Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dor do lado esquerdo da barriga

Atualizado em Setembro 2019

A dor no lado esquerdo da barriga é na maioria das vezes um sinal de excesso de gases ou prisão de ventre, especialmente quando não é muito forte, surge em fisgadas ou causa outros sintomas como barriga inchada, sensação de peso na barriga ou arrotos mais frequentes.

No entanto, este tipo de dor também pode indicar problemas que necessitam de tratamento, como pedra nos rins, endometriose ou diverticulite, por exemplo.

O que pode ser dor do lado esquerdo da barriga

Assim, é importante consultar um gastroenterologista ou um clínico geral quando:

  • A dor é muito intensa ou surge de repente;
  • Surgem outros sintomas como febre, sangue nas fezes, vômitos intensos ou pele amarelada;
  • Os sintomas não melhoram após 2 dias;
  • Acontece perda de peso sem causa aparente.

Raramente, a dor no lado esquerdo da barriga é sinal de infarto, mas isso pode acontecer quando existem sintomas como dor no peito que irradia para a barriga, enjoo forte, sensação de falta de ar e formigamento dos braços. Conheça os 10 principais sintomas de infarto.

1. Excesso de gases

O excesso de gases intestinais é uma causa muito frequente de dor na barriga e é mais comum em pessoas que sofrem de prisão de ventre, acontecendo porque as fezes passam muito tempo no intestino e, por isso, as bactérias têm mais tempo para fazer a fermentação e liberar gases.

No entanto, o aumento dos gases intestinais também acontece por ingestão de ar, como acontece ao falar enquanto se come, mastigar chiclete ou beber refrigerantes, por exemplo.

Outros sintomas: barriga inchada, sensação de peso na barriga, falta de apetite e arrotos frequentes.

O que fazer: tomar chá de funcho 3 vezes ao dia pois ajuda a diminuir a quantidade de gases no intestino, além de fazer massagens na barriga para empurrar os gases e permitir que sejam liberados mais facilmente. Veja aqui como fazer esta massagem.

Confira ainda como pode mudar a sua dieta para diminuir a quantidade de gases:

Como eliminar os gases intestinais

3.4 milhões visualizações

2. Diverticulite

Este é um dos principais problemas do intestino que causam dor do lado esquerdo da barriga. A diverticulite acontece quando as pequenas bolsas do intestino, conhecidas como divertículos, inflamam causando uma dor constante que não melhora

Outros sintomas: febre acima de 38ºC, perda de apetite, enjoos, barriga inchada e períodos intercalados de prisão de ventre e diarreia.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento com antibióticos e analgésicos. Além disso, deve-se ficar de repouso e preferir uma dieta líquida, inserindo lentamente os alimentos mais sólidos na alimentação. Entenda melhor como é feito o tratamento da diverticulite.

3. Má digestão

Na má digestão, a dor no lado esquerdo da barriga surge principalmente depois de comer e, embora seja mais frequente na parte superior da barriga, perto da boca do estômago, também pode acontecer na região mais inferior.

Outros sintomas: queimação na garganta, sensação de estômago cheio, enjoos, arrotos e cansaço.

O que fazer: tomar chá de boldo ou erva-doce porque facilitam a digestão e aliviam os sintomas, mas optar sempre por uma alimentação mais leve e com alimentos de fácil digestão, como pão, biscoitos sem recheio ou frutas, por exemplo. Veja mais opções para combater a má digestão.

O que pode ser dor do lado esquerdo da barriga

4. Hérnia abdominal

As hérnias abdominais são pequenos locais do abdômen onde o músculo está mais enfraquecido e, por isso, o intestino consegue formar uma pequena saliência que dói ou causa desconforto, principalmente ao fazer algum esforço como rir, tossir ou ir no banheiro, por exemplo. Muitas vezes, as hérnias são as responsáveis pela presença de dor constante na virilha, já que são mais frequentes nesta região.

Outros sintomas: presença de uma pequena saliência na barriga, vermelhidão no local, náuseas e vômitos.

O que fazer: é preciso consultar um gastroenterologista ou clínico geral para confirmar o diagnóstico e fazer o tratamento, que normalmente é feito com cirurgia para reforçar os músculos abdominais. Veja mais sobre esta cirurgia.

