Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda como é feito o tratamento de varizes

O tratamento de varizes pode ser feito com diversas técnicas com laser, espuma, glicose ou nos casos mais graves, cirurgia, que são recomendadas de acordo com as características da varize. Além disso, o tratamento inclui alguns cuidados, como evitar ficar muito tempo sentado ou de pé porque isto melhora a circulação sanguínea no corpo, diminuindo as varizes e os seus sintomas.

No caso dos vasinhos capilares avermelhados, o tratamento envolve a realização de uma escleroterapia, uma técnica feita em consultório onde o médico recorre à utilização de agulhas e de produtos químicos para interromper o fluxo de sangue nos vasos. 

Entenda como é feito o tratamento de varizes

As principais formas de tratamento de varizes são:

1. Tratamento com laser

O tratamento a laser para eliminação de varizes, também chamado de escleroterapia a laser, é muito eficaz para tratar vasos pequenos médios que aparecem no nariz, bochechas, tronco e pernas. O tratamento com laser não causa muita dor em comparação aos outros tratamentos, não é um procedimento invasivo e garante bons resultados, no entanto, pode necessitar a realização de um tratamento complementar para aumentar a eficácia do tratamento. Após o laser é importante evitar a exposição ao sol e utilizar filtro solar para evitar que a região tratada fique manchada. Entenda como é feita a escleroterapia a laser. 

2. Tratamento com espuma

O tratamento de varizes com espuma, conhecido como escleroterapia com espuma, é eficaz nas varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos e para as microvarizes. A espuma é uma mistura de gás carbônico com um líquido, que juntos são aplicados diretamente nas varizes, fechando a veia. O tratamento com espuma é praticamente definitivo e após o procedimento é recomendado utilizar meias elásticas de compressão para melhorar a circulação e diminuir as chances das varizes reaparecerem. Veja como é feita a escleroterapia com espuma. 

3. Tratamento natural 

Um bom tratamento natural para varizes é tomar um comprimido de castanha da índia, porque esta planta medicinal melhora a circulação sanguínea, sendo uma boa opção para complementar o tratamento indicado pelo médico. Pode-se comprar a castanha da índia em farmácias, farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais, mas ela só deve ser tomada quando indicada pelo médico.

Outra opção natural para tratamento das varizes é a utilização de fitoterápicos, como a Novarrutina e o Antistax, pois possuem substâncias capazes de aliviar a dor e o inchaço das pernas com varizes. Além disso há opções de remédios caseiros para tratar varizes, como o suco de uva e a compressa de couve, por exemplo. Veja 8 remédios caseiros para varizes.

4. Cirurgia 

A cirurgia para varizes é indicada para os casos mais graves, onde as varizes são muito grossas, com mais de 1 dedo de calibre, gerando sintomas como inchaço nas pernas, dor e coceira, o que pode trazer complicações. A recuperação da cirurgia de varizes depende da quantidade e do tamanho das veias que são retiradas. Veja como é feita a cirurgia para varizes. 

Entenda como é feito o tratamento de varizes

Como garantir os resultados do tratamento

No entanto, é importante seguir algumas recomendações importantes para que o tratamento seja eficaz, como:

  • Usar meias elásticas de compressão diariamente, pois comprimem os vasos sanguíneos, devendo ser colocadas nas pernas logo ao acordar e retiradas para tomar banho e dormir. As meias elásticas de compressão podem ser encontradas nas farmácias ou em lojas de produtos hospitalares, no entanto, devem ser utilizadas sob orientação médica. Saiba para que serve e quando usar as meias de compressão; 
  • Colocar um calço no pé da cama, para melhorar a circulação do sangue na perna;
  • Remédios para varizes, pois diminuem a retenção de líquidos e melhoram o retorno venoso diminuindo as chances de desenvolver novas varizes. Esses remédios devem ser prescritos e orientados pelo médico.

Além disso, é recomendada a prática de algum tipo de atividade física, pois assim o sangue é bombeado com mais força e a capacidade cardíaca também melhora, diminuindo a incidência das varizes.

Como prevenir as varizes

Para prevenir as varizes é recomendado fazer exercícios físicos regulares e acompanhado por um profissional, evitar estar acima do peso, sentar e deitar com as pernas para cima e avaliar a possibilidade de não tomar a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Além disso, é recomendado evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, parado, por muito tempo e evitar usar saltos altos todos os dias. Assim, é possível evitar o aparecimento de varizes ou a volta das varizes antigas.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem