Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tomografia computadorizada

A Tomografia computadorizada é um exame de raio X que gera imagens de ossos, órgãos ou outras partes do corpo, parecidas com fatias de pão, que depois são processadas pelo computador.

Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa à tomografia computadorizada, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste. O contraste é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.

Máquina da tomografia computadorizadaMáquina da tomografia computadorizada
Tomografia computadorizada do crânioTomografia computadorizada do crânio
Tomografia computadorizada do tóraxTomografia computadorizada do tórax

Para que serve a tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada serve para diagnosticar doenças musculares e ósseas, como tumores ósseos ou fraturas, identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo, por exemplo, detectar e monitorar doenças, como câncer, doenças cardíacas, nódulos pulmonares ou massas hepáticas e detectar lesões ou hemorragias internas.

Preparo para tomografia computadorizada

Antes da realização do exame, geralmente, é necessário tomar uma medicação designada pelo médico e fazer um jejum de 6 horas. Durante o exame a pessoa fica deitada numa mesa e entra numa espécie de túnel por 15 minutos, sendo que este túnel é aberto e não causa aflição.

Preço da tomografia computadorizada

O preço da tomografia computadorizada varia entre 200 a 700 reais.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...