5. Pedra nos rins

Esta é outra causa muito comum de dor na barriga que, embora esteja muitas vezes relacionada à presença de dor no fundo das costas, também pode irradiar para a barriga, principalmente na região em volta do umbigo.

Este tipo de problema é mais comum em homens adultos, mas também pode surgir em mulheres e crianças, sendo que uma das suas principais causas é a baixa ingestão de líquidos.

Outros sintomas: dor muito intensa no fundo das costas, dor ao urinar, febre acima de 38ºC, náuseas, urina avermelhada e dificuldade para deitar.

O que fazer: geralmente é necessário ir no hospital para fazer analgésicos diretamente na veia e aliviar a dor, no entanto, pode ser necessário fazer cirurgia ou usar ultrassons para partir as pedras. No caso da pedra ter sido identificada num exame de rotina, se tiver um tamanho pequeno e não estiver causando sintomas, pode ser apenas aconselhado pelo médico esperar sua expulsão natural pelo corpo, através da urina.

Dor abdominal esquerda na mulher

Nas mulheres, existem algumas causas que podem provocar dor do lado esquerdo da barriga e que não surgem no homem. Algumas são:

1. Cólicas menstruais

As cólicas da menstruação são muito comuns nas mulheres e surgem 2 a 3 dias antes da menstruação, durando por mais 3 a 5 dias. Enquanto algumas mulheres podem não apresentar qualquer desconforto, outras podem ter dores muito fortes, que irradiam para o lado direito ou esquerdo.

Outros sintomas: mau humor, sensação de barriga inchada, irritabilidade, dor de cabeça frequente, ansiedade e acne, por exemplo.

O que fazer: a prática regular de exercício físico é uma boa forma de aliviar os sintomas da TPM, no entanto beber suco de maracujá ou fazer aromaterapia com óleo essencial de alfazema também parecem reduzir os sintomas. Além disso, o ginecologista pode ainda receitar o uso de algum anti-inflamatório não-esteroide, assim como anticoncepcionais orais combinados.

Veja mais dicas naturais para aliviar as cólicas menstruais:

Como aliviar os sintomas de TPM

92 mil visualizações

2. Cisto no ovário

Embora o cisto no ovário raramente provoque dor, existem algumas mulheres que podem sentir um ligeiro desconforto ou dor fraca constante na região dos ovários.

Outros sintomas: sensação de barriga inchada, menstruação irregular, náuseas, vômitos, aumento da sensibilidade dos seios, desconforto durante o contato íntima e dificuldade para engravidar.

O que fazer: em alguns casos os cistos podem desaparecer de forma espontânea, no entanto, é comum que seja necessário utilizar um anticoncepcional oral para regular os níveis de hormônios e aliviar os sintomas, podendo até ser aconselhada cirurgia para retirar o cisto. Entenda melhor como é feito o tratamento.

3. Endometriose

A endometriose é um problema bastante comum que pode causar dor intensa abdominal, especialmente antes e durante a menstruação. No entanto, e como pode ser confundido com as dores da TPM, em alguns casos, este problema pode acabar só sendo identificado quando a mulher não consegue engravidar, sendo uma causa de infertilidade feminina.

Outros sintomas: dor forte durante o contato íntimo, ao evacuar ou ao urinar, que também pode ser acompanhada de sangramentos irregulares e cansaço excessivo.

O que fazer: deve-se ir ao ginecologista para fazer um ultrassom pélvico e confirmar o diagnóstico. O tratamento, quando necessário, geralmente é feito com cirurgia. Veja quais as opções de tratamento para a endometriose.

4. Gravidez ectópica

Esta é uma causa frequente de dor no lado da barriga durante a gravidez, mas pode acontecer tanto do lado direito como esquerdo. A dor surge devido ao crescimento do feto dentro das trompas e pode acontecer até as primeiras 10 semanas de gestação, principalmente no caso de mulheres com fatores de risco como idade superior a 35 anos, gestação com DIU colocado ou fecundação in vitro.

Outros sintomas: sangramento vaginal, sensação de peso na vagina, dor no contato íntimo e barriga inchada.

O que fazer: se existir suspeita de gravidez ectópica é preciso ir rapidamente ao hospital para confirmar as suspeitas através de uma ecografia. Caso o diagnóstico seja confirmar, é necessário interromper a gravidez, já que o feto não pode se desenvolver fora do útero. Veja como é feito o tratamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem