Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Varizes na gravidez

As varizes na gravidez são um sinal normal que aparece devido ao aumento de sangue na grávida e ao efeito relaxante dos hormônios sobre as veias.

As varizes na gravidez acontecem frequentemente nas pernas, pois o peso do bebê na barriga dificulta que o sangue suba de volta para o coração. Além disso, também podem surgir nas virilhas, região íntima da mulher e no útero.

Tratamento para varizes na gravidez

O tratamento para varizes na gravidez pode ser feito com a aplicação alternada de água quente e fria sobre o local, durante o banho. Além disso, para cuidar das pernas com varizes, a grávida pode colocar um saco de gelo sobre as pernas, pois ajuda a contrair as veias e a diminuir a dor. Em alguns casos, o médico pode também indicar a utilização de meias de compressão, para prevenir o surgimento de varizes e auxiliar na circulação sanguínea. Saiba mais em Para que Servem e Quando Usar as Meias de Compressão

Normalmente as varizes na gravidez desaparecem após a gestação, no entanto, se houver danos permanentes, após a gravidez a mulher pode realizar tratamento com laser ou cirurgia para retirar as varizes.

Como evitar varizes na gravidez

Para evitar as varizes na gravidez, a grávida pode ter alguns cuidados como:

  • Não ficar de pé durante muito tempo;
  • Evitar cruzar as pernas quando está sentada;
  • Elevar as pernas enquanto dorme;
  • Massajear os pés e as pernas no final do dia;
  • Utilizar meias elásticas durante o dia.

Além disso, é importante que a mulher faça exercício físico regular para aumentar a resistência das veias e impedir que dilatem.

Sintomas de varizes na gravidez

Os sintomas que acompanham as varizes na gravidez incluem:

  • Dor nas pernas ou virilhas;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Pernas mais inchadas no final do dia.

Caso as pernas fiquem muito inchadas, vermelhas e mais quentes, a gestante deve procurar um médico angiologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado, pois pode ser uma flebite.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...