Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda porque treinar no frio queima mais calorias

O treino no frio promove maior gasto de energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal e, por isso, pode aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício devido ao aumento da taxa metabólica para manter o corpo aquecido. No entanto, para que isso aconteça, é importante que o treino seja feito com mais intensidade para que o corpo atinja a temperatura ideal e seja possível gastar mais calorias por mais tempo.

Apesar de favorecer o gasto de calorias, o tempo frio também pode levar ao aumento do peso, isso porque os músculos ficam mais contraídos e há maior dificuldade de movimentação, podendo haver preguiça para realizar atividade física, e também devido ao aumento do consumo de alimentos com maior quantidade de gordura e carboidratos que ajudam a manter o corpo quente.

Mesmo que o gasto calórico seja mais elevado no inverno, é importante que a atividade física também seja praticada no verão com a mesma regularidade, pois assim é possível manter a saúde e o bem-estar.

Entenda porque treinar no frio queima mais calorias

Como aumentar a queima de calorias

Embora treinar no frio ajude a queimar algumas calorias extra, geralmente, esse número não é o suficiente para provocar uma diferença acentuada no processo de emagrecimento.

Assim, para potencializar a perda de peso no frio é importante ajudar o corpo a ativar a queima da gordura que ajuda a manter o corpo quente. Para isso, antes de iniciar o treino deve-se:

  • Pular corda o mais rápido possível por 1 minuto;
  • Descansar por 30 segundos;
  • Repetir os dois passos anteriores por 10 a 20 minutos.

Dessa forma, é possível aquecer mais rapidamente os músculos e aumentar a taxa metabólica, deixando o corpo preparado para a realização do treino. Além disso, é recomendado evitar fazer uma alimentação com muitos alimentos gordurosos ou com muitos carboidratos que é mais comum no inverno, pois ajuda o corpo a ter energia para aquecer. Veja um exemplo de cardápio de dieta para emagrecer rápido e com saúde.

5 benefícios de treinar no frio

Além de poder ajudar a emagrecer, treinar no inverno também traz outros benefícios para a saúde como:

1. Fortalece o sistema imune

A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou resfriado.

Além disso, ao treinar no exterior, também se evitam os locais com muita gente, como academias ou centros de esportes, reduzindo as chances de pegar um vírus ou bactéria.

2. Previne doenças cardíacas

Ao treinar no frio, o coração precisa bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo, dessa forma existe um aumento na circulação sanguínea que ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até infarto.

3. Melhora o funcionamento do pulmão

Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura, no entanto, esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.

4. Aumenta a resistência

Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório. No entanto, esse aumento no esforço é bom para aumentar a dureza e resistência do corpo, desde que não seja em excesso, criando muito desgaste.

5. Deixa a pele e os cabelos mais bonitos

Uma das formas mais naturais de manter a pele bonita consiste em utilizar água fria, pois isso ajuda a fechar os poros, evitando o surgimento de cravos e oleosidade excessiva. Treinar num ambiente frio tem o mesmo efeito pois ajuda a fechar os poros depois do treino.

Além disso, o frio também traz benefícios para os fios de cabelo, pois ajuda a melhorar a saúde dos folículos capilares e a aumentar a sua capacidade para se manter no couro cabeludo, impedindo a queda excessiva.

Bibliografia >

  • WOMAN'S HEALTH BRASIL. 7 coisas que você precisa saber antes de sair para treinar no frio. Disponível em: <http://womenshealthbrasil.com.br/treinar-no-inverno/>. Acesso em 09 Jul 2019
  • RIBEIRO, Basil. Actividade física em ambiente frio. Revista de Medicina Desportiva. Vol 6. 1 ed; 14-16, 2010
  • AQUA DOME. A prática de exercício físico no inverno: dicas par treinar em segurança. Disponível em: <http://www.aquadome.com.pt/download/art_ex_inverno_aqd.compressed.pdf>. Acesso em 09 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem