Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Opções de cirurgia para varizes

A cirurgia para varizes é utilizada quando outras formas de tratamento não-invasivo, como dieta ou uso de meias compressivas, por exemplo, não conseguiram eliminar ou disfarçar as varizes.

Existem vários tipos de cirurgia para retirar varizes das pernas, no entanto, nehnhum é definitivo, sendo que as varizes podem voltar a aparecer, especialmente se não existirem cuidados para controlar o peso, como alimentação equilibrada ou prática regular de exercício físico.

5 Opções de cirurgia para varizes

Assim, os tipos mais comuns de cirurgia para varizes são:

1. Injeção de espuma

Nesta técnica, também conhecida como escleroterapia com espuma, o médico injeta uma espuma especial diretamente nas veias dilatadas que estão provocando as varizes. Esta espuma leva ao desenvolvimento de cicatrizes nas paredes da veia, fazendo com que feche e impedindo que o sangue continue circulando por aquele vaso.

Na injeção é utilizada uma agulha muito fina e, por isso, este tipo de tratamento normalmente não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele. Saiba mais sobre como é feito este tipo de cirurgia.

  • Preço: o valor da injeção de espuma nas varizes é de aproximadamente 200 reais por sessão e, por isso, o preço total pode variar de acordo com o local a tratar e o número de sessões necessárias.

2. Cirurgia a laser

A cirurgia laser é indicada para tratar vasinhos ou varizes pequenas, e é feita com a luz de um laser aplicada diretamente sobre o vaso da variz. Esta luz provoca calor dentro do vaso. eliminando-o lentamente até que desapareça completamente.

  • Preço: é de aproximadamente 300 reais por sessão de tratamento, sendo que podem ser necessárias várias sessões para eliminar todas as varizes das pernas.

3. Radiofrequência

Este tipo de cirurgia funciona de forma muito semelhante à cirurgia laser, pois utiliza calor dentro do vaso para fechar a variz. Para fazer isso, o medico insere um pequeno cateter no interior da veia a tratar e, depois, utilizando radiofrequência, aquece a ponta, deixando-a quente o suficiente para levar o vaso a fechar.

  • Preço: normalmente o valor é de 250 reais por sessão, mas podem ser necessárias até 10 sessões, dependendo da quantidade de varizes.
5 Opções de cirurgia para varizes

4. Microcirurgia de varizes

A microcirurgia de varizes, também conhecida como flebectomia ambulatória, é feita no consultório do cirurgião vascular com anestesia local. Nesta cirurgia, o médico faz pequenos cortes sobre as varizes e remove os vasos que estão provocando as varizes mais superficiais.

Embora se possa voltar a casa no mesmo dia da cirurgia, é recomendado ficar de repouso até 7 dias para permitir que os cortes cicatrizem corretamente. Esta cirurgia permite remover varizes de tamnho pequeno e médio.

  • Preço: cerca de 1000 reais, podendo variar de acordo com o médico e clínica selecionados.

5. Remoção da veia safena

Esta operação também é conhecida como cirurgia tradicional e é utilizada no caso de varizes mais profundas ou grandes. Nestes casos, o médico faz um corte na perna e remove toda a veia safena, que não está funcionando corretamente. Assim, o sangue continua circulando por outras veias sem levar ao aumento da pressão por não conseguir passar pela safena.

A diminuição da pressão dentro dos vasos das pernas reduz o volume das varizes e evita a formação de novas, resolvendo problemas com varizes muito grandes e vasinhos, por exemplo.

  • Preço: dependendo da complexidade da cirurgia, o valor pode variar entre os 1000 e os 2500 reais.

Como é o pós-operatório

O pós operatório da cirurgia de varizes depende do tipo de cirurgia e, por isso, deve ser sempre indicada pelo médico. No entanto, quando existe corte da pele é recomendado fazer repouso entre 2 dias a 7 dias, sendo permitido movimentar apenas para andar dentro de casa. No período de recuperação é também indicado utilizar meias elásticas, durante o dia, até um período de 6 meses.

Após a primeira semana de recuperação é possível iniciar pequenos passeios fora de casa, podendo-se retomar as atividades de rotina por volta das 2 semanas. Porém deve-se evitar levantar pesos e expôr as pernas ao sol nos primeiros 2 meses.

Outras atividades,como a academia e aulas de step, devem ser iniciadas aos poucos e depois do 1º mês de recuperação, sob a orientação e supervisão do cardiologista ou cirurgião vascular.

Possíveis complicações da cirurgia de varizes

As complicações que uma cirurgia de varizes pode trazer incluem: 

  • Infecção das veias;
  • Hemorragia;
  • Hematoma nas pernas;
  • Dor nas pernas;
  • Lesão dos nervos da perna.

Estas complicações da cirurgia de varizes têm vindo a desaparecer, devido ao desenvolvimento das técnicas e, normalmente, podem ser evitadas se os pacientes cumprirem as recomendações de recuperação.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...