Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda porque treinar no frio queima mais calorias

Treinar no frio aumenta a quantidade de calorias queimadas durante o exercício, especialmente porque o organismo precisa aumentar sua taxa de metabolismo para manter o corpo quente. De fato, o surgimento de tremores no frio pode aumentar até 5 vezes o gasto de energia pelo corpo, contribuindo para um gasto extra de calorias.

Além disso, o tempo frio também ajuda a treinar com mais intensidade e a manter o exercício por mais tempo, pois o corpo não atinge uma temperatura tão elevada como no verão, por exemplo, e, por isso, o cansaço surge mais lentamente, permitindo que se queime calorias por mais tempo.

No entanto, o tempo frio também pode levar a um aumento do peso, mas isso está relacionado com o tipo de alimentos ingeridos, que normalmente contêm maior quantidade de gorduras e carboidratos, que ajudam o corpo a manter-se quente, não estando relacionado com o número de calorias gastas durante o exercício.

Entenda porque treinar no frio queima mais calorias

Como aumentar a queima de calorias

Embora treinar no frio ajude a queimar algumas calorias extra, geralmente, esse número não é o suficiente para provocar uma diferença acentuada no processo de emagrecimento.

Assim, para potenciar a perda de peso no frio é importante ajudar o corpo a ativar a queima de gordura marrom, o tipo de gordura que ajuda o corpo a manter-se quente e que pode aumentar entre 400 a 500 calorias o total de calorias gastas durante o exercício. Para isso, antes de iniciar o treino deve-se:

  • Pular à corda o mais rápido possível por 1 minuto;
  • Descansar por 30 segundos;
  • Repetir os dois passos anteriores por 10 a 20 minutos.

Além disso, é recomendado evitar fazer uma alimentação com muitos alimentos gordurosos ou com muitos carboidratos que é mais comum no inverno, pois ajuda o corpo a ter energia para aquecer. Veja um exemplo de cardápio de dieta para emagrecer rápido e com saúde.

5 benefícios de treinar no frio

Além de poder ajudar a emagrecer, treinar no inverno também traz outros benefícios para a saúde como:

1. Fortalece o sistema imune

A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou resfriado.

Além disso, ao treinar no exterior, também se evitam os locais com muita gente, como academias ou centros de esportes, reduzindo as chances de pegar um vírus ou bactéria.

2. Previne doenças cardíacas

Ao treinar no frio, o coração precisa bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo, dessa forma existe um aumento na circulaçaõ sanguíena que ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até infarto.

3. Melhora o funcionamneto do pulmão

Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura, no entanto, esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.

4. Aumenta a resistência

Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório. No entanto, esse aumento no esforço é bom para aumentar a dureza e resistência do corpo, desde que não seja em excesso, criando muito desgaste.

5. Deixa a pele e os cabelos mais bonitos

Uma das formas mais naturais de manter a pele bonita consiste em utilizar água fria, pois isso ajuda a fechar os poros, evitando o surgimento de cravos e oleosidade excessiva. Treinar num ambiente frio tem o mesmo efeito pois ajuda a fechar os poros depois do treino.

Além disso, o frio também traz benefícios para os fios de cabelo, pois ajuda a melhorar a saúde dos folículos capilares e a aumentar a sua capacidade para se manter no couro cabeludo, impedindo a queda excessiva.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...