Tomografia computadorizada: para que serve, como é feita e preparo

Atualizado em dezembro 2023

A tomografia computadorizada (TC) é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens detalhadas do interior do corpo, podendo-se observar ossos, órgãos ou outros tipos de tecidos, de forma a identificar problemas de saúde como tumores, aneurismas ou infecções, por exemplo.

Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto, durante o exame, para facilitar a visualização de certas partes do corpo, sendo importante seguir as orientações do médico relacionadas com o preparo para a tomografia com contraste.

Máquina da tomografia computadorizada
Máquina da tomografia computadorizada

Para que serve 

A tomografia computadorizada serve para:

  • Ajudar no diagnóstico de doenças musculares e ósseas;
  • Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo;
  • Determinar o tamanho de um tumor;
  • Avaliar metástase;
  • Detectar e monitorar doenças e lesões;
  • Monitorar a resposta ao tratamento de doenças.

A tomografia computadorizada permite diferenciar os diferentes tipos de tecido e, assim fornecer imagens mais detalhadas dos órgãos e que não conseguem ser bem observadas através de uma radiografia.

Apesar de ser um exame com alta sensibilidade e qualidade de imagem, a tomografia, não deve ser considerada a primeira opção de exame, pelo menos na maioria dos casos, já que expõe o corpo à radiação.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar a necessidade de realizar uma tomografia computadorizada:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Diferença entre tomografia computadorizada e ressonância magnética

Tanto a tomografia computadorizada permite diferenciar os tecidos e visualizar os órgãos de forma detalhada. No entanto, enquanto a TC usa radiação ionizante para obter as imagens, a ressonância magnética utiliza um campo magnético de alta intensidade. Entenda melhor como é feita a ressonância magnética.

Principais tipos de tomografia computadorizada

Os principais tipos de tomografias são:

  • Tomografia de crânio: indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas;
  • Tomografia de abdômen e de pelve: solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
  • Tomografia de membros superiores e inferiores: utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;
  • Tomografia de tórax: indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.

Normalmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com contraste para que haja melhor visualização das estruturas e seja possível distinguir facilmente os diferentes tipos de tecidos.

Como se preparar para a tomografia

O preparo para a tomografia computadorizada depende do objetivo do exame. Nos casos em que será feito com a administração de contraste, por exemplo, é recomendado que a pessoa fique em jejum de até 8 horas, ou de acordo com a indicação do médico, para que o contraste seja melhor absorvido e, assim, a imagem gerada ser mais nítida.

Nos casos em que será realizada uma tomografia da área digestiva, pode ser indicado o jejum de apenas 4 horas ou uso de laxantes para limpar o intestino, por exemplo.

Uma vez que as orientações para a tomografia computadorizada variam de acordo com o objetivo do exame, é importante verificar as orientações com o médico ou a clínica onde o procedimento será realizado.

No entanto, independentemente do tipo de tomografia computadorizada, é recomendado retirar qualquer objeto com metal, como sutiã, brincos ou pulseira, já que podem interferir no resultado do exame. É também importante informar ao técnico em radiologia que irá conduzir o exame se possui algum dispositivo implantado, como marcapasso, por exemplo.

Como é feito o exame

A tomografia é um procedimento simples e rápido que dura, em média, menos de 30 minutos. Para fazer esse exame, a pessoa fica deitada numa maca, devendo permanecer imóvel durante todo o exame para evitar alterações nas imagens.

Após deitar na maca, o exame é iniciado através do deslocamento da maca para o tomógrafo, que é uma espécie de túnel, podendo a maca ser deslocada para dentro e para fora do tomógrafo durante a realização do exame de acordo com o objetivo. No tomógrafo, são emitidos os raio-X, gerando as imagens no computador.

A tomografia computadorizada não dói e nem causa aflição, já que o equipamento é aberto, ao contrário da ressonância magnética.

Quando não é recomendada

A tomografia computadorizada não é recomendada para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, uma vez que é feito a partir da emissão de raios-X e com contraste, em alguns casos.

Além disso, no caso de pessoas que fazem uso do medicamento metformina, é recomendada a suspensão do medicamento para realização desse exame.

A tomografia computadorizada também não é indicada para pessoas alérgicas ou asmáticos, sendo importante discutir outras alternativas para esse exame.