Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Varizes na gravidez: sintomas, como tratar e como evitar

As varizes na gravidez costumam aparecer mais frequentemente nos últimos 3 meses de gravidez, devido ao aumento do volume de sangue circulando no organismo, ao aumento do peso, às alterações hormonais e ao pressão do útero sobre as veias.

Nesse período, as varizes aparecem com maior frequência nas pernas, já que o peso do bebê na barriga dificulta que o sangue circule corretamente, havendo sensação de peso na perna e inchaço. Além das pernas, as varizes também podem aparecer na virilha, região íntima e no útero, no entanto essa situação é menos frequente.

Varizes na gravidez: sintomas, como tratar e como evitar

Sintomas de varizes na gravidez

Os principais sintomas de varizes na gravidez são:

  • Dor nas pernas ou virilhas;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Pernas mais inchadas no final do dia,
  • Coceira no local das varizes;
  • Alteração da sensibilidade da perna.

Caso as pernas fiquem muito inchadas, vermelhas e mais quentes, é importante que a mulher procure um médico angiologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado, pois pode ser uma flebite, que é uma situação grave que corresponde à presença de coágulo sanguíneo no interior da veia, impedindo o fluxo sanguíneo. Entenda o que é a flebite, sintomas e tratamento.

Como deve ser o tratamento

O tratamento para varizes na gravidez pode ser feito com a aplicação alternada de água quente e fria sobre o local, durante o banho. Além disso, para cuidar das pernas com varizes, a grávida pode colocar um saco de gelo sobre as pernas, pois ajuda a contrair as veias e a diminuir a dor. Em alguns casos, o médico pode também indicar a utilização de meias de compressão, para prevenir o surgimento de varizes e auxiliar na circulação sanguínea.

Normalmente as varizes na gravidez desaparecem após a gestação, no entanto, se houver danos permanentes, após a gravidez a mulher pode realizar tratamento com laser ou cirurgia para retirar as varizes. Confira as opções de tratamento para varizes.

Como evitar varizes na gravidez

As varizes na gravidez aparecem principalmente devido às alterações hormonais, no entanto é possível evitar o seu aparecimento a partir da adoção de alguns cuidados, como:

  • Não ficar de pé durante muito tempo;
  • Evitar cruzar as pernas quando está sentada;
  • Elevar as pernas enquanto dorme;
  • Massagear os pés e as pernas no final do dia;
  • Utilizar meias elásticas durante o dia.

Além disso, é importante que a mulher faça exercício físico regular sob orientação de um profissional de educação física para aumentar a resistência das veias e impedir que dilatem.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem