Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda porque surgem Vasinhos Vermelhos na Pele

As telangiectasias, também conhecidas como aranhas vasculares, são pequenos vasinhos capilares avermelhados existentes na superfície da pele, muito finos e ramificados, que surgem geralmente na região das pernas e que são mais comuns em mulheres. Eles podem ser vistos a olho nu e formam uma espécie de teia de aranha. 

Na maior parte dos casos estes vasinhos não provocam problemas graves de saúde ou sintomas, tratando-se assim apenas de um incomodo estético, porém em algumas mulheres eles podem causar dor ou queimação na região, especialmente durante o período menstrual. 

Entenda porque surgem Vasinhos Vermelhos na Pele

Estes vasinhos podem surgir em qualquer idade, porém são mais comuns nas pernas de mulheres, que tomam medicamentos hormonais, como a pílula anticoncepcional ou anel vaginal.  Além disso, estes vasinhos tornam-se mais visíveis em peles muito claras, ficando mais disfarçados quando a pele está mais bronzeada e em tons de pele de morenas, mulatas e negras. 

Como identificar 

Apensar destes pequenos vasinho poderem ser observados a olho nu pela própria pessoa, é recomendado consultar o médico angiologista para que ele possa avaliar a circulação sanguínea da região, identificar o problema e sugerir o melhor tratamento.  

Como tratar 

As telangiectasias podem ser tratadas com um médico angiologista, através da realização de uma técnica chamada de escleroterapia, também conhecida por “aplicações com espuma”. Esta técnica pode ser feita em consultório médico e recorre à utilização de agulhas e de produtos químicos para interromper o fluxo de sangue nos vasos, eliminando estes vasinhos e excluindo-os do caminho da circulação sanguínea. 

Porém, a realização desta técnica pode provocar alguns efeitos colaterais, que podem incluir o surgimento de manchas na pele, pequenas queimaduras, urticária  e dor local. Além disso, a realização deste tratamento pode também aumentar o risco de surgimento novos vasinhos ou de coágulos dentro de veias tratadas. 

Todo o tratamento pode ser complementado através da realização de dieta e exercícios físicos orientados pelo médico, assim como pode ser recomendado o uso de meias elásticas. O médico pode também um controle hormonal para prevenir o surgimento destes vasinhos, podendo ser recomendada a interrupção da pílula anticoncepcional, por exemplo.    

Mais sobre este assunto:


Carregando
...