Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é tromboflebite e suas causas

A tromboflebite consiste no fechamento parcial e inflamação de uma veia, causada pela formação de um coágulo, ou trombo, sanguíneo. Ela geralmente ocorre nas pernas, tornozelos ou pés, mas ela pode ocorrer em qualquer veia do organismo.

Geralmente, a tromboflebite é provocada por alterações na coagulação sanguínea, que podem surgir por defeitos na circulação, comum em pessoas com varizes, por falta de movimentação das pernas e dor corpo, além de lesões nos vasos provocadas por injeções na veia, por exemplo. Ela pode surgir de 2 formas:

  • Tromboflebite superficial: acontece em veias superficiais do corpo, respondendo bem à terapia e trazendo menos risco de vida ao paciente;
  • Tromboflebite profunda: é considerado um caso de urgência para evitar que o trombo se desloque e cause sérias complicações como embolia pulmonar, por exemplo. A tromboflebite profunda é também conhecida por trombose venosa profunda. Entenda como a trombose venosa profunda é causada e seus riscos

A tromboflebite tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo médico, incluindo medidas para diminuir a inflamação do vaso sanguíneo, como compressas de água morna, uso de medicamentos anti-inflamatórios, e em alguns casos, o uso de remédios anticoagulantes para dissolver o coágulo.

O que é tromboflebite e suas causas
O que é tromboflebite e suas causas

Como é causada

A tromboflebite surge devido a obstrução do fluxo sanguíneo devido a um coágulo, em conjunto com uma inflamação do vaso. Algumas das possíveis causas são:

  • Falta de movimentação das pernas que pode ser consequência de uma cirurgia ou longa viagem de carro, ônibus ou avião;
  • Lesão numa veia causada por injeções ou uso de um catéter para medicações na veia;
  • Varizes nas pernas;
  • Doenças que alteração a coagulação sanguínea, como trombofilia, infecções generalizadas ou câncer;
  • Gravidez, pois também é uma condição que altera a coagulação sanguínea

A tromboflebite pode surgir em qualquer região do corpo, sendo que as pernas, pés e braços são as áreas mais afetadas, pois são áreas mais expostas a pequenos ferimentos e susceptíveis à formação de varizes. Outra área que pode ser afetada é o órgão sexual masculino, pois a ereção pode causar traumatismos nos vasos sanguíneos e alterações na circulação sanguínea na região, aumentando o risco de coagulação e dando origem a uma condição chamada de tromboflebite da veia dorsal superficial do pênis.

Principais sintomas

A tromboflebite superficial provoca inchaço e vermelhidão na veia afetada, com dor à palpação do local. Quando atinge regiões mais profundas, é comum haver dor, inchaço e sensação de peso do membro afetado, que na maioria das vezes são as pernas.

Para confirmar a tromboflebite, além da avaliação clínica, é necessária a realização de um ultrassom doppler dos vasos sanguíneos, que demonstram a presença do coágulo e da interrupção do fluxo de sangue.

Como tratar

 O tratamento para tromboflebite também varia conforme o tipo de doença apresentado. Assim, o tratamento da tromboflebite superficial consiste no uso de compressas de água morna, elevação do membro afetado para facilitar a drenagem linfática e uso de meias de compressão elástica. 

Já o tratamento da tromboflebite profunda é feito com repouso e uso de medicamentos anticoagulantes, como heparina ou outro anticoagulante oral, como forma de dissolver o trombo e evitar que atinja outros locais do corpo. Para entender mais detalhes sobre formas de curar a tromboflebite, confira o tratamento para tromboflebite

Mais sobre este assunto:


Carregando
...