Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Urografia excretora

A urografia excretora é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a estrutura e funcionamento do sistema urinário, quando existe suspeita de massas renais, como tumores, cálculos ou anomalias genéticas, por exemplo.

Geralmente, a urografia excretora é feita pelo urologista, no caso do homem, ou pelo ginecologista, no caso da mulher, especialmente quando existem sintomas como sangue na urina, dor nas vias urinárias ou infecções urinárias frequentes.

A urografia excretora utiliza um contraste de iodo injetado na veia que chega ao trato urinário e facilita a sua observação através de raio-x.

Imagens de urografia excretora

Trato urinárioTrato urinário
Raio-x: urografia excretoraRaio-x: urografia excretora

Preço da urografia excretora

O preço da urografia excretora é de cerca de 450 reais, no entanto pode ser feita dentro do plano de saúde por volta dos 300 reais.

Preparo para urografia excretora

O preparo para urografia excretora deve incluir jejum de 8 horas e limpeza intestinal com laxantes orais ou enemas, de acordo com a indicação do médico.

Como é feita a urografia excretora

A urografia excretora é feita com o indivíduo deitado de barriga para cima e sem anestesia, sendo que é feito um raio-x abdominal antes do início do exame. Depois, é injetado um contraste iodado na veia que é rapidamente eliminado pela urina, permitindo observar todo o trato urinário desde os rins até à uretra. Para isso, são feitos outros raio-x, um logo após a injeção do contraste, outro 5 minutos depois e outros dois, 10 e 15 minutos mais tarde.

Além disso, o médico, dependendo do problema que está a ser estudado, pode pedir um raio-x antes e depois de esvaziar a bexiga.

Durante a urografia excretora, o paciente pode sentir calor no corpo, sabor metálico na boa, náuseas, vômitos ou alergia devido ao uso do contraste.

Riscos da urografia excretora

Os riscos da urografia excretora estão principalmente relacionados com as reações alérgicas na pele provocadas pela injeção de contraste. Assim, é recomendado beber bastante água para ajudar a eliminar rapidamente o contraste do organismo e estar atento a sintomas como coceira, urticária, dor de cabeça, tosse e nariz entupido, por exemplo.

As contraindicações da urografia excretora incluem pacientes com insuficiência renal ou com hipersensibilidade ao contraste.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...