.

Sinais de piora

Os sinais de piora da gastrite surgem quando o indivíduo não segue o tratamento corretamente, consome bebidas alcoólicas ou come alimentos ácidos ou gordurosos e incluem o aumento da dor, da azia, barriga inchada, náuseas e vômitos.

Complicações da gastrite

As complicações da gastrite podem ser o desenvolvimento de uma úlcera gástrica, que se não for devidamente tratada pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de estômago. No entanto, ao realizar o tratamento a cura da gastrite pode ser alcançada.

Mais formas naturais de tratar a gastrite em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...