Unha inflamada: Como cuidar e Remédios

agosto 2022

A unha inflamada acontece devido a uma infecção na pele ao redor da unha, que pode ser causada por uma unha encravada, por ferimentos ao retirar cutículas ou por pancadas. A unha inflamada causa sintomas como dor, vermelhidão intensa, e até pus, nos casos mais graves. 

Além disso, a inflamação da unha também pode ser causada pelo contato frequente das mãos ou pés com produtos químicos e/ou detergentes irritantes, podendo afetar várias unhas ao mesmo tempo. 

Quando se tem uma unha inflamada é importante consultar um dermatologista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento apropriado, que pode envolver o uso de pomadas contendo anti-inflamatórios e antibióticos. 

Remédio para unha inflamada

A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedem que a infecção e a inflamação se agravem. Assim, algumas pomadas com antibióticos como neomicina e bacitracina (Nebacetin ou Nebacimed, por exemplo) podem ser indicadas.

Em alguns casos, o médico também pode indicar cremes ou pomadas com corticoide, um tipo de anti-inflamatório forte, que ajuda a reduzir o inchaço e a dor. Exemplos de pomadas com corticoide na composição são o Berlison e o Cortigen, por exemplo. 

No entanto, caso os sintomas piorem levando a aumento da área de vermelhidão e inchaço para além do entorno da unha, isso pode indicar uma infecção mais grave, podendo ser necessário o uso de antibióticos orais, como cefalexina ou clindamicina.

Além disso, nos casos em que a inflamação dura mais de 6 semanas, medicamentos antifúngicos orais ou na forma de pomada, como itraconazol e terbinafina, também podem ser indicados no tratamento da unha inflamada.

Independente da gravidade e da duração, o tratamento da unha inflamada com medicamentos, orais ou na forma de pomadas, deve sempre ser orientado por um médico. 

Tratamento para unha encravada com pus

O tratamento da unha encravada com pus geralmente requer cirurgia. No entanto, quando existe um abscesso, uma cavidade dentro da pele contendo pus, geralmente também é indicada a sua drenagem, em que é feita a remoção do pus e limpeza do local. Além disso, após a drenagem do pus normalmente é indicada a aplicação de compressas mornas, antibióticos e corticoides na forma de pomadas para completar o tratamento.

Cuidados para evitar a unha inflamada

É possível evitar a unha inflamada por meio de medidas como:

  • Evitar cortar as unhas muito arredondadas ou curtas;
  • Usar apenas meias limpas; 
  • Evitar remover as cutículas;
  • Não morder as unhas ou levar os dedos à boca;
  • Evitar o uso de calçados apertados e de bico fino;
  • Aplicar hidratante nas mãos após a sua lavagem ou nos pés após o banho;
  • Evitar contato direto das mãos com produtos químicos ou detergentes;
  • Ao usar luvas de borracha preferir aquelas com forros de algodão.

Outras medidas como manter um bom controle da glicose, em caso de diabetes, por meio do tratamento apropriado e evitar que as unhas encravem, também podem ajudar a prevenir a unha inflamada. Saiba o que fazer para evitar a unha encravada.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Ingrown Toenails. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK546697/>. Acesso em 11 ago 2022
  • LEGGIT, Jeff C. Acute and Chronic Paronychia. Am Fam Physician. Vol.96, n.1. 44-51, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • STATPEARLS. Paronychia. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544307/>. Acesso em 11 ago 2022
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.